salmão assado

Links patrocinados

Ele salmão Pode ser preparado de várias maneiras. En papillote, grelhado, em hambúrgueres ou ao forno como é o caso que hoje nos preocupa, a forma de preparação mais simples e rápida com que se pode saborear um prato de peixe altamente nutritivo.

Links patrocinados

A própria receita requer poucos ingredientes e é tão fácil de preparar que qualquer pessoa o pode fazer, mesmo sem saber cozinhar, pelo que não há desculpa para não o fazer.

O único requisito para desfrutar de um bom salmão assado suculentoé prestar atenção quando o levarmos a cozer no forno, pois um tempo de cozedura longo pode fazer com que o peixe fique demasiado seco.

informação da receita

  • Porções: 4 pessoas
  • Calorias por porção (kcal): 175
  • Tempo de preparação: 5 minutos
  • Tempo de cozimento: 15 minutos
  • Tempo total: 20 minutos
  • Tipo de cozinha: Internacional
  • Categoria: Peixe

Ingredientes necessários

  • 4 filetes de salmão, cerca de 200 gr cada
  • 2 limões
  • ervas provençais
  • Um punhado de azeitonas verdes (opcional)
  • pimenta preta moída na hora
  • Azeite virgem extra
  • Sal

Como fazer salmão assado

Começamos por pré-aquecer o forno a uma temperatura de 180 ºC com calor em cima e em baixo. À medida que o forno aquece, Encharcamos bem os pedaços de salmão com azeite extra virgem em ambos os lados.

Coloque o salmão com a pele voltada para baixo em uma assadeira e tempere a gosto. É conveniente não exagerar no sal, pois este peixe já tem a sua parte. Adicione as azeitonas verdes e polvilhe com ervas provençais.

Quando o forno atingir a temperatura indicada, coloque o salmão no forno e cozinhe por aproximadamente 15 minutos, ou até vermos que o salmão está levemente tostado, mas sem exagerar, porque ele vai secar muito.

Tiramos o prato do forno e já temos o nosso salmão no forno, agora é hora de empratar, colocando algumas rodelas de limão em cada prato e pronto a levar para a mesa. Bom proveito!!


Vista de lombos de salmão assado
Salmão assado.

Com o que acompanhar o salmão assado

Fico com muita raiva quando vou comer em um restaurante e me servem salmão com batatas fritas, isso simplesmente está tirando todos os benefícios nutricionais que esse peixe tem.

O mais recomendado para acompanhar uns bons lombos de salmão assados ​​são sem dúvida as saladas. Pode ser a salada que você mais gosta, como uma salada grega ou uma simples salada caprese.

E se ainda preferir um acompanhamento de batata, pode fazê-lo com batatas assadas no forno que são muito mais saudáveis ​​do que as fritas.


refeições espanholas fáceis

Dicas para fazer salmão no forno

Como sempre acontece com todos os ingredientes nas receitas culinárias, a qualidade do produto é de vital importância para depois desfrutar de pratos requintados.

O mesmo acontece com o salmão, por isso, ao comprar salmão, devemos escolher um que tenha o pele brilhante e a carne é lisa e tem uma bela cor laranjaisso nos diz que o salmão é fresco.

É importante que o forno esteja na temperatura correta antes de colocar o salmão, desta forma vamos lacrá-lo o mais rápido possível impedindo-o de perder muito de seus sucos.

Quanto ao tempo de cozedura, este pode variar em função da espessura das peças, pelo que temos de ter cuidado para que o salmão não cozinhe demasiado porque pode perder a suculência.

benefícios de comer salmão

O salmão é um dos peixes mais consumidos no mundo e a Fundação Espanhola de Nutrição lembra que este peixe possui atributos cardioprotetores por ser rico em ácidos graxos ômega 3 e ômega 6.

Contém quantidades significativas de vitaminas lipossolúveis, como A e Dcontribuindo para a manutenção e crescimento dos tecidos corporais, além de auxiliar o desenvolvimento do sistema nervoso e favorecendo a resistência a infecções.

E como se não bastasse, o salmão é um peixe que contribui para o bom funcionamento do organismopois é uma boa fonte de proteínas de alto valor biológico.

Resumo da receita fácil

  1. Cubra os pedaços de salmão com azeite de oliva extra virgem.
  2. Coloque o salmão com a pele voltada para baixo em uma assadeira e tempere a gosto.
  3. Adicione as azeitonas verdes e polvilhe com ervas provençais.
  4. Asse o salmão por 15 minutos no forno previamente pré-aquecido a 180º C.
  5. Sirva com algumas rodelas de limão.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0