pudim parisiense

Links patrocinados

Hoje preparamos como sobremesa tradicional, uma ótima pudim parisiense de origem francesa, também conhecido como pudim parisienseembora para mim, a julgar pela sua aparência, possa considerá-lo como um pastel de nata assado.

Links patrocinados

Cada país adaptou-o (como costuma acontecer com todas as receitas) aos seus costumes e gastronomia, dando-lhe nomes diferentes, mas todos se juntam numa base feita com massa quebrada e recheio de pudim de ovo caramelizado com mais ou menos altura e assado.

Claro, é uma sobremesa muito atraente de se olhar, tem um delicioso sabor de creme e sua preparação é muito simples, então você não pode pedir mais.

Receita tradicional de pudim parisiense

informação da receita

  • rações: 6 pessoas
  • Calorias por porção (kcal):381
  • Tempo de preparação: 15 minutos
  • tempo de cozimento: 1 hora
  • tempo total: 1 hora e 15 minutos
  • tipo de cozinha: Francês
  • Categoria: Sobremesas

Ingredientes necessários

  • 1 pacote de massa quebrada
  • 3 ovos
  • ½ litro de leite frio
  • 100 gramas de açúcar
  • 10gr de farinha de trigo
  • 50 gramas de amido de milho
  • 1 fava de baunilha ou essência de baunilha

Preparação

Começamos por untar uma forma redonda de perfil baixo e com cerca de 20 cm de diâmetro com um pouco de manteiga, também polvilhamos um pouco de farinha com a ajuda de um passador.

Estendemos a massa quebrada sobre uma superfície, o esticamos um pouco com o rolo sem pressionar e passamos para a fonte, adaptamos bem ao fundo e às paredes com as mãos e depois, cortamos o excesso de massa com uma faca.

Pré-aqueça o forno a 180º C, com aquecimento para cima e para baixo. À medida que vai aquecendo, bata os ovos em uma tigela, adicione a farinha, o amido de milho e 125 ml de leite frio. Misture tudo muito bem e reserve.

Coloque o restante leite (375 ml) em uma panela junto com o açúcar e a vagem de baunilha ou algumas gotas de essência. Aqueça em fogo médio até começar a ferver e rapidamente, diminuir a intensidade do fogo e despejamos a mistura anterior que reservamos.

Mexa continuamente com algumas varas de cozinha e sempre em lume brando até desfazer os grumos e o creme ficar no ponto.

Despeje o creme sobre a massa quebrada e distribuímos bem com a ajuda de uma língua de pastelaria. Colocamos o prato no forno em altura média e contamos cerca de 50 minutos aproximadamente a 180º C.

Após o tempo especificado, Agora podemos tirar o pudim parisiense do forno e vamos deixar esfriar até a temperatura ambiente sem desenformar.

Depois de temperado, devemos cobri-lo com filme transparente e colocá-lo na geladeira por no mínimo 2 horas, ou muito melhor se deixarmos durante a noite. Agora só falta desenformar e já podemos saborear esta deliciosa sobremesa. Bom proveito!!


Apresentação de flan parisiense
Pudim tradicional parisiense.

Truques para um flan parisiense perfeito

Recomendo que se o pudim começar a dourar muito quando estiver no forno, você o cubra com papel alumínio, para evitar que queime.

Reserve na geladeira coberto com filme plástico e sem retirar da forma, quanto mais horas de refrigeração melhor, para que endureça bem.

Se você quiser uma cobertura de caramelo para este delicioso pedaço, pode fazê-lo como crema catalana, espalhando açúcar por cima e depois queimando com um maçarico de cozinha.

Com o que acompanhar um pudim parisiense

Esta sobremesa é óptima quando consumida fria, pode acompanhar com um pouco de natas ou mesmo gelado de caramelo. Polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro por cima, seria outra opção. E se servir também uns shots de creme de licor de cachaça ou licor de café, sua tarde será ótima!

Utensílios recomendados para esta receita

Forma de Forno Cacheado de 20 cm de diâmetro

202 Opiniões

Forma de Forno Cacheado de 20 cm de diâmetro

  • QUALIDADE PREMIUM: Feito com aço carbono esmaltado de alta qualidade e revestimento antiaderente livre de PFOA.
  • DESIGN: Bandeja que facilita a desmoldagem e posterior apresentação.

Os preços dos produtos publicados foram atualizados em 07/05/2023.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0