Hoje trago-vos esta rica receita de rocambole de abóbora, é muito especial e costuma ser preparado principalmente nas datas e festividades do outono, como o Dia de Ação de Graças. Embora, para falar a verdade, ninguém nos diga que não pode ser desfrutado durante o resto do ano. A abóbora, embora seja uma fruta da estação, pode ser encontrada indistintamente em qualquer época, então por que não tomá-la mesmo no verão?
Se gosta deste tipo de sobremesa, esta receita é perfeita para uma ocasião especial. Vamos encher o braço cigano com cobertura de cream cheese, por isso seu sabor é bem suave e não enjoativo. O que posso dizer é que é irresistivelmente muito bom!
Receita de Rocambole Suíço de Abóbora
informação da receita
- Quantia: 10-12 porções
- Calorias por porção (kcal):310
- Tempo de preparação: 35 minutos
- tempo de cozimento: 30 minutos
- tempo frio: 1 hora
- tempo total: 2 horas e 5 minutos
- tipo de cozinha: Internacional
- Categoria: Sobremesas
Ingredientes necessários
Com estas quantidades teremos para 10 a 12 porções:
- 100 gr de farinha de pastelaria
- 3 ovos
- 1 colher de chá de fermento químico
- 200 gramas de açúcar
- 150 gr de purê de abóbora
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 colher de chá de canela
- 2 gramas de noz-moscada
- ½ colher de chá de gengibre moído
- ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
- 2 gramas de sal
- Açúcar de confeiteiro para decorar
Ingredientes para o recheio
- 170 gr de requeijão cremoso
- 80 gr de açúcar de confeiteiro
- ½ colher de chá de essência de baunilha
- 150 ml de chantilly com 35% MG
Preparação
Começamos cortando o abóbora em pedaços, levamos a uma caçarola com água em lume médio e deixamos cozinhar cerca de 15 minutos, verificamos se está macio e escoamos. Então nós esmagamos fazendo isso purê de batata Com a ajuda de um triturador ou garfo, deixe esfriar e reserve.
Continuamos a separar o gemas das claroEm uma tigela grande, coloque o gemasem seguida, adicione o açúcar e bata até obter um creme liso. Nós incorporamos o levedurao essência de baunilhaele bicarbonato de sódioo salo noz-moscadaele ruivo, o canela e misture com um fouet.
Acrescentamos o purê de abóbora que havíamos reservado e unificamos. Adicione aos poucos o farinha peneirado e continuamos misturando, reservamos.
Em outra tigela ou recipiente, batemos o claro até que comecem a nevar, podemos usar a batedeira elétrica. Vamos adicionando parte das claras à tigela das gemas e outros ingredientes, misturamos com movimentos envolventes e suaves, acabamos de adicionar o restante e misturamos delicadamente.
Pegamos uma assadeira forrada com papel manteiga e untamos levemente com um pouco de azeite, despejamos o conteúdo dessa mistura com o auxílio de uma espátula ou mexendo no tabuleiro, distribuímos de forma que cubra a superfície uniformemente.
Pré-aqueça o forno a 180º C, com calor em cima e em baixo, introduza o tabuleiro do forno, que fica a cozer cerca de 16 a 18 minutos, verificamos se está assado por dentro espetando com um palito e vendo se sai limpo.
Retiramos a bandeja e viramos sobre uma superfície plana coberta com papel manteiga oleado, retiramos primeiro o papel e novamente cobrimos com outro papel também oleado. Enrolamos com os dois papéis e cobrimos com um pano até esfriar.
Em uma tigela despejamos o queijo creme, pode ser mascarpone ou tipo Philadelphia e batemos até ficar cremoso, depois incorporamos o essência de baunilha e ele açúcar vidro previamente peneirado, usamos as varetas e continuamos batendo. Em seguida, adicionamos o creme frio, Batemos até ficar grosso sem passar muito para não desmanchar.
Desenrole cuidadosamente o bolo sobre a mesa e retire o papel de cima, recheie com a mistura, deixando uma margem de 1 cm sem espalhar e ao mesmo tempo vamos retirando e empurrando o papel.
Colocamos o rolo em filme plástico e cobrimos tudo. Refrigeramos por uma hora para endurecer o recheio.
Passado o tempo, tiramos da geladeira e retiramos o filme, cortamos as pontas que não tem recheio. Cobrimos com a ajuda de uma peneira com o copo de açúcar e já cortamos uma porção desse riquíssimo braço cigano, muito bom!.

Truques para um braço cigano de abóbora perfeito
Unte os papéis-manteiga com um pouco de óleo para ajudar a enrolá-los e depois descascá-los com mais facilidade. É importante saber que você não pode deixar o bolo desenrolado depois de retirá-lo do forno, se o fizéssemos, ele se abriria e quebraria. Desta forma já toma a forma cilíndrica enquanto esfria.
Espere o bolo esfriar completamente antes de recheá-lo, assim o requeijão e o creme não derreterão, estragando nosso braço.

Com o que acompanhar um braço de abóbora cigana
Estes tipos de doces dizem tudo, a cada garfada sente-se um grande prazer, mas acompanhá-los com uns pingos de chocolate negro ou menta é sem dúvida mais um incentivo.
Comendo-o acompanhado de um licor fresco como o Creme de Licor de Rum, sem dúvida daria nota 10 a esta sobremesa por ser uma receita completa.