Quando falamos em receitas de sopas, podemos deixar claro que existe uma grande variedade delas. Podemos praticamente preparar uma boa sopa com poucos ingredientes, e o melhor é que podemos fazer com o que tivermos em casa.
Hoje vamos preparar uma sopa de legumes, cuja particularidade é que entre os seus ingredientes tem algum pequenas almôndegasque conferem a este prato um sabor delicioso.
informação da receita
- Porções: 4 pessoas
- Calorias por porção (kcal): 266
- Tempo de preparação: 10 minutos
- Tempo de cozimento: 30 minutos
- Tempo total: 40 minutos
- Tipo de cozinha: Internacional
- Categoria: sopas
Ingredientes para fazer sopa de carne moída
- 350 gr de carne picada mista (porco e vaca)
- 1 batata
- 1 tomate
- 1 raminho de aipo
- 1 pimenta verde
- 1 pimentão vermelho
- 1 alho-poró
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1,5 litros de água
- Pimenta
- Sal
Preparação de sopa de legumes com almôndegas
Primeiro vamos preparar as almôndegas. Para isso, misturamos a carne picada em um recipiente com uma pitada de sal e uma pitada de pimenta.
Amasse com um garfo, mexendo tudo bem para que os ingredientes se incorporem até obter uma mistura homogênea.
Faremos bolinhas de aproximadamente 3 cm de diâmetro com as mãos e reservaremos todas em um prato até terminar toda a carne picada.
Aquecemos a água em uma panela em fogo médio e enquanto esquenta vamos preparando os legumes.
Descasque e pique finamente tanto a cebola como o tomate, a batata e os dentes de alho.
Corte o pimento verde, o pimento vermelho, o alho francês e o talo de aipo em pedaços pequenos.
Quando a água começar a ferver, juntamos primeiro a cebola, os dentes de alho, os pimentos (verde e vermelho), o aipo e uma pitada de sal.
Cozinhe os legumes por 10 minutos em fogo médio e acrescente o tomate, o alho-poró e a batata.
Cozinhamos mais 15 minutos com a caçarola tapada e passado esse tempo juntamos as almôndegas que reservámos.
Após 4-5 minutos, veremos que as almôndegas acabam flutuando e saindo. É então que retificaremos o ponto de sal se necessário e já podemos retirar do lume.
Agora só falta deixar a sopa de legumes repousar alguns minutos na caçarola tapada e podemos servi-la à mesa. Bom proveito!!

Comentários e sugestões
Durante a cozedura dos legumes iremos observar que surge uma espécie de espuma na superfície do caldo. Isso nada mais é do que as impurezas que saem do vegetal, portanto, é recomendável removê-lo com uma concha ou escumadeira.
Na verdade, praticamente qualquer vegetal pode ser adicionado a esta sopa, pelo que podemos personalizá-la ao nosso gosto ou mesmo ao que temos em casa no momento, como brócolos, feijão verde, couve de bruxelas, alcachofras, nabos ou couve-flor.
o importante é respeitar os tempos de cozimento de cada ingrediente e seguir uma ordem, você sabe que dependendo da dureza de cada um vai demorar mais ou menos tempo.
Por exemplo, se você vai adicionar brócolis a esta deliciosa sopa, terá que cortá-lo em floretes, lavá-los e adicioná-los apenas 5 minutos antes de terminar o cozimento, porque se exagerarmos perderá todas as suas vitaminas e nutrientes. .
Outras receitas de sopa
A tradicional canja de galinha é um caldo simples e fácil de preparar, independentemente da época do ano porque é sempre apelativa, digestiva e muito nutritiva.
A sopa de tomate com ovos escalfados, acompanhada de uns croutons para ficar mais saborosa, é muito apetitosa no sabor e nos temperos.
Se lhe apetecer fazer a ementa com peixe, a sopa de arroz com tamboril é muito boa, é um dos caldos mais completos e recomendado por ser muito saudável.

Resumo da receita fácil
- Tempere a carne picada e forme almôndegas com cerca de 3 cm de diâmetro.
- Pique os legumes e cozinhe por 25 minutos em uma panela com a água e uma pitada de sal.
- Adicione as almôndegas e cozinhe por 5 minutos.
- Rectifique o ponto de sal se necessário.