O fricandó ou fricandeau em francês é um ensopado de carne que tradicionalmente pertence à cozinha européia, que é preparada de maneiras diferentes dependendo de cada país ou localidade.
Hoje vamos focar no fricandó catalãoque é feito com filetes finos de vitela e cogumelos, que podem ser moixernons ou perrochicos, senderuelas, chanterelles ou outros tipos.
É um ensopado de carne geralmente cozido no dia anterior e geralmente é reaquecido no dia seguinte, pouco antes da hora de consumi-lo. Assim, os ingredientes assentam e ficam muito mais saborosos, enquanto a carne ganha uma suculência que praticamente derrete na boca.
Receita de fricandou de vitela
informação da receita
- rações: 6 pessoas
- Calorias por porção (kcal): 110
- Tempo de preparação: 20 minutos
- tempo de cozimento: 1 hora e 15 minutos
- tempo total: 1 hora e 35 minutos
- tipo de cozinha: Espanhol
- Categoria: Carnes
Ingredientes necessários
- 1kg de bifes finos
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 1 pacote de senderuelas ou moixernons
- 200 ml de vinho branco seco
- Caldo de carne ou frango
- 2 colheres de chá de extrato de tomate concentrado
- Farinha
- 1 folha de louro
- salsa fresca picada
- Pimenta
- Azeite virgem extra
- sal
Preparação
Começamos enchendo uma tigela com água friaadicionamos o cogumelos e deixe de molho por 2 horas, após enxaguar, deixe escorrer e reserve.
Tomamos os filés finos de vitela, os mais indicados para esta receita, são os conhecidos como canhão da paleta ou lombo de açougueiro. Localizado na parte superior da espádua do animal, é um corte que confere um sabor delicioso à carne. Nós os colocamos na mesa de trabalho e nós apimentamos em ambos os lados.
Em um prato, coloque o farinha e enfarinhe os filés dos dois lados, retire o excesso de farinha. Leve ao fogo uma caçarola de barro ou inox, acrescente o óleo e frite levemente os filés de carne em ambos os lados e, em seguida, retire e reserve.
Descasque, corte e pique os alho e as cebola, fritamos na caçarola com o azeite que sobrou da carne, mexendo sempre. Quando a cebola começar a amolecer, adicione uma colher de sopa de farinha e deixe tomar cor. Nós adicionamos o vinho branco juntamente com a folha de louro e reduza até engrossar.
Coloque a carne de volta na caçarola e despeje o caldo até cobrir a carne, junte o extrato de tomate e deixe cozinhar, com a panela tampada, por cerca de uma hora, até a carne ficar macia. Se percebermos que é necessário mais caldo durante o cozimento, adicionamos.
Quando faltarem aproximadamente 15 minutos para terminar o cozimento, adicione o cogumelos reservado e um punhado de salsinha picada.
Nós tentamos sal e se necessário rectificamos, antes de servir retiramos o louro e já podemos experimentar este fabuloso guisado!

Truques para um fricandou de carne perfeito
Ao fritar a carne, lembre-se de não deixar o fogo muito alto, pois isso sujará o óleo e os filés ficarão secos. Se você colocar o fogo em potência média e dourar apenas, esse óleo será usado para fazer o refogado de legumes e o ensopado ganhará sabor.
Como já mencionei no início da receita, o fricandó ganha muito se fizermos de véspera. Isso acontece com quase todos os ensopados e caçarolas, pois o molho ganha muito sabor e fica delicioso.
Com o que acompanhar o fricandó de carne
O melhor acompanhamento para este guisado são umas deliciosas batatas assadas ou fritas, esta receita seria perfeita, Batatas assadas com alho e cebola. O arroz branco é outra alternativa, uma boa guarnição que vai cair muito bem, completa o prato e o sabor do molho é absorvido, ótimo!
E claro, não esqueça de colocar umas fatias de pão, pois o molho é feito de pão e molho. Se você também colocar na mesa um bom vinho tinto de Rioja ou Ribera del Duero, poderá transformar esta refeição em um espetáculo e tanto.
