bolinhos fritos

Links patrocinados

Gostamos sempre de um doce e em pleno outono, já que fica mais apetitoso com a chegada dos dias frios, agora tem oportunidade de preparar esta deliciosa receita, bolinhos fritosumas bolinhas açucaradas que vão te emocionar.

Links patrocinados

Embora suas origens sejam judaicas, como boa parte da gastronomia na Espanha, são tradicionais em Madri para a Semana Santa e Todos os Santos, indiscutivelmente tão viciantes quanto os tradicionais churros. Embora noutras regiões também sejam confecionadas fora destas datas, tanto ao pequeno-almoço como ao lanche.

O nome de vento é dado a eles, porque dobrar de volume quando frito e eles incham, parece que eles crescem. Isso permite que sejam recheados com diferentes ingredientes, como chocolate, creme ou chantilly, entre outros.

Essas bolinhas são feitas artesanalmente com poucos ingredientes, farinha de trigo, manteiga, água e ovos, depois são fritas para servir sozinhas ou com o recheio que cada um quiser, se agora tiver tempo é a hora de fazer, vamos começar com a receita?

receita de bolinhos de vento

informação da receita

Quantia: 25-30 porções
Calorias por porção (kcal): 224
Tempo de preparação: 25 minutos
Tempo de cozimento: 20 minutos
Tempo total: 45 minutos
Tipo de cozinha: Espanhol
Categoria: Sobremesa

Ingredientes necessários

Com estas quantidades teremos para 25 porções:

  • 75gr de farinha de trigo
  • 125 ml de água
  • 2 ovos
  • Casca de limão
  • 2 estrelas de anis
  • 50 gr de manteiga ou banha
  • 1 colher de açúcar
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • Óleo de girassol
  • 1⁄2 colher de chá de sal

Preparação

Coloque a água em uma panela e aqueça em fogo médio, acrescente o sal, a manteiga, a casca de limão e o anis. Deixamos dissolver a manteiga e o restante dos ingredientes e retiramos com uma espátula.

Retire a casca de limão e o anis, baixe o lume e adicione a farinha de uma só vez junto com o fermento. Mexa continuamente até que a massa se desgrude das paredes e retire do fogo para esfriar, por cerca de 15 minutos.

Em seguida, adicionamos um ovo à massa, mexemos para integrá-lo, adicionamos metade do outro ovo que teremos batido e verificamos depois de misturar. a massa tem uma consistência firme mas que cai quando pego com a colher. Caso contrário, adicionaremos o restante do ovo.

Aqueça bastante óleo de girassol em uma panela funda e enquanto fazemos as bolinhas entre duas colheres de café umedecidas em água vamos fazendo a forma. Se quisermos deixá-los mais perfeitos, transferimos a massa para um saco de confeitar e retiramos porções de cerca de 3 cm, molhamos as mãos em água fria para pegá-los e transferimos diretamente para a panela com o óleo bem quente.

Nós os deixamos dourar e o viramos com a paleta para que sejam feitos de todos os lados. Levamos para um prato coberto com açúcar e cobrimos. Terminamos de fritar todas as bolas e podemos experimentá-las depois de frias ou recheá-las ao nosso gosto.


Vista dos bolinhos de vento
Fritos.

Dicas para fazer bolinhos de vento perfeitos

O próximo não é adicionado até que a massa absorva bem o ovo, assim saberemos quantos precisamos para a receita.

O formato redondo às vezes é um pouco difícil, pois ao fritar eles se expandem e ganham volume, não se preocupe porque eles sempre ficam redondos.

Certifique-se de que o óleo não esteja muito quente nem morno, isso afetará o resultado. Se não deixar quente, as bolinhas irão para o fundo e se esquentar demais formará uma crosta dura por fora, impedindo que aumentem de volume na panela. Controle a temperatura testando a princípio apenas com alguns.

Com o que acompanhar os bolinhos de vento

Para acompanhar as pataniscas podemos preparar um café ou um vinho doce consoante o momento. Se quiser recheá-los, depois de revestidos com açúcar, fazemos um buraquinho com o bico especial para confeitar ou se não tiver com uma tesoura ou uma faca fina. E assim que tiver o saco de confeitar recheado com chocolate, creme ou creme, recheamos até ver que o interior está completo e pronto para saborear!


refeições espanholas fáceis

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0