Panna cotta é um Sobremesa italiana tradicional da região do Piemonte, que é preparado com leite, creme líquido ou creme de leite, açúcar e gelatina ou ágar ágar. A sua textura é suave como um creme e geralmente é servido decorado com frutos silvestres ou qualquer tipo de compota, sendo a mais utilizada a de morango.
Para fazer este delicioso doce cremoso não precisa usar o forno, por isso é perfeito para prepará-lo a qualquer momento. É consumido quando já está firme e depois de várias horas no frigorífico, pelo que pode ser uma boa opção se procura uma sobremesa para deixar pronta para o dia seguinte.
Receita de panna cotta italiana
informação da receita
- rações: 4-6 pessoas
- Calorias por porção (kcal):210
- Tempo de preparação: 20 minutos
- tempo de cozimento: 15 minutos
- tempo frio: 5 horas
- tempo total: 5 horas e 35 minutos
- tipo de cozinha: italiano
- Categoria: Sobremesa
Ingredientes necessários
- 500 ml de creme líquido 35% MG
- 200 ml de leite integral
- 6 folhas de gelatina (10 gr em pó)
- 60 gr de açúcar de confeiteiro
- 1 vagem de baunilha
- Frutos do bosque para decorar (opcional)
Preparação
Abra a vagem de baunilha no sentido do comprimento com a ponta de uma faca e extraia as sementes, faremos isso raspando o interior com a mesma faca.
Coloque as folhas de gelatina em uma tigela de água fria por 10 minutos para que se hidratem.
Enquanto isso, coloque em uma panela o leite integral, o creme de leite e o açúcar de confeiteiro. Misture bem com um fouet de cozinha e adicione as sementes e a vagem de baunilha abrir.
Aquecer em lume médio cerca de 10-15 minutos, mexendo sempre e sem deixar levantar fervura. Retiramos a panela do fogo.
Colocamos as folhas de gelatina hidratada previamente escorridas em outra panela e despejamos o conteúdo na mistura de leite e creme que preparamos, mas devemos pré-coe em uma peneira de malha fina para remover todos os vestígios de baunilha. Misture novamente com as varetas até que a gelatina se dissolva e se incorpore perfeitamente.
Distribuímos a mistura entre os recipientes individuais. Neste caso, usei copos, mas também podem ser copos ou até forminhas de pudim.
Apresentamos os recipientes na geladeira por pelo menos 5 horasou melhor se for de um dia para o outro, assim a panna cotta ficará com uma textura macia bem mais consistente.
Retire do frigorífico pouco antes de servir à mesa e decore com alguns frutos do bosque a seu gosto. Bom proveito!!

Com o que acompanhar uma panna cotta
Nesta ocasião servimos com alguns frutos silvestres, mas também é comum comer panna cotta com a compota que mais gostamos. Você pode experimentar os mais comuns, que são geléia de morango, geléia de mirtilo ou geléia de framboesa.
E se você já gosta de experimentar sabores, recomendo que experimente com trufa de chocolate porque fica uma delícia mesmo.