Profiteroles recheados com creme e trufa

Links patrocinados

Preparação: 35 minutos
cozinhou: 20 minutos
pronto em: 55 minutos

Nesta receita explicamos como preparar o Choux Pastry fazer o profiteroles recheados com creme e trufa De uma forma simples. Este tipo de massa de origem francesa encontra-se nas padarias com certos pastéis como Lyonnais ou éclairs recheados.

Links patrocinados

Primeiro prepara-se a massa e depois com o saco pasteleiro fazem-se as porções pequenas, uma tarefa fácil e divertida em que os mais pequenos da casa podem sempre ajudar.

Com esta receita teremos uma boa quantidade destes docinhos, por isso começamos por fazer a massa!

Receita de profiteroles caseiro

Ingredientes para fazer a massa choux

Com estas quantidades teremos para 50-60 unidades:

  • 75 gr de farinha de trigo mole
  • 75 gr de farinha forte
  • 4 ovos
  • 1 ovo para pintar
  • 100 gr de manteiga sem sal
  • 120 ml de água
  • 120 ml de leite
  • 10 gramas de açúcar
  • 5 gramas de sal

Ingredientes para o recheio

  • 500 ml de natas
  • 125 gr de açúcar de confeiteiro
  • 40 gr de cacau em pó puro

Como preparar a massa choux para profiteroles caseiros

  1. Coloque em uma panela para aquecer em fogo médio água, o leite, o manteigao sal e ele açúcar. Levamos ao ponto de ebulição e quando estiver pronto retiramos do fogo.
  2. Neste momento, adicionamos todos os farinha peneiramos de uma vez e começamos a mexer com uma colher com cuidado e sem parar de mexer até a massa desgrudar das bordas, levamos ao fogo e esperamos que fique mais compacta. Retire do fogo e deixe esfriar na tigela antes de adicionar os ovos para que não coagulem.
  3. Adicionar um por um 4 ovos, a massa vai clarear, mas quando você misturar tudo, vai acabar engrossando, faça com consistência e vai ficar com a textura de um merengue picotado, brilhante e cremoso, então estará pronto. Também pode utilizar o robot de cozinha, facilitará o seu trabalho.
  4. Passe a massa com a espátula ou colher para a saco de confeitar com um bico liso de 1 cm ou podemos cortar a manga se for descartável, preparamos a assadeira com a assadeira. pergaminho ou toalha de mesa de silicone e sobre ela vamos formando as porções subindo e descendo a manga que fazemos, separamos umas das outras com uns 3 cm para que cresçam quando assadas. Se fizermos picos de massa, abaixamos para que não queime ao assar e fazemos com o dedo embebido em água.
  5. nós vencemos um ovo e com o pincel as porções.
  6. Pré-aqueça o forno a 210 ºC com calor por cima e por baixo, quando estiver bem quente inserimos o tabuleiro na parte inferior e deixamos por 10 minutos até que cresçam, depois baixamos a temperatura para 180 ºC e deixamos por 10 a mais 12 minutos até que estejam dourados E assim faremos várias remessas até terminar a massa.
  7. Retire-os do forno e deixe-os arrefecer completamente sobre uma grelha.

Profiteroles artesanais.
Profiteroles caseiros.

Como preparar o recheio de creme e trufas

  1. Depois de refrigerar o creme Pelo menos meia hora, batemos com as varetas elétricas na velocidade máxima, quando começar a engrossar, paramos e adicionamos o copo de açúcar aos poucos e continue batendo até engrossar, tomando cuidado para não exagerar para não fazer manteiga.
  2. Separe metade do creme em outra tigela, nela adicionamos várias colheres de cacau puro e com a língua de massa retiramos de dentro para fora com leves movimentos envolventes para que não desça, terminamos de adicionar o restante do cacau e teremos a trufa pronta.
  3. Passamos o creme e a trufa para dois sacos de confeitar indistintamente.
  4. Corte os profiteroles ao meio e recheie alguns com creme e outros com trufa, cubra e cubra com copo de açúcar para dar um sabor melhor e pronto, aproveite!.

Profiteroles caseiros.
Profiteroles de trufa e creme passo a passo.

Conselhos e sugestões

Ao adicionar os ovos, verificamos se a massa não clareia muito, se necessário vamos integrando o último ovo aos poucos, primeiro a gema e observe a consistência e depois a clara, evitando que amoleça. Nesse caso, omitimos o último ovo.

O teste de cozedura é em tirar um e se vermos que desce deixamos o resto a cozer mais tempo, tudo depende sempre de cada forno, sabem que cada modelo é um mundo diferente, por isso não há escolha mas tentar até pegar o jeito


refeições espanholas fáceis

Outros doces que recomendo

Deixo-vos com várias receitas de sobremesas muito nossas e que todos gostamos para lanches ou pequenos-almoços:

Os pãezinhos doces de leite são especialmente muito macios, você pode comê-los com chocolate, geléia ou sozinho com café, são deliciosos!

Os coquitos ou sultanas caseiros são aqueles doces que depois de comê-los não consegue parar de os comer, suculentos e com sabor a coco, são cativantes e o melhor é que são muito fáceis de fazer.

Não podem faltar os biscoitos caseiros, para o chocolate de inverno, ou para fazer um bolo de café ou tiramisu, sempre à mão para usar em sobremesas ou tomar sozinho.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0