Ele risoto de alho-poró É um óptimo primeiro prato de refeição, rápido de fazer e com uma textura cremosa. Vamos prepará-lo seguindo os passos da receita tradicional do risoto.
Usaremos um caldo de legumes para cozinhar, enquanto no refogado usaremos alho-poró e carne picada para dar um toque especial de sabor. Vá em frente e vamos para a cozinha preparar esse delicioso risoto.
Risoto com receita de alho-poró
Ingredientes para fazer um risoto de alho-poró
Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:
- 360 gr de arroz redondo
- 1 alho-poró
- 1 cebola
- 120 gr de queijo parmesão em pó
- ½ copo de vinho branco
- Caldo de legumes (necessário para cozinhar)
- 50 gramas de manteiga
- 1 pitada de noz-moscada
- Salsinha
- ½ colher de chá de pimenta preta moída
- 1 pitada de sal
Como fazer um risoto com alho-poró
- Vamos começar lavando o alho-poró e cortando a parte branca em fatias finas. Descarte a raiz e as folhas verdes.
- Aquecemos metade do manteiga em uma frigideira em fogo médio. Quando derreter, adicione o alho-poró picado e o cebola previamente descascados e picados. Pulamos cerca de 5 minutos.
- A seguir adicionamos o arroz e vamos torrar por apenas alguns minutos, mexendo de vez em quando.
- nós derramamos o vinho branco e cozinhe até o álcool evaporar.
- Agora incorporamos duas conchas de sopa de verdurasque devemos deixar bem quente para não atrapalhar o cozimento do arroz.
- Continuamos mexendo um pouco e quando o arroz consumiu quase todo o caldo, adicionamos outro duas conchas. Assim sucessivamente até que o arroz esteja cozido e sem quebrar.
- Vamos usar o caldo que for necessário e depois de uns 20 minutos, quando o arroz estiver no ponto, tiramos do fogo.
- Agora devemos adicionar o queijo parmesãoa outra metade manteiga que reservamos, um par de colheres de salsinha fresco picado e uma pitada de noz-moscada.
- nós sal e pimenta ao nosso gosto e mexa bem até que o queijo e a manteiga estejam bem integrados.
- Por fim, basta empratar e servir de imediato à mesa para comê-lo quentinho. Bom proveito!!
Comentários e sugestões
É importante ir adicionando o caldo da cozedura à medida que o arroz pede mas sem exagerar, com isso conseguiremos aquela textura macia e adocicada que caracteriza o risotto.
Para acompanhar este delicioso risoto, recomendo que abra um vinho rosé um tanto decente, pois a ocasião merece e realçará o sabor do queijo parmesão e o transformará em um verdadeiro prato de reis.

Outras receitas de risotto que recomendo
Continuando com os produtos da horta, temos o risoto de abobrinha. Uma preparação bastante parecida com a que vimos hoje, mas com um vegetal fantástico como a abobrinha, realmente deliciosa.
Um dos mais procurados é o risoto de cogumelos, pois esses ingredientes combinam muito bem com o arroz, transformando-o em um banquete de sabores. Um prato que não pode faltar.
E por fim, não quero me despedir sem incluir o risoto de aspargos nas recomendações de hoje. Um prato que me surpreendeu pela simplicidade e pelo ótimo resultado.