porrusalda

Links patrocinados

Preparação: 5 minutos
cozinhou: 25 minutos
pronto em: 30 minutos

O porrusalda ou caldo de alho-poró É um prato de origem basca que no passado era muito consumido durante a Quaresma, onde famílias humildes usavam ingredientes básicos da horta, como alho-poró e batata.

Links patrocinados

Actualmente converteu-se numa opção perfeita para todo o ano e embora outros ingredientes como a cenoura ou mesmo peixe como o bacalhau.

Desta vez vamos preparar uma porrusalda, com a receita simples e humilde que foi feita apenas com batata e alho-poró, embora também incluamos cenouras para complementar um pouco mais.

Receita tradicional de porrusalda

Ingredientes necessários

Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:

  • 2 batatas grandes
  • 2 alhos-porós
  • 1 cenoura
  • 1 litro de caldo de legumes
  • Pimenta preta da terra
  • Azeite de oliva
  • Sal

Como preparar a autêntica porrusalda

  1. Nós descascamos o batataslave e corte quebrando-os em pedaços pequenos.
  2. Cortamos as folhas do alho-poró e a parte das raízes, deixando apenas o que é o caule. Retiramos a primeira camada do caule, lavamos e cortamos em pedaços médios.
  3. Descasque e corte o cenoura fatias bastante grossas.
  4. Em uma panela coloque duas colheres de azeite de oliva aqueça em fogo médio-alto.
  5. Com o óleo quente, junte as batatas picadas e os alhos franceses que acabámos de cortar, juntamente com uma pitada de Pimenta moída e outro de sal.
  6. Fritamos os legumes por alguns minutos, mexendo de vez em quando para que não queimem.
  7. nós derramamos o sopa de verduras até que os ingredientes estejam completamente cobertos.
  8. Tampe, reduza o fogo para médio e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos, até a batata ficar macia, mas não desmanchando.
  9. Agora só falta retirar do lume, empratar e servir à mesa para comer esta deliciosa porrusalda quentinha. Bom proveito!!

Vista de um prato porrusalda
Porrusalda.

Comentários e sugestões

É importante frite os legumes alguns minutos antes de adicionar o caldo para realçar seu sabor, se apenas cozinhá-lo, a porrusalda não ficará tão saborosa e faltará aquele ponto que a torna especial.

Se não tiver caldo de legumes pode substituir por água, mas como sempre digo, a diferença está nos pequenos detalhes, pois onde há um bom caldo de legumes caseiro, todo o resto é retirado.

Vídeo da receita de porrusalda basca

Outras receitas com vegetais que recomendo

Em minha casa comemos sempre muitos legumes e há alguns pratos como feijão verde na horta que costumo preparar, pois é uma das opções mais fáceis de fazer e o resultado é delicioso.

Para os meses de inverno e com a temporada de alcachofras em pleno andamento, também costumo fazer alcachofras com presunto, um prato com incríveis propriedades nutricionais e muito sabor.

E uma das receitas que publiquei há pouco tempo e que tem feito bastante sucesso são as panquecas de brócolos, outra forma de consumir este precioso vegetal, perfeito para um jantar leve ou mesmo como entrada para o almoço do dia.


refeições espanholas fáceis

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0