Rolinhos de atum com massa filo

Links patrocinados

Preparação: 20 minutos
cozinhou: 20 minutos
pronto em: 40 minutos

Hoje vamos preparar uma deliciosa rolinhos de atum com massa filo. Como já sabem, esta massa é muito delicada e superfina, mas ao assar criam-se muitas camadas crocantes, que lhe conferem essa característica de um bom folhado.

Links patrocinados

Vamos usar esse recheio especial de atum e tomate para fazer esses rolinhos e sua suculência com certeza vai agradar, muito mais macio do que com wafers de bolinho, vamos gostar de prepará-los e seguir os passos que explico a seguir.

Receita de rolinhos de massa filo recheados com atum

Ingredientes para fazer rolos de atum com massa filo

Com estas quantidades teremos para 6 porções:

  • 1 pacote de massa filo ou massa de tijolo (8 a 10 folhas)
  • 120 gr de atum natural
  • 150 gr de tomate frito
  • 2 ovos cozidos
  • ½ colher de chá de sal
  • 1 lata de azeitonas recheadas com anchova
  • 150ml de azeite
  • Orégano
  • Sementes de gergelim ou linhaça

Como preparar um rolo de massa filo recheado com atum

  1. Começamos a preparar o recheio para os rolinhos, temos que esfarelar o atum e deixe escorrer, optamos pelo atum natural porque é o que sempre uso e é mais saudável, mas você pode usar o que tiver em casa.
  2. enquanto cozinhamos o ovos por 10 minutos em água, pegue uma tigela e adicione o atum, corte o azeitonas em rodelas e juntamos, assim que tivermos os ovos cortamos com uma faca ou ralador e juntamos também e por fim juntamos o tomate fritomisture bem todos os ingredientes, tempere com o orégano a gosto, uma pitada de sal e nós os reservamos.
  3. Agora tiramos da geladeira o massa folhada, faremos os rolinhos com três folhas, então deixaremos o restante refrigerado até o uso, evitando que ressequem. Para evitar que quebrem temos que manter um ritmo acelerado, espalhamos cada folha e pincelamos com o óleo, Cobrimos com outra folha e repetimos a operação até terminarmos as três.
  4. Colocados na horizontal, fazemos três cortes verticais iguais, colocamos uma porção do recheio de atum na ponta de uma das folhas cortadas, começamos a enrolar, apertamos as bordas para que grude bem e dobramos as laterais meio centímetro para dentro, continuamos rolando e ao mesmo tempo pincelando com um pouco de óleo. Para evitar que quebrem, mergulhamos os dedos na água.
  5. Pré-aqueça o forno a 180 ºC com aquecimento ascendente e descendente e coloque os rolinhos prontos num tabuleiro forrado com papel vegetal ou toalha de silicone. Assim que tivermos os três primeiros rolinhos, retiramos mais três folhas da geladeira e repetimos esta operação, fazemos os rolinhos que precisamos de acordo com os comensais.
  6. Cobrimos os rolos com um pouco sésamo e colocamos em altura média por um tempo de 20 minutos, controlamos para que não dourem muito. Passado o tempo retiramos e servimos quentinhos, para que gostem!

Rolinhos de massa filo recheados com atum.
Rolinhos recheados com atum passo a passo.

Outras receitas com massa filo que recomendamos

Os pãezinhos com esta massa podem ser variados, aqui deixamos-vos algumas ideias: podem fazer o rolo de massa filo recheado com bacon e pimenta, uns pãezinhos que podem fazer em porções para os vossos aperitivos, muito bons e fáceis.

Para os viciados em comida oriental, não podem faltar os rolinhos primavera. Tão fácil de preparar com esta massa filo e os legumes que você quer improvisar, explicamos no link.

Chegou a hora da sobremesa e esta é uma opção leve e muito boa, o bolo flor com massa filo, um bolo grego recheado com natas e com uma bela apresentação!


refeições espanholas fáceis

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0