Ossos de santos

Links patrocinados

Los Huesos de Santo é um doce espanhol que se tornou muito popular no Comemoração do Dia de Todos os SantosAliás, quando se aproxima a data desta festa e a colheita da amêndoa está em pleno andamento, podemos encontrá-las em praticamente todas as pastelarias do país.

Links patrocinados

Eles têm uma forma alongada com cerca de 7 cm de comprimento e são basicamente cilindros de maçapão recheados com creme de ovos. A receita que hoje vos mostro é aquela tradicional que se fazia há muitos anos e que se vai passando de geração em geração.

A receita, embora à primeira vista possa parecer um pouco complicada, não é nada verdadeira, pois tudo está organizado para fazer primeiro o maçapão e fazer os doces, depois o creme de ovos e, por fim, rechear os doces com o creme. Bem simples né?

Receita de Ossos de Santo

informação da receita

  • rações: 4 pessoas
  • Calorias por porção (kcal):360
  • Tempo de preparação: 30 minutos
  • tempo de cozimento: 10 minutos
  • tempo de descanso: 9 horas
  • tempo total: 9 horas e 40 minutos
  • tipo de cozinha: Espanhol
  • Categoria: Doces

Ingredientes necessários

  • 250 gr de amêndoa crua moída
  • 7 ovos
  • 475 gramas de açúcar
  • 150 ml de água
  • 175 gr de açúcar de confeiteiro
  • Casca de limão

Preparação

Em uma panela, coloque 200 gr de açúcar, 90 ml de água e alguns pedaços de casca de limão, apenas a parte amarela. Aqueça a panela em fogo médio, misture e espere até começar a ferver.

Cozinhe por 5 minutos e retire a panela do fogo. retire os pedaços de limão e espere esquentar um pouco.

Num recipiente, misturamos as amêndoas moídas com a calda que acabámos de preparar e até obtermos o maçapão, uma espécie de pasta consistente, ligeiramente pegajosa mas sem grudar nos dedos.

Coloque o maçapão em um papel manteiga e com a ajuda de um rolo, vamos esticar a massa até obter uma espessura de aproximadamente 3 milímetros.

Corte a massa em tiras retas com cerca de 7 cm de largura, para isso podemos usar uma régua e cortar com um cortador de pizza.

Com a ajuda de um cilindro ou lápis de um centímetro de diâmetro, iremos enrolando uma das tiras de massa para formar os canutillos. Para isso, impregnamos o cilindro com açúcar de confeiteiro para evitar que a massa grude.

Coloque o cilindro na ponta da tira de massa e enrole até que as pontas coincidam e corte com um cortador. Aperte ligeiramente as duas pontas para que fiquem unidas e retire o eclair, deixando-o no tabuleiro do forno previamente forrado com papel vegetal.

Fazemos a mesma operação até terminarmos com todas as tiras de massa e obtenha todos os nossos eclairs de maçapão.

Deixamos os eclairs descansar por 5 horas para que o maçapão seque e após esse tempo continuamos com o próximo ponto.

Partimos os ovos e separamos as claras das gemas, deixando estas num recipiente próprio para micro-ondas, podendo guardar as claras no frigorífico ou mesmo congelá-las para outra ocasião.

Adicione 100 gr de açúcar e 5 colheres de sopa de água sobre as gemas. Misturamos tudo bem com algumas varetas e depois, coloque o recipiente no micro-ondas e cozinhe por um minuto na potência máxima.

Retire do micro-ondas e volte a bater vigorosamente a mistura, para depois colocar novamente no micro-ondas, mas desta vez, por 30 segundos em potência média.

Retire novamente, bata e volte ao micro-ondas, repetindo a mesma operação até obtermos uma espécie de creme consistente e espesso.

Despeje o creme em um saco de confeiteiro e deixe esfriar completamente. Enquanto isso, continuamos com a receita.

Adicione os 175 gr de açúcar que deixamos em um recipiente grande junto com o açúcar de confeiteiro e uma colher de sopa de água. Misturamos com as varetas e se percebermos que é necessário um pouco mais de água, acrescentamos mais uma colher de chá. o esmalte tem que ser grosso mas fluido ao mesmo tempocomo se fosse leite condensado.

Com os eclairs de maçapão já secos e as natas à temperatura ambiente, recheamos os eclairs com o creme, primeiro numa ponta e depois na outra, reservando-os depois num tabuleiro.

Uma vez cheios todos os Saint’s Bones, passamos cada eclair sobre a superfície de uma grade, enrolando-a e aplicando pressão leve para que as ondulações que tanto os caracterizam fiquem marcadas. Essa etapa é opcional e deve ser feita com muito cuidado para que o tubo não acabe se desfazendo.

Resta passá-los pelo vidrado e deixá-los escorrer sobre uma grade. Coloque uma bandeja sob o rack para pegar qualquer cobertura restante.

Deixamos os Saint’s Bones na grelha e após cerca de 4 horas à temperatura ambiente, podemos guardá-los no frigorífico até ao momento do consumo.


Vista dos ossos do santo
Ossos de santos.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0