Pantrucas é uma espécie de macarrão feito de farinha de trigo e que é amplamente utilizado na gastronomia de países como Chile e Argentina, geralmente incorporando-o a uma grande variedade de receitas de caldos e sopas, como é o caso hoje.
Como acontece com a maioria das receitas tradicionais de origem humilde como estas pantrucas, em cada casa são preparadas com uma variação ou outra e ao gosto de cada um. Por exemplo, você pode trocar a carne moída por osso buco ou filetes de vitela grossos, ambos cortados em tiras, ou substitua o caldo de carne por caldo de ossos.
Nesta ocasião, quero mostrar como faço as pantrucas em casa, que são deliciosas e, claro, incentivo você a experimentá-las e espero que goste.
receita de pantrucas chilenas
informação da receita
- rações: 2 pessoas
- Calorias por porção (kcal):430
- Tempo de preparação: 20 minutos
- tempo de cozimento: 20 minutos
- tempo total: 40 minutos
- tipo de cozinha: chileno
- Categoria: Sopa
Ingredientes necessários
- 200 gr de carne moída
- 2 batatas médias
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 cenoura
- ½ pimentão vermelho
- 1 litro de caldo de carne
- 2 ovos
- 1 colher de chá de páprica doce ou páprica
- 1 colher de chá de orégano
- ½ colher de chá de cominho em pó
- Salsa ou coentro fresco picado
- pimenta preta moída na hora
- Azeite de oliva
- Sal
Ingredientes para Pantrucas
- 3/4 xícara de farinha de trigo
- 1 ovo
- ¼ xícara de água morna
Preparação
Começamos por descascar e picar a cebola e os dentes de alho. Descasque a cenoura e corte-a em tiras finas. Corte a pimenta vermelha da mesma maneira.
Aqueça uma colher de sopa de azeite em fogo médio e Refogue a cebola e o alho por alguns minutos até que a cebola comece a ficar transparente.
Adicione a carne picada e cozinhe por 3 minutos até ganhar cor. Adicione as tiras de cenoura, o pimentão cortado, o orégano, os cominhos e a páprica doce.
Tempere a gosto, mas levando em consideração que o caldo que vamos usar já pode ter sua cota de sal. No meu caso tem porque usei caldo de carne caseiro.
Nós incorporamos o batatas previamente descascadas, lavado e quebrado em pedaços pequenos. Despeje o caldo de carne, mexa um pouco e tampe. Cozinhe em fogo médio por 8 minutos e enquanto isso vamos preparando a massa para as pantrucas.
Em uma tigela adicione a farinha, o ovo e a água. Misture bem até obter uma massa homogênea.
Em uma superfície lisa e levemente enfarinhada, estique a massa com a ajuda de um rolo até ficar com cerca de 2 milímetros de espessura. Corte a massa com o auxílio de uma faca ou cortador de pizza, formando quadrados irregulares cerca de 2 ou 3 centímetros e essas serão as pantrucas.
Adicione as pantrucas ao caldo e continue cozinhando em fogo médio por mais 10 minutos. Depois desse tempo, adicionamos os ovos (um de cada lado da panela) e deixe cozinhar por 2-3 minutos sem mexer, como se estivéssemos fazendo ovos escalfados.
Retire o tacho do lume, distribua as pantrucas colocando um ovo escalfado em cada prato, polvilhe um pouco de salsa picada por cima e sirva de imediato à mesa. Bom proveito!!

Com o que acompanhar as pantrucas
Pessoalmente, gosto de acompanhar este tipo de prato com um pouco de pão caseiro, embora também não seja necessário, pois é um prato farto e bastante satisfatório, acho que é costume comer quase sempre com pão .
Quanto à harmonização, espumantes como o Lambrusco ou algum rosé vão muito bem, em ambos os casos servidos bem frescos.
Utensílios recomendados para esta receita
Usar um bom rolo para abrir a massa das pantrucas é fundamental para que elas saiam perfeitas. Ultimamente tenho usado um novo que comprei, tem umas argolas para ajustar a altura que é ótimo e também, dão de presente um tapete de silicone. Aqui está o link caso você possa estar interessado.
rolo de aço inoxidável
Os preços dos produtos publicados foram atualizados em 05/04/2023.