Baba ganoush é uma espécie de patê de berinjela muito popular na culinária árabe. Costuma-se comê-lo barrado em pão sírio ou mesmo em pão de forma torrado e é uma boa opção para aperitivo.
Nesta ocasião vamos prepará-lo como se faz em países como a Síria ou a Palestina, onde se consome regularmente, assando as beringelas no forno e depois triturando-as juntamente com outros ingredientes até formar uma espécie de puré ou patê.
Receita de Baba Ganoush
informação da receita
- Porções: 4 pessoas
- Calorias por porção (kcal): 93
- Tempo de preparação: 5 minutos
- Tempo de cozimento: 45 minutos
- Tempo total: 50 minutos
- Tipo de cozinha: árabe
- Categoria: Aperitivo
Ingredientes necessários
- 600 gr de beringelas
- 1 dente de alho
- Suco de ½ limão
- 1 colher de sopa de tahine ou pasta de gergelim
- ½ colher de chá de páprica doce
- ½ colher de chá de cominho moído
- Azeite virgem extra
- Sal
Há alguns dias publiquei a receita do tahini para que você possa fazer em casa, embora também possa comprá-lo no supermercado. Você encontra neste link: Como preparar tahini caseiro.
Preparação
Nós cortamos o beringelas longitudinalmente ao meio e fazemos alguns cortes no lado da carne para que ao assar fiquem bem passados por dentro. Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180º C com calor em cima e em baixo.
Coloque as beringelas com a carne virada para cima num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Vamos derramar um pouco de azeite extra virgem sobre cada berinjela e quando o forno estiver bem quente, coloque a assadeira e asse por aproximadamente 45 minutos ou até que comecem a dourar por cima.
Retire as berinjelas do forno e deixe esfriar por alguns minutos. A seguir, com o auxílio de uma colher, retiraremos toda a carne das berinjelas, que colocaremos no copo do liquidificador.
Nós também adicionamos o suco de limãoele dente de alho previamente descascado, o tahiniele cominhomeia colher de chá de pimentão doce2 colheres de sopa de azeite e uma pitada de sal.
Processamos alguns segundos até que todos esses ingredientes estejam bem triturados, com uma textura de purê grosso.
Retificamos o sal se necessário e transferimos para um recipiente com fecho hermético. Cubra e guarde na geladeira por algumas horas. Antes de servir à mesa, colocamos um pouco de azeite virgem extra por cima, trazemos para a mesa este patê de beringela bem fresco e saboreamos. Bom proveito!!

Comentários e sugestões
Em alguns lugares, este prato árabe é servido com alguns sementes de romã espalhado por cima para dar um toque doce, mas eu gosto muito mais só polvilhando um pouco de páprica doce, isso é uma questão de gosto de cada um.
Normalmente, o Baba ganoush prepara de um dia para o outro, porque o resultado é muito mais rico. Além disso, pode durar perfeitamente até 4 dias se o mantivermos na geladeira e bem tampado.
É comum comer este patê de berinjela espalhado no pão sírio ou mesmo em tortilhas de trigo. Sinceramente, com algumas fatias de pão acho super delicioso.