quiche de brócolis

Links patrocinados

Preparação: 30 minutos
cozinhou: 1h
pronto em: 1h 30min

Conquiste seu estômago com este excelente quiche de brócolisum prato requintado que você mesmo pode fazer facilmente em casa, seguindo alguns passos muito simples.

Links patrocinados

A quiché é um bolo de origem francesa, exatamente da região de Lorraine, daí o nome da quiche lorraine original, que consiste em uma base de massa quebrada à qual são adicionados ovos batidos e leite ou creme para cozinhar. .

O restante dos ingredientes que foram adicionados ao longo do tempo, como queijo ralado ou bacon, provêm de variantes criadas em outras regiões francesas, como os Vosges com a quiche vosgienne e da Alsácia com a quiche alsacienne, com cebola salteada .

O ponto tornou-se tão popular que foram adicionados todos os tipos de ingredientes e estão longe de ser os primeiros, razão pela qual hoje esses tipos de bolos são conhecidos como bolos salgados.

Nesta receita vamos começar pelo preparo da massa quebrada, cujos ingredientes são os básicos desse tipo de base, que servem tanto para tortas salgadas quanto doces. Depois de assado, adicionaremos o brócolis e o bacon, obtendo assim um maravilhoso bolo salgado para o almoço ou jantar.

Receita de quiche de brócolis

Ingredientes necessários

Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:

  • 200gr de farinha de trigo
  • 90 g de manteiga sem sal
  • 50 ml de água
  • 1 colher de óleo de girassol
  • 1 colher de chá de sal

Ingredientes para o recheio:

  • 100 gramas de brócolis
  • 2 ovos
  • 150gr de creme de leite
  • 2 fatias de queijo mussarela
  • 6 fatias de pancetta ou bacon
  • 3 colheres de queijo ralado
  • 1 pitada de pimenta
  • 1 pitada de sal

Como fazer quiche de brócolis

  1. Começamos por fazer a massa para a quiche, para isso colocamos o manteiga já cortado em cubos junto com o farinha e uma colher de chá de sal. A gente tira tudo, vai dar caroço, não acontece nada.
  2. Agora adicionamos o águaele óleo e nós misturamos. Isto nós amassamos até formar uma massa compacta e elástica.
  3. Fazemos uma bola e deixamos na tigela coberta com filme plástico e reservamos na geladeira por 30 minutos.
  4. Pré-aqueça o forno a 180º C com calor em cima e em baixo, retire a massa do frigorífico e coloque-a numa superfície lisa e ligeiramente enfarinhada.
  5. Abra a massa com um rolo, transfira para uma assadeira redonda untada com um pouco de manteiga, para que não grude em nós e espete com um garfo para que não suba enquanto estiver no forno. Colocamos no forno por 20 minutos.
  6. Enquanto em uma caçarola com água e salcolocamos o brócolis Deixe cozinhar em lume médio, esperamos 10 a 15 minutos. Escoamos e reservamos.
  7. Passamos pela panela as fatias de bacon e então nós os cortamos.
  8. nós colocamos o creme de leite e os ovos em uma tigela e misture, agora adicione o brócolis picado, o bacon e nós apimentamose finalmente adicionamos o queijo corte a mussarela.
  9. Transfira a mistura para a assadeira na base do bolo e leve ao forno novamente a 180º C por 30 minutos.
  10. Faltando cerca de 6 minutos para assar, adicionamos o queijo ralado acima e deixe derreter. Servimos depois de deixar esfriar um pouco e você pode se deliciar, aproveite!

quiche de brócolis fácil
Quiche de brócolis.

Propriedades e benefícios do brócolis

O brócolis é um vegetal saudável, rico em vitaminas A, B1, B2, C e minerais, por isso é muito benéfico para o nosso corpo.

Integrá-lo como ingrediente recorrente na nossa gastronomia permite-nos tê-lo como aliado para combater afecções como anemiagraças ao seu alto teor de ferro.

Baixo teor de gordura, por isso é um alimento muito recomendado em dietas onde o objetivo é cuidar e diminuir os níveis de colesterol, ao mesmo tempo em que cuida e fortalece o coração .

Seu consumo é recomendado em etapas como menopausapor conter fitoestrógenos, embora em vegetais desse tipo sua quantidade seja menor, o consumo regular reduz os sintomas derivados dele.

Quando cozinhamos com brócolis, damos às nossas refeições uma contribuição de limpeza muito necessária, graças à sua riqueza em fibras. Desta forma, calculamos que cada 100 gramas de brócolis contém 2,6 gramas de fibra.

Todas as suas propriedades são melhor preservadas quando cozidas no vapor, ultrapassar dez minutos de cozimento significaria reduzir esses benefícios. O mirosinase, enzima que contém este tipo de vegetais crucíferoscomo couve, repolho, agrião, rúcula ou brócolis, permite mastigá-los ou esmagá-los para ajudar a reforçar a ação de prevenir o desenvolvimento de células cancerígenas.

Outras quiches que podem lhe interessar

Você pôde verificar que a base do bolo é sempre a mesma, por isso o recheio de acordo com as preferências é o que diferencia uma das outras quiches.

Posso recomendar várias alternativas a estes bolos salgados, por exemplo podes preparar um delicioso quiche lorraine com uma base de queijo e bacon, perfeito para qualquer ocasião.

Se você gosta da mistura de legumes e carne, o quiche de presunto e espinafre É uma opção muito apetitosa de confecionar, que não o deixará indiferente pelo seu sabor maravilhoso.

Nesta mesma linha, você pode encontrar o Quiche de legumes e chouriço, onde os legumes ganham sabor quando temperados com o chouriço cozido, sem dúvida muito saboroso. Experimente qualquer um deles e me diga qual você optou!, que você gosta deles.


refeições espanholas fáceis

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0