shokupan

Links patrocinados

Imersos na cultura asiática, preparamos o delicioso pão de leite japonêsconhecido como shokupan. Este pão, semelhante a um pãozinho extremamente macio e esponjoso, segue em seu preparo o método japonês yudane, que consiste em escaldar a farinha em partes iguais. Por isso, sua textura macia e sabor especial se destacam, resultando em um pão levemente adocicado, com consistência esponjosa e que dura mais tempo.

Links patrocinados

É o pão que se utiliza na cozinha asiática para fazer todo o tipo de sandes ou tostas. Um pão invejável que com certeza você quer experimentar, então vamos começar com a receita!

Receita Shokupan Japonesa

informação da receita

  • rações: 4 pessoas
  • Calorias por porção (kcal):290
  • Tempo de preparação: 45 minutos
  • tempo de cozimento: 30 minutos
  • tempo de descanso: 1 hora e 30 minutos
  • tempo total: 2 horas e 45 minutos
  • tipo de cozinha: Japonês
  • Categoria: Pães

Ingredientes para fazer o yudane

  • 50 ml de água fervente
  • 50 gr de farinha de força

Ingredientes para fazer a massa

  • 400 gr de farinha de força
  • 5 gr de fermento seco ou 15 gr de fermento fresco
  • 1 ovo
  • 300 ml de leite
  • 30 gramas de açúcar
  • 20 gr de manteiga sem sal
  • Azeite para untar
  • 9 gramas de sal

Preparação

Começamos a preparar o yudanepara isso, despejamos a farinha em uma tigela e aquecemos a água em uma panela, quando começar a ferver, retire do fogo e coloque diretamente na tigela.

Misture bem, cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira de um dia para o outro ou pelo menos 12 horas.

Para fazer a massa usaremos uma batedeira elétrica, pois esta massa é bastante pegajosa e difícil de trabalhar. Embora se preferir fazer à mão, terá de ter paciência e servir-se da farinha para trabalhar bem numa superfície plana.

nós derramamos o leite à temperatura ambiente na tigela da batedeira, adicione o açúcaro manteiga temperadao levedura e ele yudane trincado.

Nós incorporamos o farinha previamente peneirado e sal. Iniciamos a batedeira em velocidade baixa e deixamos todos os ingredientes se misturarem.

Aumentamos a velocidade para média alta e continuamos amassando por 20 minutos. Após 10 minutos, deixamos descansar por 5 minutos, retiramos das paredes e continuamos amassando.

Transfira a massa para um recipiente untado com um pouco de óleo, cubra com um pano limpo e deixe esfriar. leve uma a duas horas. Após esse tempo apertamos com o dedo e se a massa não voltar a inchar está pronta.

Coloque a massa em uma superfície lisa e levemente enfarinhada e vire-a do avesso várias vezes para remover os gases. Depois dividimos em quatro partes iguais, podemos usar um peso para calcular ou fazer a olho nu. Fazemos uma bola com cada um deles e os deixamos descansar por 30 minutos coberto com um pano úmido.

Pegamos o rolo e esticamos cada um formando retângulos de aproximadamente 20×15 cm. Em seguida, dobramos a massa até chegar ao centro, primeiro o lado esquerdo e depois o direito, como se fechasse um envelope e a partir da extremidade inferior enrolamos, formando um cilindro.

Pegamos a forma retangular de bolo de ameixa, eu usei uma de 31×13 cm, untamos um pouco com azeite ou manteiga por dentro, colocamos cada massa dentro da forma, com a dobra para baixo, cobrimos novamente com o pano e deixe crescer novamente por 30 minutos, até atingir a altura da forma.

Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 185º C, com calor em cima e em baixo juntamente com um tabuleiro que colocaremos na parte inferior.

Quando a massa estiver crescida, pincele-a cuidadosamente com ovo batido, colocamos a forma no forno, enchemos o tabuleiro inferior com água a ferver e deixamos cozer entre 25 e 30 minutos.

Se percebermos que no final do tempo está dourando demais, é só abaixar o fogo. Retire o pão e deixe esfriar por 5 minutos antes de desenformar sobre uma grade até esfriar completamente.

Agora temos este pão japonês fofinho pronto para comer e saborear como melhor nos convier. Bom proveito!!


Apresentação do Shokupan
Shokupan.

Com o que acompanhar o Shokupan

O shokupan é um pão muito versátil, podemos utilizá-lo para acompanhar as nossas refeições ou para rechear, salgado ou doce. Por exemplo, o famoso e espetacular sanduíche japonês Tamago Sando, recheado com ovos cozidos e maionese Kewpie.

Outra gastronomia típica japonesa é a katsu sando, que é um sanduíche de carne de porco, com pão levemente torrado. Existem várias versões onde é recheado com couve e salada a acompanhar a carne, uma delícia!

Fora desta cultura, este pão pode ser recheado com qualquer ingrediente, na tosta ou na sandes, tudo fica muito saboroso.


refeições espanholas fáceis

Utensílios recomendados para esta receita

Quando tiver que trabalhar com massas um pouco pegajosas como a desta receita, recomendo sempre usar uma batedeira, pois o processo fica muito mais fácil, rápido e menos trabalhoso.

Abaixo mostro uma batedeira que funciona como um encanto, com ela você pode trabalhar diversos tipos de massas e misturas de ingredientes.

Misturador de Pastelaria 1400W

2.347 Opiniões

Misturador de Pastelaria 1400W

  • Processador de Alimentos Profissional: Motor potente de 1400 W, 6 velocidades ajustáveis, tigela de 5,5 L. Esta máquina Freihafen pode satisfazer todas as suas necessidades de cozinha. Quer se trate de uma massa de bolo aerada ou com fermento, esta batedeira pode facilmente fazer o trabalho.

Os preços dos produtos publicados foram atualizados em 05/05/2023.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0