Adoro a culinária árabe, principalmente carnes cozidas lentamente em tajines. Um modo de preparo que garante carnes super macias e suculentas, que junto com os temperos comumente usados nesse tipo de culinária, tornam esses pratos tremendamente deliciosos.
Nesta ocasião, quero mostrar-vos como se prepara um dos pratos de carne mais populares da cozinha marroquina, um tajine de carne com ras el hanoutuma especiaria nativa de Marrocos e que mais tarde se espalhou por toda a área do Magreb.
Esta especiaria é uma mistura de pimenta preta, cardamomo, cominho, noz-moscada, páprica doce e picante e gengibre. Com ela, conseguem-se aqueles sabores exóticos tão característicos com um toque picante da comida árabe.
Se você não encontrar esse tempero, pode obtê-lo neste link: Onena Ras el Hanout por um preço bastante acessível. Para mim é um dos principais ingredientes desta receita, pois sem ela o nosso prato perderá toda a sua essência.
Receita de ensopado de carne marroquina
informação da receita
- Porções: 4 pessoas
- Calorias por porção (kcal): 296
- Tempo de preparação: 10 minutos
- Tempo de cozimento: 2 horas e 40 minutos
- Tempo total: 2 horas e 50 minutos
- Tipo de cozinha: marroquino
- Categoria: ensopados
Ingredientes necessários
- 1,2 kg de carne bovina (pernil ou morcela)
- 2 cebolas
- 8 cenouras
- 700 ml de caldo de carne ou legumes
- 2 colheres de chá de Ras el hanout
- Pimenta preta da terra
- Azeite de oliva
- Sal
Preparação
A primeira coisa que faremos é corte a carne em cubos tamanho médio ou mordida. Você também pode encontrar a carne já cortada em bandejas em supermercados, ou ainda podemos encomendá-la em nosso açougue de confiança.
Nós descascamos, corte a cebola em juliana e reserve em um recipiente. Numa tagine, aqueça cinco colheres de azeite em lume médio-alto e quando aquecer, junte os pedaços de carne, que frite por 4-5 minutos até dourar levemente de todos os lados.
Retire a carne escorrendo-a e reserve-a num prato para mais tarde. Reduza o fogo para médio e no mesmo óleo, refogue a cebola por 5 minutos até murchar.
Adicione duas colheres de chá de Ras el hanout, misture bem e despejamos o caldo de carne ou legumes, incorporamos novamente os pedaços de carne que havíamos reservado, temperamos a nosso gosto e mexemos para que todos os ingredientes fiquem integrados. Cubra o tagine com a tampa e cozinhe em fogo baixo por 2 horasMexendo de vez em quando.
Decorrido o tempo indicado, juntamos as cenouras, que teremos descascado e cortado em palitos. Cubra o tagine novamente e cozinhe por mais 30 minutos em fogo baixo.
Agora temos nosso tagine de carne pronto, só faltará retificar o ponto de sal se necessário, retire do fogo e sirva imediatamente à mesa. Bom proveito!!

Comentários e sugestões
Se você não gosta de picante, reduza a quantidade de ras el hanout, pois essa mistura de especiarias costuma ter um toque picante entre seus ingredientes.
Eu tive o suficiente para fazer esta receita com um par de colheres de chá. A carne e o molho me deixaram com um leve sabor picante, mas com toda a essência e aroma da culinária árabe.
E para acompanhar um tajine de carnenada melhor que o cuscuz com legumes, desta forma facilmente o transformaremos num prato muito completo, especialmente indicado para almoço ou jantar.
O que é um Tagine ou Tajine
O tagine ou tagine é um recipiente que É usado para cozinhar um número infinito de receitas marroquinas e que geralmente é de grande diâmetro e pouco fundo, que é feito de barro cozido e com tampa cônica para reter o vapor produzido durante o cozimento, evitando assim que a carne resseque.
Hoje você pode encontrar tajines com base de metal para que sejam adequados para vitrocerâmicas e fogões de indução, é o caso do que uso em casa e que podem encontrar neste link: Tajín Cuisy por indução. Posso assegurar-vos que este tipo de receitas de tajine eles são realmente espetaculares.
Outras receitas marroquinas que você pode gostar
Uma receita bastante boa é o tagine de fígado de vitela, outro prato muito saboroso, que, acompanhado de cuscuz ou salada, pode se tornar uma opção completa para servir à mesa.
Talvez uma das receitas mais populares da culinária marroquina seja o tajine de cordeiro. Com uma preparação bastante simples e utilizando algumas especiarias, consegue-se um resultado muito saboroso.
E para finalizar com minhas recomendações de hoje, não poderia faltar uma das preparações mais populares do Oriente Médio, estou falando exatamente do falafel, uma espécie de croquete de grão-de-bico em forma de panqueca que se espalhou por boa parte do Ocidente.
