Mona de Páscoa valenciana

Links patrocinados

Preparação: 30 minutos
Repouso: 4 horas
cozinhou: 15 minutos
pronto em: 4 horas e 45 minutos

Uma das receitas mais populares do Feriado da Páscoa É sem dúvida o macaco da Páscoa. Este pão doce ou queimado, tem como ingrediente característico, o ovo e está intimamente ligado às nossas tradições.

Links patrocinados

Do lado religioso, os padrinhos devem presentear o afilhado com um macaco que contenha tantos ovos quanto a idade da criança, levando no máximo 12. Outros significados de colocar um ovo correspondem à chegada da estação mais próxima, a primavera.

Tendo como base o bolo mais tradicional da Páscoa, que é aquele com ovo por cima, podemos encontrar também outras variantes, como cobertura de chocolate, bolas doces e frutas cristalizadas e recheios diversos, natas, natas ou chocolate.

Não há limites quando se trata de criar um macaco em casa, com estes ingredientes é uma questão de experimentar e deixar-se levar. Este é o momento ideal para você e sua família aproveitarem essas férias e botarem a mão na massa para desenhar o doce mais atrativo, aproveitem e Feliz Páscoa!

Receita de mona de Páscoa valenciana

Ingredientes para fazer mona de Páscoa valenciana

Com estas quantidades teremos para 2 macacos e 1 pão queimado:

  • 315 gr de farinha de força
  • 2 ovos cozidos
  • 2 ovos e 1 gema
  • 50 gramas de açúcar
  • 75 ml de água
  • 8 gr de fermento fresco
  • 25 ml de óleo de girassol
  • 1 g de sal
  • macarrão colorido ou anisetes

Você pode ferver ovos pintar com corante alimentício para que os bolos de Páscoa sejam muito mais originais.

Para isso, teremos que colocar água fervente em um recipiente junto com um pouco do corante da cor escolhida e submergir o ovo cozido por alguns segundos. Depois tiramos e deixamos em papel de cozinha até secar.

Como preparar a massa para fazer bolos de Páscoa

  1. Começamos colocando um ovo e uma gemaele açúcarele água e ele óleo de girassol em uma tigela ou na batedeira, se tivermos.
  2. Misture bem até que esses ingredientes estejam bem integrados e acrescente o farinha e a sal.
  3. Continuamos misturando por 15-18 minutos até formar uma massa compacta. A princípio terá uma consistência bem pegajosa, mas conforme for amassando vai ficando mais maleável. Evite adicionar mais farinha em todos os momentos.
  4. Nós desmoronamos o fermento fresco e integramos enquanto continuamos a amassar por mais 4-5 minutos.
  5. Untamos as mãos e a superfície de trabalho com um pouco de óleo, retiramos a massa do recipiente e amassamos alguns minutos. Agora temos pronto massa para fazer bolos de Páscoa.

Como preparar monas de Páscoa valencianas e pão queimado

  1. Divida a massa em 3 partes mais ou menos iguais, para isso podemos usar o peso de cozinha. Nesse caso, consegui 540 gr de massa e resolvi fazer dois queques individuais de 150 gr cada e um pão queimado de 240gr.
  2. Para fazer o pão queimado, basta arredondar a porção de massa, formar uma bola e deixar no tabuleiro do forno, que primeiro teremos coberto com papel vegetal.
  3. Pegamos uma pitada de massa de uma porção e formamos dois palitos. Com o resto fazemos uma bola, achatamos ligeiramente com a mão e fazemos um buraco no centro, como se fosse um donut.
  4. Apresentamos um dos ovos cozidos e cobrimos com os pauzinhos formando uma cruz, como podem ver na fotografia abaixo. Colocamos o macaco no tabuleiro do forno e mantendo sempre uma separação considerável.
  5. Para o segundo macaco, fazemos um rolo de cerca de 30 cm com a porção de massa que nos resta, enrolamos um ovo cozido com ele e com a parte do rolo que sobrou formamos algo parecido com um pescoço de cisne. Colocamos o macaco na assadeira.

refeições espanholas fáceis

Monas de Páscoa levantadas e assadas

  1. Colocamos a assadeira no forno com o forno desligado e deixamos por 4-5 horas, tempo necessário para a massa crescer e dobrar de volume.
  2. Decorrido o tempo indicado, retiramos o tabuleiro e pré-aquecemos o forno a 185º C com calor em cima e em baixo.
  3. Enquanto isso, batemos um ovo e nós escovamos nossos macacos da Páscoa com a ajuda de um pincel de cozinha e com muito cuidado para que não esvaziem.
  4. nos macacos polvilhe macarrão colorido ou anisetes e sobre o pão queimado polvilhamos açúcar por cima.
  5. Quando o forno aquece, introduzimos o tabuleiro e cozemos os bolos de Páscoa durante 11-12 minutos até vermos que ficam dourados. Você já sabe que cada forno é diferente e o tempo pode variar, então você terá que controlar bem os últimos minutos.
  6. Retire a assadeira do forno e transfira os macacos para uma gradeonde os deixaremos até que esfriem completamente.
  7. Agora podemos desfrutar destes deliciosos bolos de Páscoa valencianos. Bom proveito!!

Preparação dos bolos de Páscoa valencianos.
Bolos de Páscoa passo a passo.

Outras receitas de bolo de Páscoa que recomendo

Tradicional Mona de Pascua, é um pão de forma individual, semelhante ao Alicante toñas, que se coze no forno, de forma circular e no centro tem um ovo cozido e açúcar polvilhado por cima.

Mona de Pascua de chocolate, consiste num bolo recheado com calda e chocolate e coberto com fondant, com motivos de Páscoa de chocolate. Muito divertido e especial para as crianças!

Mona de Pascua de gema, com base num pão de ló, o interior é recheado com creme de gema e amêndoas torradas que enfeitam o exterior juntamente com uns ovos de chocolate e laranja cristalizada, espetacular!

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0