O risoto milanês é um prato típico da gastronomia italiana que se tem vindo a espalhar por grande parte do mundo, sendo comum hoje em dia, encontrá-lo incluído na ementa de inúmeros restaurantes e em cada caso, pode ter as suas próprias variantes dependendo do local onde nos encontramos, mas entre os seus ingredientes destaca-se não pode faltar a cebola, o queijo parmesão e o açafrão, elemento essencial que confere ao arroz aquela cor amarelada peculiar.
Este risoto é um dos arrozes italianos que precisa de menos ingredientes, e é tão simples de preparar que com certeza irá surpreendê-lo. Como em qualquer risoto, é É essencial usar a quantidade certa de caldosó aquele que o arroz nos pede na cozedura, é assim que vamos desfrutar de um delicioso arroz na medida certa.
Receita de risoto milanês
informação da receita
- Porções: 4 pessoas
- Calorias por porção (kcal): 365
- Tempo de preparação: 10 minutos
- Tempo de cozimento: 30 minutos
- Tempo total: 40 minutos
- Tipo de cozinha: italiano
- Categoria: arroz
Ingredientes necessários
- 350 gr de arroz arbóreo ou carnaroli
- 1300 ml de caldo de carne quente
- 1 cebola
- 100 gr de queijo parmesão ralado
- 80 gramas de manteiga
- 120 ml de vinho branco
- ½ colher de chá de fios de açafrão
- Sal
Preparação
Começamos colocando o açafrão em um recipiente para demolhar junto com duas colheres de sopa de água e reservamos. Descasque e pique finamente a cebola, que Refogue por 5 minutos em uma frigideira larga em fogo médio e com 50 gramas de manteiga derretida.
Adicione o arroz e frite por alguns minutos, mexendo ocasionalmente. Despeje o vinho branco e mexa até evaporar. Adicione uma concha de caldo de carne quente, mexa até que o arroz o absorva e acrescente mais uma concha de caldoretiramos continuamente e adicionamos outra concha à medida que o arroz pede.
Continuamos mexendo e despejando o caldo aos poucos até que o arroz esteja cozido (entre 15 e 20 minutos) e antes de adicionar a última concha de caldo, adicione o açafrão e a manteiga que temos sobrado Mexemos e quando o arroz estiver bem doce tiramos a panela do fogo.
Adicione imediatamente o queijo parmesão ralado e misture até derreter e incorporar completamente. Retificamos o ponto de sal se necessário e já temos o nosso arroz à milanesa pronto a levar à mesa. Bom proveito!!
