O crème brûlée ou creme queimado É uma sobremesa da gastronomia francesa que consiste num creme elegante, delicado e suave, que é polvilhado com açúcar e depois queimado com um maçarico de cozinha para o caramelizar. Se olharmos para essas características, podemos ver uma semelhança com o tradicional creme catalão, do qual existem referências há muito tempo do que o crème brûlée e, por isso, acredita-se que poderia ser uma variante da sobremesa catalã. .
A receita para isso creme doce feito de ovos e leite é bem fácil de preparar. Primeiro é preciso fazer uma mistura, depois distribuir em recipientes individuais (ramequins ou caçarolas refratárias) e depois de esfriar um pouco, só falta queimar o açúcar na superfície para formar uma camada de caramelo e já está pronto. Assim de simples.
Receita de creme brulée
informação da receita
- rações: 4 pessoas
- Calorias por porção (kcal):336
- Tempo de preparação: 30 minutos
- tempo de cozimento: 1 hora
- tempo frio: 4 horas
- tempo total: 5 horas e 30 minutos
- tipo de cozinha: Francês
- Categoria: Sobremesa
Ingredientes necessários
- 500 ml de nata líquida ou creme de leite
- 100 gramas de açúcar
- 5 gemas
- 1 vagem de baunilha
- Açúcar para queimar (quantidade a gosto)
Ingredientes para decorar (opcional)
- Frutos do bosque
- Folhas de menta
Preparação
colocamos apreaquecer o forno a uma temperatura de 160º C. com calor para cima e para baixo e sem função de ventilador.
Abra a vagem de baunilha cortando-a no sentido do comprimento com uma faca e depois raspe o seu interior com a ponta da mesma faca para recolher todas as sementes.
Em uma panela colocamos o creme líquido, as sementes de baunilha e a vagem de onde as extraímos.
Aqueça a panela em fogo médio, mexendo de vez em quando e até o creme começar a ferver.
Retire a panela do fogo, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Desta forma, daremos tempo para que infunda e o creme adquira todo o sabor da baunilha.
Enquanto isso, colocamos as gemas em uma tigela, adicionamos o açúcar e bata vigorosamente com um batedor de cozinha. Após cerca de 5 minutos, as gemas estarão cremosas e esbranquiçadas um pouco.
Acrescentamos cerca de seis colheres de sopa de natas nas gemas mexendo sempre, para podermos aumentar a temperatura das gemas sem talhar.
Despeje a mistura das gemas na panela do creme e mexa até que estejam totalmente integradas, formando um creme. Passe o creme por uma peneira de malha fina para remover quaisquer restos ou caroços.
Cozido
Distribuímos o creme em recipientes individuais e colocamos em uma fonte ou bandeja. Tanto os recipientes quanto a fonte devem ser adequados para o forno.
Para que nosso crème brûlée não resseque no forno e fique bem cremoso, cubra os recipientes com papel alumínio individualmente.
Despeje água fervente no prato até atingir metade da altura dos recipientes e coloque o prato no forno a meia altura.
Asse por 60 minutos e após esse tempo, deixe o crème brûlée dentro por 20 minutos com o forno desligado e a porta um pouco aberta. Desta forma a queda de temperatura será progressiva e terminará o cozimento.
Remova o papel alumínio e coloque os recipientes em uma gradinha para esfriar até a temperatura ambiente.
Quando esfriarem, cubra com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 4 horasou muito melhor uma noite inteira.
Na hora de servir o crème brûlée, colocamos uma fina camada de açúcar na superfície e queimamos com maçarico de cozinha até formar o caramelo.
Deixamos alguns minutos para o caramelo solidificar e decorar com bagas e algumas folhas de hortelã. Agora é saborear esse delicioso creme francês. Bom proveito!!

Truques para um crème brûlée perfeito
Caso não consiga a fava de baunilha, ela pode ser perfeitamente substituída por pasta, extrato ou algumas gotas de essência de baunilha. A baunilha também pode ser substituída por um pau de canela, raspas de limão ou raspas de laranja, é uma questão de gosto.
É importante que a água que usamos para fazer o banho-maria esteja fervendo, pois assim conseguiremos que os recipientes peguem calor logo após colocá-los no forno.
O tempo que o crème brûlée deve ficar no forno enquanto é feito em banho-maria, pode mudar dependendo de cada forno ou se queremos um creme mais ou menos coalhado dependendo do nosso gosto.

Utensílios necessários para esta receita
Um dos pontos mais importantes na hora de fazer esta receita é sem dúvida o momento em que temos que queimar o açúcar para formar a crocante camada de caramelo.
Para essa tarefa eu sempre uso um maçarico de cozinha porque acho muito mais prático e depois que pega o jeito fica bem melhor.
Abaixo mostro o modelo de tocha que uso em casa e que sempre me deu bons resultados.
REDUZIDO HOJE 37%
Lanterna de cozinha recarregável profissional
- Seguro e durável: graças à trava de segurança, esta tocha não acende acidentalmente. Além disso, a base larga ajuda a evitar que tombe. O bocal longo e angular e a proteção anti-queimadura mantêm as mãos longe da chama. Feito com um corpo de liga de alumínio forte para uso duradouro.
Os preços dos produtos publicados foram atualizados em 07/05/2023.