molho holandês

Links patrocinados

Preparação: 10 minutos
cozinhou: 15 minutos
pronto em: 25 minutos

De certeza que por vezes não encontrará um molho para acompanhar legumes cozidos a vapor ou grelhados ou mesmo alguns peixes como o pargo assado ou o robalo.

Links patrocinados

Bem, o molho holandês que vamos preparar hoje pode servir como complemento ideal para legumes, peixe e ovos. Portanto, esta receita tradicional de molho holandês não pode faltar no seu livro de receitas.

A sua preparação é muito simples, pois apenas teremos que usar alguns ovos, manteiga e limão, embora seja verdade que devemos seguir os passos na perfeição, pois às vezes pode ser cortado, pois é um molho muito emulsionado, semelhante à maionese .

Receita de Molho Holandês

Ingredientes necessários

Com estas quantidades teremos para cerca de 400 gr:

  • 3 gemas
  • 400 gramas de manteiga
  • O suco de ½ limão pequeno
  • Pimenta branca
  • Sal

Como extrair manteiga clarificada

  1. Para obter cerca de 250 gr de manteiga clarificada de que necessitamos nesta receita, vamos colocar os 400 gr de manteiga previamente picada num tacho pequeno e aquecer em lume médio-baixo sem mexer.
  2. Após cerca de 3 minutos, a manteiga terá derretido completamente. Continuamos cozinhando sem mexer em nenhum momento e sem aumentar o fogo.
  3. Após alguns minutos veremos que se formou uma camada espumosa na superfície, este é o momento em que retiramos a panela do fogo.
  4. Teremos que retirar toda a espuma que foi gerada e sob ela veremos que a gordura está flutuando em um líquido (soro de leite) como se fosse água.
  5. Com a ajuda de uma concha vamos recuperando a gordura ou também chamada de manteiga clarificada e reservamos. Este é o que usaremos para fazer o molho.

Preparação do tradicional molho holandês

  1. Em outra panela adicione água até a metade e leve ao fogo alto. Quando a água começar a ferver, retire do fogo.
  2. Coloque uma tigela em cima da panela para que o fundo da tigela não toque na água quente. Assim manteremos a temperatura correta para montar o molho.
  3. Adicione as gemas à tigela, que deve estar completamente limpa, ou seja, sem vestígios de clara.
  4. Batemos constantemente com algumas varas até formar espuma e depois adicionamos o suco de limão.
  5. Continuamos batendo vigorosamente até as gemas quase dobrarem de volume.
  6. Despeje a manteiga clarificada, ainda quente e bem aos poucos (um fio fino) enquanto continuamos batendo com as varetas.
  7. Quando tivermos adicionado toda a manteiga clarificada e o molho estiver bem misturado, adicione uma pitada de sal e pimenta a nosso gosto.

Vista do molho holandês
molho holandês.

Comentários e sugestões

É muito curioso que este delicioso molho tenha recebido o nome de “Hollandesa”, por ser um molho de origem francesa.

Este molho deve ser fazer ao mesmo tempo em que vamos consumi-lo, pois se tentarmos reaquecê-lo corremos o risco de cortar.

Se quiser dar um toque picante, basta adicionar um pouco de pimenta caiena na hora de temperar.

O molho holandês é um dos principais ingredientes para preparar deliciosos ovos Benedict, que você precisa experimentar porque são deliciosos!!

Como evitar que o molho holandês corte

Este molho costuma ser cortado tanto pelo excesso de calor quanto pela falta de calor. Por este motivo, é fundamental mantermos uma temperatura constante durante a sua preparação.

De qualquer forma, se ao adicionar a manteiga clarificada percebermos que ela está cortando, basta adicionar algumas gotas de água fria e mexer com mais delicadeza. Dessa forma, o molho recuperará textura e densidade, evitando que corte.


refeições espanholas fáceis

Outros molhos caseiros que tens de experimentar

Se gosta tanto deste tipo de molho como eu, devo dizer-lhe que existem outros com uma preparação muito semelhante ao holandês ou com alguma variação.

Por exemplo, temos o molho bearnaise, que é feito com redução de vinho branco e vinagre com cebola e estragão. É uma molho especial para peixe e todos os tipos de carnes ou vegetais grelhados.

Por outro lado está o molho mousselinecujo preparo é o mesmo do holandês mas com uma alteração, na hora de servir é ligado com chantilly para que fique com uma textura bem mais espumosa e leve.

Também podemos escolher o molho de barulho, que nada mais é do que uma redução do molho holandês. Para fazer isso, derreta 3 colheres de sopa de manteiga em uma panela, adicione uma xícara de molho holandês feito na hora e misture bem.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0