O risoto é uma das formas mais comuns de cozinhar arroz na Itália. Sua principal característica é a textura açucarada, que se consegue acrescentando o caldo aos poucos durante o cozimento e adicionando o queijo parmesão pouco antes de servir à mesa.
Desta vez vamos preparar um delicioso risoto com aspargos, uma receita bastante simples com a qual você garante um jantar espetacular. O truque é deixar o arroz na medida certa e usar aspargos verdes de qualidade.
Receita de risoto de aspargos
Ingredientes para fazer risotto de espargos selvagens
Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:
- 380 gr de arroz redondo
- 1 molho de espargos selvagens
- ½ cebola
- 1,2 litros de caldo de legumes
- ½ copo de vinho branco
- 100 ml de nata ou creme de leite
- Queijo parmesão ralado
- Pimenta preta da terra
- Azeite de oliva
- Sal
Para fazer um bom caldo para isso risotto com espargos verdes É aconselhável seguir os passos que mostro nesta receita: Como preparar caldo de legumes caseiro.
Preparação do caldo de cozedura
- Começamos lavando os aspargos, depois descartamos a parte mais dura dos talos e reservamos algumas pontas de aspargos para decorar o risoto no final da receita.
- Corte o restante dos talos em fatias pequenas e aqueça um pouco de azeite em uma panela em fogo médio.
- Refogue metade dos talos no óleo quente por 3-4 minutos e acrescente o caldo de legumes.
- Deixe ferver por aproximadamente 15 minutos, retire a panela do fogo e acrescente o creme de leite ou nata.
- Adicione uma pitada de sal, outra de pimenta moída, bata tudo no liquidificador e reserve.
Como fazer risoto de aspargos
- Em uma frigideira larga, aqueça um fio de azeite em fogo médio.
- Refogue as pontas dos aspargos que havíamos reservado por 4-5 minutos, escorra e reserve para o final da receita.
- No mesmo tacho e com o mesmo azeite, junte a cebola previamente descascada e cortada em brunoise (cubos pequenos), frite durante 2-3 minutos e junte a outra metade dos talos de espargos cortados que reservámos.
- Refogue por mais 2 minutos, acrescente o arroz e refogue por um minuto para que o aspargo pegue bem o sabor.
- Agora despejamos o vinho branco e deixamos reduzir até que o arroz o absorva completamente.
- Acrescentamos algumas conchas do caldo que reservamos e cozinhamos até consumir, sendo importante retirar o arroz quase sempre.
- Quando virmos que o arroz fica sem caldo novamente, adicionaremos outra panela e continuaremos cozinhando até que seja novamente absorvido.
- Fazemos a mesma operação de ir acrescentando caçarola a caçarola até o arroz ficar no ponto e bem docinho.
- Para finalizar nosso risoto de aspargos, acrescentamos o queijo parmesão ralado. Coloquei cerca de 50 gr aproximadamente, mas isso já depende do gosto de cada um.
- Mexemos bem alguns instantes para que o queijo derreta, integrando-se totalmente, colocamos o nosso risotto em pratos, decoramos com as pontas dos espargos salteados e servimos de imediato à mesa. Bom proveito!!


Outras receitas de risoto que você pode gostar
Existem muitas formas de preparar deliciosos risotos, talvez a mais popular seja o risoto de cogumelos, um prato maravilhoso que requer poucos ingredientes e no qual você pode substituir perfeitamente os cogumelos por cogumelos.
Para os amantes de frango temos também a opção que nos oferece o risotto com frango, uma receita muito parecida com a do arroz com frango mas com a textura cremosa tão apetitosa do risotto.
E para terminar, quero recomendar o risotto de abóbora, prato que me surpreendeu à primeira vez, pois o sabor doce da abóbora dá um toque muito especial a este arroz.