O pizza caprichosa ou caprichosa é outra maravilhosa pizza italiana tradicionalque, como outros como o napolitano ou a margarita, é muito simples de fazer e em poucos minutos estaremos prontos para desfrutar com toda a família.
Como eu sempre digo, preparar uma pizza em casa Tem suas vantagens porque você realmente conhece a qualidade de seus ingredientes em todos os momentos, sendo o resultado muito mais satisfatório do que se comprássemos pizzas congeladas ou pré-cozidas.
Desta vez vamos preparar a massa de raiz e depois recheá-la com uma base de tomate e queijo mozzarella, alcachofras, presunto cozido, cogumelos, azeitonas pretas e manjericão, toda uma combinação de ingredientes que tornam esta caprichosa pizza uma surpresa.
Receita de Pizza Caprichosa
Ingredientes para fazer a massa
Com estas quantidades teremos para 2 pizzas grandes:
- 400gr de farinha de trigo
- 7 gramas de fermento seco
- 240 ml de água morna
- Azeite de oliva
- Sal
Ingredientes para o recheio
- 2 tomates
- 4 fatias grandes de presunto cozido
- 300 gr de queijo mussarela
- 10 corações de alcachofra em conserva
- 6 cogumelos grandes
- 4 colheres de sopa de azeitonas pretas sem caroço
- folhas frescas de manjericão
- Azeite de oliva
- Sal
presunto cozido substitui presunto cozido italiano que na verdade é o usado para esta receita e é muito difícil de encontrar fora da Itália.
Preparação da massa da pizza
- Num recipiente juntamos 140 gr de farinha previamente peneirada para que a pizza fique mais esponjosa.
- Agora adicione o fermento seco e misture bem com a farinha.
- Deitamos 240 ml de água morna, que deverá estar a uma temperatura não superior a cerca de 40º C.
- Mexa muito bem misturando a água com a farinha até desfazer os grumos.
- Adicione o restante da farinha (260 gr) previamente peneirada, adicionamos também ½ colher de chá de sal e 1 colher de sopa de azeite.
- Agora misturamos tudo até que já seja difícil trabalhar a massa no recipiente.
- Vire a massa para a mesa de trabalho e amasse com as mãos por 5 minutos.
- A princípio veremos que a massa gruda muito, mas à medida que a trabalhamos, ela se torna uma massa macia e agradável ao toque.
- Formamos uma bola com a massa e colocamos de volta no recipiente previamente enfarinhado. Cubra com um pano limpo e deixe descansar por 10 minutos.
Como fazer pizza caprichada
- Pré-aquecemos nosso forno a uma temperatura de 230º C com aquecimento para cima e para baixo. Deixamos a assadeira no ponto mais baixo do forno, pois aqui fica o truque para que depois a pizza fique bem assada no fundo.
- Corte a massa em duas partes mais ou menos iguais, arredonde e espalhe uma delas sobre papel manteiga, achatando-a com os dedos e dando-lhe uma forma circular.
- Temos que ter uma base de pizza de aproximadamente 30 cm de diâmetro e com uma borda roliça.
- Fazemos a mesma operação com a outra porção de massa até obtermos o que serão as duas bases das nossas caprichosas pizzas.
- Agora descascamos os tomates, amassamos com um liquidificador elétrico e vamos espalhar o tomate amassado bem distribuído nas duas bases sem atingir totalmente a borda.
- Continuamos polvilhando generosamente uma boa camada de queijo muçarela ralado.
- A seguir distribuímos os corações de alcachofra, bem escorridos e cortados ao meio ou em quartos, o presunto cozido, os cogumelos previamente fatiados, as azeitonas pretas às rodelas ou inteiras e algumas folhas de manjericão a gosto.
- Adicione um pouco de sal e algumas gotas de azeite por cima.
- Com a ajuda de uma pá de cozinha ou de um simples pedaço de papelão, transferimos a pizza junto com o papel manteiga e colocamos no forno, deixando delicadamente no tabuleiro que já temos dentro.
- Asse a pizza por cerca de 8 a 10 minutos até vermos que o queijo derreteu completamente e o fundo da massa começou a dourar.
- Tiramos a pizza do forno, levamos à mesa e saboreamos enquanto se faz a segunda pizza, repetindo a mesma operação. Bom proveito!!

Comentários e sugestões
Se você pesquisou na internet a receita do autêntica pizza caprichosavocê deve ter notado que alguns adicionam ingredientes como anchovas ou ovos, bem, nada a ver com isso, esses ingredientes podem adicionar outro toque de sabor a esta pizza, mas não correspondem à receita original italiana.
Outras receitas de pizza caseira
Em matéria de pizzas podemos dizer que há para todos os gostos. Por exemplo, para quem gosta mais de queijo, temos a famosa pizza de quatro queijos, uma deliciosa mistura dos queijos Fontina, Parmigiano, Mussarela e Gorgonzola com base de molho de tomate e orégano.
A pizza havaiana é a escolha de todos aqueles que gostam de nuances doces proporcionadas por uma fruta tão rica quanto o abacaxi, sendo uma das pizzas mais fáceis de fazer e com menos ingredientes.
E por fim, para quem quer apenas os ingredientes básicos que não podem faltar em nenhuma pizza, existe a pizza margherita, que leva molho de tomate, bastante mussarela e um toquezinho de manjericão, uma combinação bem simples mas ao mesmo tempo . delicioso.