Hoje preparamos como acompanhamento para o nosso jantar, Pão naan. É um pão achatado, feito com farinha de trigo e iogurte. É originalmente da Índia e geralmente podemos encontrá-lo em restaurantes indianos ou paquistaneses e de diferentes variedades, como alho naan.
Caracteriza-se pela sua forma achatada que, ao inchar no forno, permite dobrá-la e recheá-la com legumes, acompanhar os nossos húmus, pratos de carne ou arroz, ou simplesmente comê-la simples, barrada com manteiga clarificada, conhecido como ghee.
A textura deste pão é bem esponjosa e seu sabor é macio e agradável, com certeza você vai se deliciar a cada garfada!
Receita de Pão Naan
informação da receita
- porções:8
- Calorias por porção (kcal):137
- Tempo de preparação: 25 minutos
- tempo de cozimento: 10 minutos
- tempo total: 35 minutos
- tipo de cozinha: Índia
- Categoria: Pães
Ingredientes necessários
- 350gr de farinha de trigo
- 115 ml de água morna
- 1 ovo batido
- 1½ colheres de chá de fermento de padeiro seco
- 1 colher de chá de açúcar
- 75 gr de iogurte grego
- 2 colheres de sopa de Ghee ou manteiga clarificada
- 60ml de óleo vegetal
- 1 colher de chá de sal
Preparação
Começamos fazendo a preferência, para isso colocamos o agua mornacom ele açúcar e a levedura. Misture com uma espátula ou batedor e deixe descansar por 20 minutos ou até vermos que a mistura já está borbulhando.
Após o tempo indicado, adicione em uma tigela o ovo batidocom ele óleo, ele iogurteo sal e então nós o amarramos bem.
Nós incorporamos o metade da farinha peneirada e ele preferência que havíamos preparado e misturado tudo bem. Podemos fazer esse processo manualmente ou com o mixer, a única coisa que vai variar é o tempo de preparo.
Acabamos adicionando o resto do farinha e continuamos misturando até que não nos permita mais misturar porque engrossou. Em seguida, viramos sobre uma superfície lisa e levemente enfarinhada e continuamos a amassar com as mãos até que a massa não fique mais pegajosa. Se fizermos com a batedeira, continuaremos dentro da mesma tigela.
Unte uma tigela e passe a massa por dentro. Deixamos descansar coberto com filme transparente ou com pano úmido por aproximadamente 2 horas, ou até dobrar de tamanho.
Depois de crescido, passamos para a mesa previamente enfarinhada e desgaseificamos, apertando um pouco com os dedos. Dividimos em 8 porções iguais, podemos usar o peso.
Nós os moldamos em uma bola e os achatamos levemente. Enquanto isso vamos esticando cada um com o rolo, o resto deixamos tampado para não ressecar. Damos-lhe uma forma oval com cerca de 5 mm de espessura. Como os temos, colocamos separados por dois pães naan na assadeira, que deve ser previamente forrada com papel manteiga.
Pré-aqueça o forno a 230º C com calor em cima e em baixo, coloque o tabuleiro em altura média e deixe inchar e alourar um pouco.
Sem removê-los completamente, escovamos os dois lados na mesma bandeja com ghee e deixamos que ganhem um pouco mais de cor, depois retiramos e deixamos em uma cesta de pão coberta com um pano limpo para mantê-los aquecidos.
Colocamos mais alguns naan no forno e repetimos a operação. Então vamos assá-los dois a dois até que estejam todos prontos.
Sirva estes naan à mesa, como complemento da refeição ou como guarnição, são mesmo deliciosos!

Truques para um pão naan perfeito
Quando colocamos o babá no forno, não devemos deixá-los dourar por muito tempo. Assim que as bolhas saem e começam a inchar, para evitar que sequem, retiramos e pincelamos e mais uma vez no forno, deixamos apenas o suficiente para dourar dos dois lados.
Para manter o naan aquecido, cubra-o com um pano até a hora de servir.
Você pode fazer este processo da mesma forma na panela, você os cozinha dos dois lados até inchar, depois pincele com a manteiga clarificada e, por fim, cozinhe mais um pouco até começarem a dourar.
Com o que acompanhar o pão naan
Normalmente na Índia, o pão naan é usado para levar a comida diretamente do prato, como se fosse um talher. Costuma-se também servir com um molho de alho e salsa, que pode acompanhar os nossos arrozes, guisados ou estufados. É um pão muito versátil, pois combina com quase todos os ingredientes salgados.