Purê de abóbora ou auyama

Links patrocinados

Preparação: 10 minutos
cozinhou: 20 minutos
pronto em: 30 minutos

Adoro abóbora, e é algo que nunca falta na minha cozinha porque a utilizo tanto para receitas de sobremesas como para as receitas de sopas e natas que publico. É também um ingrediente saudável e bastante barato, que vale a pena ter sempre à mão.

Links patrocinados

Desta vez vamos preparar um delicioso purê de abóbora caseirouma daquelas receitas tradicionais de uma vida, daquelas que as nossas avós preparavam nas suas cozinhas e com as quais surpreendiam todos à mesa.

Receita de purê de abóbora ou auyama

Ingredientes para fazer purê de abóbora

Com estas quantidades teremos para 4 pessoas

  • 550 gr de abóbora cortada em cubos
  • 100 gr de alho-poró
  • 50 gramas de cenoura
  • 120 gramas de batata
  • 100 gramas de cebola
  • 2 dentes de alho
  • 2 porções de cream cheese ou creme de confeiteiro
  • 1 cubo de concentrado de caldo de legumes
  • Azeite de oliva
  • Sal

Como fazer purê de abóbora caseiro

  1. A primeira coisa que vamos fazer é colocar alguns azeite de oliva em uma panela e aqueça em fogo médio.
  2. Quando o óleo estiver quente, adicione o dentes de alho descascados e cortados em cubos, o alho-poró lavado e cortado pequeno e o cebola bem picado Escaldamos este vegetal durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.
  3. Quando tudo estiver bem escaldado, adicione o abóbora cortado em cubos, o batata descascado estalou e o cenoura descascado e fatiado.
  4. Adicione dois copos de água e deixe ferver. Quando começar a ferver, adicione uma pitada de sal e a cubo de caldo concentrado trincado.
  5. Retiramos tudo bem e cobrimos a caçarola. Cozinhe em fogo médio por aproximadamente 15 minutos, mexendo de vez em quando.
  6. Decorrido o tempo indicado, a abóbora e a batata devem estar tenras. Se percebermos que ainda estão um pouco duros, adicionamos um pouco mais de água e teremos mais alguns minutos.
  7. Quando os legumes estiverem prontos, retire do fogo e acrescente o queijinhos ou o creme Passamos tudo pelo liquidificador ou pelos chineses até obter um purê liso e fino.
  8. Agora é só colocar nosso purê de abóbora e decorar um pouco. Você pode adicionar um pouco de azeite virgem e algumas sementes de cachimbo em cima de cada prato. Sirva à mesa imediatamente para comê-lo quente. Bom proveito!!

Purê de abóbora caseiro.
Purê de abóbora passo a passo.

Conselhos e sugestões

Nesta receita usamos um cubo de caldo com água para fazer o creme, você também pode usar um tijolinho de caldo de legumes ou de galinha, a gosto.

A textura depende da quantidade de caldo que tivermos independentemente do creme utilizado. Portanto, se quisermos mais macio, podemos adicionar um pouco mais de caldo ou água, para torná-lo mais leve.


refeições espanholas fáceis

Outras receitas de purê que recomendo

Se quiser algo um pouco mais completo, pode preparar um purê de abóbora e abobrinha. Uma receita bastante semelhante à que vimos hoje e igualmente muito simples de fazer.

Outro dos meus favoritos é o purê de abobrinha, que vai te surpreender pelos poucos ingredientes utilizados, mas sim, com sabor de creme ou purê caseiro que você vai até revestir o prato com pão.

E para finalizar as recomendações de hoje temos o purê de lentilhas. A primeira vez que experimentei, fiquei tão satisfeita que incluí diretamente na minha lista de receitas favoritas, é uma delícia!!

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0