Risoto De Abóbora

Links patrocinados

Preparação: 15 minutos
cozinhou: 30 minutos
pronto em: 45 minutos

Esta é mais uma daquelas receitas de risotto que tenho entre as minhas preferidas, porque adoro os contrastes de sabores que este risotto tem. A combinação de arroz, abóbora e queijo é espetacular e é por isso que quero compartilhar esta receita com você.

Links patrocinados

Partindo do princípio de que um risotto perfeito tem de ser bem cozinhado e ao mesmo tempo cremoso e doce, vamos preparar este passo a passo. Risoto De Abóbora certeza de agradar a todos os clientes. Então vamos começar a trabalhar na nossa cozinha e começar!!

Receita de risoto de abóbora

Ingredientes para 2 pessoas

  • 160 gramas de arroz
  • 220 gramas de abóbora
  • 1 cebola
  • 1 copo de vinho branco
  • ½ litro de caldo de legumes
  • 40 gr de queijo parmesão ralado
  • ½ colher de sopa de manteiga
  • Salsinha
  • Pimenta
  • Sal

O caldo de legumes pode ser adquirido em supermercados, mas aconselho a fazer o caldo caseiro seguindo os passos desta receita: Receita de caldo de legumes caseiro.

Como fazer um risoto de abóbora

  1. A primeira coisa que temos que fazer é descasque a abóbora e cortamos em cubos não muito grandes, depois reservamos para depois. Agora colocamos a manteiga em uma panela e colocamos para esquentar no fogo. Enquanto a manteiga derrete, descascamos a cebola e cortamos o mais pequeno possível, incorporamos à manteiga em fogo médio até que comece a ficar transparente.
  2. Adicione os pedaços de abóbora e o arroz, Tempere com sal e pimenta e acrescente o vinho branco, mexa e cozinhe por 3 minutos sem parar de mexer para que o álcool evapore.
  3. Agora vem o passo mais importante na preparação de qualquer risoto. É fundamental que neste ponto tenhamos pronto o caldo de legumes (você também pode usar caldo de galinha). Também tem que estar bem quente ou mesmo fervendo, para que ao ser adicionado não interrompa o cozimento do arroz.
  4. Despeje um quarto do caldo bem quente sobre o arroz, mexendo de vez em quando até vermos que o caldo acabou. Em seguida, adicionaremos mais um quarto do caldo e continuaremos cozinhando, mexendo de vez em quando para evitar que o arroz grude no fundo.
  5. Quando o arroz precisa de mais liquido, despejamos mais um quarto de caldo e voltamos a fazer o mesmo procedimento quando o arroz nos pede mais caldo. Se acabar o caldo de legumes e o arroz ainda estiver um pouco duro, podemos acrescentar um pouco de água, mas lembre-se que tem que estar fervendo para não interromper o cozimento.
  6. Se seguirmos estes passos, teremos um risoto espetacular. O truque é ir adicionando o caldo à medida que o arroz pede. Assim que o arroz estiver al dende ou o que for o mesmo, no ponto dele, retire o risoto do fogo, acrescente o queijo parmesão e mexa um pouco para que derreta na hora de misturar. Em seguida, empratamos, decoramos se quisermos com um pouco de salsinha e servimos direto à mesa. Espetacular!!

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0