A paella é um dos pratos de arroz mais representativos da cozinha espanhola e tem grande reconhecimento internacional. Embora o preparo seja sempre o mesmo, existem diferentes tipos de paella dependendo dos ingredientes que acompanham o arroz, como paella valenciana, paella de lagosta, paella de carne, preta ou mista, entre outras.
Desta vez vamos preparar uma paella de frutos do mar tradicional com mexilhões, amêijoas, camarões e lulas, sem dúvida, uma delícia para o nosso paladar. O melhor de tudo é que, depois de preparar todos os ingredientes, preparar a paella é o mais simples possível. Então siga os passos que mostro nesta receita, leia minhas recomendações e tenho certeza que você terá dez!
Receita tradicional de paella de frutos do mar
informação da receita
- rações: 4 pessoas
- Calorias por porção (kcal):220
- Tempo de preparação: 30 minutos
- tempo de cozimento: 40 minutos
- tempo total: 1 hora e 10 minutos
- tipo de cozinha: Espanhol
- Categoria: Arroz
Ingredientes necessários
- 400 gr de arroz bomba
- 400 gr de lulas limpas
- 1kg de mexilhões
- 250 gramas de amêijoas
- 12 camarões
- 2 tomates maduros
- 1 pimenta verde
- 2 dentes de alho
- 1 punhado de ervilhas congeladas (opcional)
- ½ colher de sopa de páprica doce
- Açafrão
- Corante alimentício (opcional)
- 1 folha de louro
- 1,5 litro de caldo de peixe
- Azeite de oliva
- Sal
Preparação
Colocamos as amêijoas num recipiente com água e sal, desta forma irão libertar toda a areia que possam ter no seu interior.
A seguir, vamos limpe bem os mexilhões retirando as barbas e raspando as cascas. Lavamos e reservamos.
Para limpe a lula temos que cortar os tentáculos, tirar a pele e as barbatanas. Em seguida, vire o corpo e lave-o bem em água corrente. O melhor é pedir ao peixeiro que prepare para você, assim você evita todo esse trabalho. Corte as lulas em rodelas ou rodelas e reserve.
Descasque os dentes de alho e esmague-os num almofariz. Lave a pimenta, retire o caule e as sementes e corte em tiras. A seguir, temos que lave os tomates e depois ralamos e reservamos.
Pesamos o arroz e preparamos em uma jarra a quantidade de caldo de peixe que vamos precisar. Essa informação vem na embalagem do fabricante, e costuma-se usar o dobro do caldo do arroz, embora a quantidade possa variar dependendo da marca e tipo de arroz.
Salgue levemente uma panela de paella, despeje 4 colheres de sopa de azeite e aqueça em fogo médio. Quando o óleo esquentar, frite os camarões por dois minutos de ambos os lados, retiramos e reservamos. Fazemos o mesmo com as lulas, retiramos e reservamos.
No mesmo óleo, Refogue a pimenta até ficar macia, mexendo de vez em quando para evitar que queime. Adicione os dentes de alho e frite por mais dois minutos.
Adicione o tomate misture bem e deixe reduzir por aproximadamente 5 minutos. Despeje o caldo de peixe, acrescente o louro, a salsinha, a páprica, alguns fios de açafrão e o corante alimentício, que vai ajudar o arroz a ganhar aquela cor apetitosa.
Junte as amêijoas escorridas, os mexilhões limpos, as lulas cortadas às rodelas e as ervilhas congeladas, distribuindo todos os ingredientes pelo tacho.
Quando o caldo começar a ferver, acrescente o arroz e distribua com uma espátula de madeira, de forma que não fique buracos vazios e em seguida, retificamos o ponto de sal se necessário.
Cozinhe o arroz em fogo médio por 16-20 minutos, dependendo do tempo indicado na embalagem do fabricante.
Quando o arroz estiver pronto, desligue o fogo e cubra a panela com um pano limpo. Deixamos descansar entre 5 e 10 minutos para que o arroz tenha tempo de terminar de absorver o excesso de líquido.
Agora já podemos servir nossa paella de frutos do mar À mesa, podemos fazê-lo na mesma paella ou diretamente servindo a paella em porções individuais. Bom proveito!!

Truques para uma paella de frutos do mar perfeita
A qualidade do arroz influencia muito no resultado da paella. De acordo com os especialistas, arroz bomba é o melhor para fazer paellaspois é capaz de absorver muito mais sabor do que os outros e, além disso, os grãos ficam soltos, evitando em grande parte que acabem grudando e endurecendo.
Como em todas as receitas culinárias, a qualidade dos ingredientes utilizados influencia muito o resultado final. Por isso, na hora de comprar frutos do mar, é melhor você ir à sua peixaria de confiança e comprar produtos frescos.
E por falar em qualidade, o caldo ou fumet usado para fazer uma boa paella de frutos do maré aconselhável fazer em casa, neste link você encontra a receita: Como preparar um caldo ou caldo de peixe.
Um mau hábito que muitos têm na hora de preparar uma paella é mexer o arroz durante o cozimento, isso é um grande erro pois quanto mais mexermos o arroz mais amido ele vai soltar e no final a paella vai ficar mais parecida com uma risoto. O correto seria pegar a panela da paella com cuidado para não nos queimarmos e sacudir para que os ingredientes assentem melhor.

O que é adicionado primeiro, o caldo ou o arroz?
É verdade que nas instruções de preparo de algumas receitas de paella nos dizem para adicionar o arroz antes do caldo e em outras, exatamente o contrário. Então, o que é correto?
Na verdade, isso é uma questão de gosto do cozinheiro e da técnica que cada um usa para fazer as paellas, pois é uma questão que não influencia no resultado.
Lo verdaderamente importante no es el orden de estos dos ingredientes, sino partir de un buen sofrito, calcular bien la proporción de caldo y arroz y los tiempos de cocción, pues estos son los requisitos responsables directos de aportar el sabor al grano de arroz cuando se está cozinhando.
Com o que acompanhar a paella de frutos do mar
Os pratos de arroz com frutos do mar vão muito bem vinho branco como acompanhamentopor isso escolha um bom Verdejo, Albariño ou Sauvignon Blanc e não se esqueça de os servir a uma temperatura entre os 5 e os 8º C.
A paella tem um grande efeito saciante, porém é aconselhável comer algo leve antes, como um salada básica à base de alface, tomate e algum molho. Desta forma, completamos uma refeição saudável e preparamos nosso estômago para uma boa digestão.
Utensílios recomendados para esta receita
REDUZIDO HOJE 6%
Paella de paella de aço vitrificado de 30 cm
- Feito na Espanha.
- Até 50% de economia de energia.
- Revestimento antiaderente reforçado de duas camadas livre de pfoa
- Duas camadas de esmalte externo, preto
- Financiar 100% de indução. Válido para fogões a gás, elétricos, vitrocerâmicos e de indução
Os preços dos produtos publicados foram atualizados em 05/04/2023.