Esta receita de Pescada com Molho Verde é perfeita para todos os que estão a começar a cozinhar, pois é muito fácil de fazer e utilizamos poucos ingredientes fáceis de manusear na cozinha.
A pescada é um peixe que todos devemos incluir na nossa alimentação, pois todos sabemos os benefícios de comer peixe pelo menos duas vezes por semana.
Este prato particular é muito apreciado na gastronomia basca e serve de base para a preparação de outros pratos um pouco mais completos, como a pescada com amêijoas em molho verde.
Receita de Pescada ao molho verde
Ingredientes para cozinhar pescada em molho verde
Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:
- 4 fatias grandes de pescada ou 8 pequenas
- 3 dentes de alho
- 100 ml de vinho branco
- 350 ml de caldo de peixe
- 1 colher de farinha
- salsa fresca picada
- Pimenta preta da terra
- Azeite de oliva
- Sal
Como fazer Pescada em Molho Verde
- Primeiro, tempere as postas de pescada com sal e pimenta de ambos os lados.
- Aqueça uma frigideira grande em fogo médio-alto com 3 colheres de sopa de azeite.
- Quando o azeite aquecer, junte os dentes de alho previamente descascados e picados finamente.
- Refogue o alho até começar a dourar.
- Adicione a farinha e continue refogando por mais um minuto para dourar um pouco e perder o sabor cru.
- Deite o vinho branco, o caldo de peixe e junte uma colher de sopa bem cheia de salsa fresca picada.
- Mexa até que todos os ingredientes estejam perfeitamente integrados.
- Esperamos o caldo começar a ferver e contamos mais 2-3 minutos para o álcool evaporar e começar a engrossar o molho.
- Junte as postas de pescada e mexa um pouco o tacho para que se assente no molho.
- Tampe a panela e cozinhe por mais 5-6 minutos.
- Passado esse tempo, retiramos a tampa e verificamos se o molho já engrossou, retiramos do lume e já temos a pescada em molho verde pronta a servir à mesa.
Dicas para preparar pescada em molho verde
Antes de começar, é conveniente verificar se a panela que vamos usar é larga o suficiente, para que todas as fatias de pescada caibam perfeitamente sem que fiquem empilhadas umas sobre as outras.
Como você viu, esta receita é muito fácil de preparar. A única coisa a ter em mente é que o molho não precisa ser muito grosso nem muito líquidoportanto, se necessário, adicionaremos um pouco mais de caldo de peixe ou deixaremos cozinhar um pouco mais, conforme o caso.
Se quiser complementar um pouco mais este prato de pescada em molho, pode adicionar umas ervilhas cozidas na altura de juntar as rodelas de pescada. Espargos brancos e ovos cozidos também costumam ser adicionados.

Outras receitas de pescada que vou recomendar
Como referi no início, a pescada com amêijoas é preparada de forma muito semelhante a esta receita. A única coisa que muda é que é um prato muito mais completo porque inclui amêijoas, ervilhas, espargos e até ovos cozidos como ingredientes.
Outra receita que posso recomendar são os palitos de pescada empanados, onde formaremos uma espécie de massa de pescada e queijo Filadélfia, moldando-os em “palitos” para depois fritá-los em óleo quente abundante.
E seguindo a mesma linha, podemos também fazer os nuggets de pescada caseiros, um aperitivo de peixe que pode ser servido em qualquer ocasião, acompanhados dos molhos que mais gostar de mergulhá-los, são deliciosos!!