As sardinha Também conhecidos como Parrochas ou Soubas, são um peixe azul rico em ácidos gordos ómega-3 e contêm uma infinidade de proteínas, sendo um dos peixes recomendados para uma alimentação saudável juntamente com o salmão, a cavala, o arenque, a truta e o atum.
Hoje vamos prepará-los grelhado, uma das formas mais simples e ricas de cozinhar a sardinha. A receita em si não tem mistério, o mais importante é limpá-los bem e controlar um pouco o tempo para não ressecarem muito.
Receita de sardinha assada
Ingredientes para grelhar sardinhas na chapa
Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:
- 1kg de sardinha fresca
- Azeite de oliva
- sal grosso
Como preparar sardinha assada
- Começamos por limpar o sardinha fazendo um pequeno corte, retirando as vísceras e debaixo de água corrente, retirando as escamas e eventuais restos. Se você quiser economizar nesta etapa, recomendo que peça para limpá-los na peixaria.
- À medida que as sardinhas vão ficando limpas, vamos deixando-as num prato ou num recipiente onde escorra toda a água antes de as grelhar.
- Aqueça a chapa ou frigideira em fogo médio-alto, adicione algumas gotas de azeite de oliva e algumas pitadas de sal grosso que vamos distribuir por toda a base.
- Com o ferro já quente vamos colocando as sardinhas uma ao lado da outra e sem as amontoar.
- Cozemos as sardinhas entre 2 e 4 minutos consoante a sua espessura. Se percebermos que grudam, adicionaremos um pouco mais de azeite.
- Vire todas as sardinhas, adicione mais uma pitada de sal por cima e cozinhe por mais alguns minutos.
- À medida que estiverem prontas, vamos retirando-as e tapando novamente o buraco com mais sardinhas, até acabarmos com todas as que nos restam.
- E agora só falta trazê-los imediatamente à mesa para comê-los quentinhos, que é o que mais sabem. Bom proveito!!

E se preferir, você também pode assá-los no forno seguindo os passos da receita deste link; Como assar sardinhas no forno.
Truque para que não cheire tanto ao grelhar a sardinha
Como você viu, grelhe algumas sardinhas na chapa não é nada complicado. O que é verdade é que depois de o fazer, a cozinha fica com cheiro a sardinha e é possível que se não for bem ventilada, o cheiro persista até ao dia seguinte.
Para evitar esse cheiro existe um truque que é o seguinte; enquanto se assa a sardinha numa frigideira, deve ter ao lume um tacho com água a ferver e dentro, uma casca de limão ou laranja. Desta forma, o cheiro cítrico vai neutralizar completamente os odores das sardinhas.
