Eu sempre digo que receitas de peixe nunca devem faltar na nossa cozinha. Hoje quero compartilhar um daqueles pratos tradicionais de uma vida, um deliciosa pescada à la marinera que desta vez preparei com berbigões em vez de amêijoas, mas como não podia deixar de ser, deixou-se lamber os dedos.
Este é um prato simples de fazer, mas é carregado com um rico sabor do mare o que mais gosto nele é que o considero perfeito para servir à mesa tanto numa ocasião especial como numa refeição em família em qualquer dia da semana.
pescada é um peixe branco com baixo teor de gordura e que tem poucos espinhos, que podem ser facilmente removidos. Por isso, é um tipo de peixe perfeito para toda a família, até mesmo para os pequenos da casa.
receita de pescada com frutos do mar
Ingredientes para fazer pescada em molho
Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:
- 800 gr de filetes de pescada
- 250 gr de berbigão
- 16 camarões
- ½ cebola
- 1 alho-poró
- 3 dentes de alho
- 2 colheres de chá de amido de milho
- 150 ml de vinho branco
- 250 ml de água
- Salsinha
- Azeite virgem extra
- Sal
Como preparar pescada com camarão
- A primeira coisa que faremos é descartar as berbigões que estiverem abertas e limpar bem o restante. Para isso, colocamos em um recipiente, cobrimos bem com água e deixamos descansar por 30 minutos.
- Após esse tempo, adicionamos uma pitada de sal e deixamos descansar por mais 10 minutos, assim obteremos o berbigões expelir o grão que você pode ter.
- Enquanto se limpam os berbigões, descascamos os camarões e vamos deixá-los reservados em um recipiente.
- Aqueça algumas colheres de sopa de azeite de oliva em uma panela e frite as cabeças e cascas dos camarões por 2-3 minutos.
- nós derramamos o água e cozinhe em fogo médio-alto até começar a ferver. Cozinhamos por 5 minutos.
- Enquanto isso, descasque e pique finamente o cebolao dentes de alho e ele alho-poró.
- Em uma caçarola larga, refogue os legumes picados em fogo médio com algumas colheres de sopa de azeite por 10 minutos.
- nós derramamos o vinho branco e cozinhe por 2-3 minutos para deixar o álcool evaporar.
- Transfira o molho para o copo do liquidificador e acrescente o caldo do cozimento dos camarões, que teremos previamente coado.
- Processamos até transformar tudo em um molho homogêneo e voltamos à caçarola.
- Nós incorporamos o lombos de pescadaque devem estar limpos e sem espinhos.
- Tempere a nosso gosto e despeje meio copo de água fria, na qual teremos previamente diluído o amido de milho.
- Cozinhe a nossa pescada por 5-6 minutos em fogo médio-alto e com a panela tampada, sacudindo de vez em quando.
- Vire cuidadosamente os lombos de pescada para não se partirem e junte os camarões descascados, os berbigões e o salsinha previamente picado.
- Cozinhamos mais 3-4 minutos com a caçarola tapada e teremos a nossa pescada ao molho de mariscos pronta. Bom proveito!!

Se gostou desta receita, recomendo que dê uma vista de olhos na secção de receitas de pescada, onde encontrará outras deliciosas!!
Dicas para fazer pescada à la marinera
Em primeiro lugar, e como em quase todas as receitas de peixe, é importante escolha uma pescada de qualidade e se possível fresco. Neste caso, selecionaremos uns belos lombos ou umas boas postas grossas, que garantam que o peixe fique tenro e suculento sem o perigo de se desfazer durante a cozedura.
Se não encontrar pescada fresca, pode sempre comprá-la congelada, mas deve ter em conta que precisa de um processo de descongelamento adequadoque consiste em transferir o peixe do freezer para a geladeira e mantê-lo lá por 24 horas antes de iniciar esta receita.
Tem que respeitar os tempos de cozedura do peixe, sem ultrapassar, mas também sem ficar aquém. Assim que vemos que a pescada está pronta, retira-se do lume e de imediato servimos à mesa.
Com o que servir a pescada de marisco
Neste tipo de pratos tem que colocar um pouco de pão na mesa sim ou sim, porque o molho que se gera é daqueles que eu digo é “pega no pão e mergulhe”.
Além disso, umas batatas são sempre boas para o peixe, no meu caso costumo preparar umas batatas a la pobre, que com o uso de pimentos complementam na perfeição este prato, embora algumas batatas simples assadas também possam ser uma opção muito boa, pois enquanto são feitas sozinhas no forno, pode ir cozinhando a pescada de marisco e fazê-las ao mesmo tempo.

Outras receitas de peixe que recomendo
Se quer um daqueles pratos de “pegar no pão e molhar”, tem de experimentar o bacalhau com tomate e pimentos, uma receita super simples de preparar e com a qual irá certamente surpreender todos os seus convidados.
Outro dos peixes que gosto muito é o salmão e apesar de poder ser preparado de várias formas, o salmão grelhado é a forma mais fácil de o cozinhar e o melhor de tudo, fica sempre delicioso.
E por último, para concluir as recomendações de hoje, tenho a tradicional Dourada Assada com Batatas, uma opção bastante completa com a qual terá o prato principal de qualquer refeição resolvido.