disfarce
Para todos nós que gostamos de arroz, os risottos podem tornar-se pratos muito especiais para saborear no nosso menu do dia. Embora não exijam grandes conhecimentos culinários, é verdade que temos que ter muita atenção e cuidado para fazer um delicioso risoto.
Dessa vez vamos preparar um delicioso risoto de abobrinha, e você vai ver como é fácil de fazer. Mas como você já sabe, é importante não descuidar do arroz, principalmente na hora de cozinhar com o caldo de legumes.
Receita de risoto de abobrinha
Ingredientes para 4 pessoas
- 2 abobrinhas pequenas ou 1 grande
- 300 gr de arroz redondo
- 1 cebola
- 1,2 litros de caldo de legumes
- 50 gramas de manteiga
- 120 gr de queijo parmesão
- ½ copo de vinho branco
- Sal
Como fazer um risoto de abobrinha

1. A primeira coisa que vamos fazer é pegar uma caçarola e aquecer a manteiga em fogo médio. A seguir, adicionamos a cebola previamente descascada e cortada o mais pequena possível. Acrescentamos também uma pitada de sal e escaldamos 10 minutos até a cebola ficar macia.
2. Enquanto isso, vamos usar um ralador para ralar a abobrinha e reservar. Para cozinhar o arroz vamos usar caldo de legumes e temos que levar em conta que deve estar quente. Então vamos colocar para esquentar para quando chegar a hora.

3. Adicione o arroz à caçarola onde a cebola já está escaldada e mexa durante dois minutos. Em seguida, adicione o vinho branco e cozinhe por 5 minutos, mexendo ocasionalmente.
Vamos cozinhar o arroz para o risoto
4. Agora é a hora de adicionar um pouco de caldo de legumes quente. Um copo de caldo será suficiente. Cozinhamos o arroz até ver que o caldo desapareceu quase por completo e juntamos mais um copo de caldo. Fazemos o mesmo procedimento e adicionamos caldo quantas vezes forem necessárias.

5. Após aproximadamente 20 minutos, adicionamos a abobrinha ralada que havíamos reservado e continuamos cozinhando por mais 5 minutos. Retiramos de vez em quando e observamos até que o risoto esteja no ponto, retificando o sal se necessário. Tem que ficar cremoso, com os grãos de arroz inteiros e não é necessário usar todo o caldo, só o suficiente.
6. Por fim, só falta retirar do lume, juntar o queijo parmesão em pó e mexer bem para que se misture com o arroz. Servimos a mesa imediatamente para comê-la quente. Bom proveito!!
Importante: Para termos um bom risoto, temos que verificar quase constantemente se não falta caldo. Além disso, os tempos de cozimento do arroz devem ser bem cumpridos para que fique cremoso e no ponto.