A salada murciana também conhecida pelo nome de molhado qualquer molhadoporque a sua textura e o rico sumo que gera convidam a mergulhar o pão, é uma salada da dieta mediterrânea muito simples de preparar com ingredientes típicos do pomar de Múrcia.
Como poderá verificar, entre os seus ingredientes encontra-se o tomate enlatado, razão pela qual esta receita já era confeccionada na região de Múrcia no século XIX, pois nesta zona de Espanha e desde então, a produção de tomate enlatado tem sempre teve uma reputação importante em todo o mundo.
Receita de salada de Múrcia
Ingredientes para preparar uma salada de Múrcia
Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:
- 600 g de tomate pelado e escorrido em conserva
- 1 cebolinha
- 3 ovos
- 3 latas de atum natural
- 1 punhado de azeitonas pretas sem caroço
- Vinagre de vinho
- Azeite virgem extra
- Sal
Como preparar uma autêntica salada murciana
- Começamos a cozinhar o ovos. Para fazer isso, aquecemos bastante água em uma panela em fogo médio-alto.
- Introduzimos os ovos e contamos aproximadamente 10 minutos a partir do momento em que a água começa a ferver.
- Retire do lume e substitua a água quente do tacho por água fria da torneira para interromper a cozedura dos ovos. Nós reservamos.
- Nós descascamos o cebolinha e cortamos em juliana (em tiras finas).
- Nós drenamos o atum e desfazemos ligeiramente com um garfo.
- Descasque os ovos depois de frios e corte-os em forma de meias-luas.
- Nós colocamos o tomates enlatados em um escorredor para retirar todo o líquido e ao mesmo tempo, retiramos todas as sementes que pudermos se houver.
- Corte os tomates escorridos em pedaços não muito pequenos, mais ou menos do tamanho de uma mordida.
- Coloque os tomates picados em uma tigela grande, azeitonas pretaso atum desfiado e a cebolinha cortada em juliana.
- Regamos com um bom fio de azeite extra virgemoutro toque de vinagre de vinho e tempere ao nosso gosto.
- Misture todos esses ingredientes até que estejam perfeitamente integrados.
- Momentos antes de servir à mesa, colocamos os pedaços de ovo cozido por cima e saboreamos esta autêntica salada murciana. Bom proveito!!
Comentários e sugestões
Esta salada é perfeita para comer bem fresca, por isso é aconselhável colocá-la na geladeira por alguns minutos antes de servir à mesa.
Como sempre acontece nas receitas culinárias, quanto melhor a qualidade dos ingredientes utilizados, melhor será o resultado, por isso, é importante selecionar bem os tomates enlatados que vai utilizar. Às vezes é conveniente gastar um pouco mais e comprar produtos de qualidade porque o resultado final valerá a pena.
E se quiser personalizar esta salada acrescentando outros ingredientes, recomendo que experimente com espargos brancos e pepinos em conserva, que, embora já não seja uma salada tradicional murciana, também ficará deliciosa!!

Outras saladas ricas e saudáveis que recomendo
Na minha casa também gostamos muito de salada caipira, outra receita tradicional da gastronomia espanhola E graças ao facto de incluir a batata como ingrediente, torna-se num prato bastante completo que satisfaz na perfeição o nosso apetite.
Por outro lado, temos a salada de macarrão com abacate, uma ótima opção para comer principalmente nos meses de verão, pois é um prato refrescante que nos ajudará a aliviar o calor sufocante.
E para finalizar as recomendações de hoje, uma salada mexicana que tem me surpreendido muito é o chamado pico de gallo. Na verdade, no México é conhecido como um molho especial para acompanhar carnes, tacos ou todos os tipos de aperitivos, mas para mim ainda é uma rica salada de tomate, cebola e pimenta, sim, tudo bem picadinho.