O molho espanhol É uma das preparações básicas consideradas essenciais em qualquer livro de receitas, e também é a base para a preparação de outros molhos como o molho demi glace, o molho Bordeaux, o molho cazadora, o molho Porto ou o molho Robert.
Desta vez vamos preparar o que eu chamaria de molho espanhol caseirojá que para fazer a receita original deste molho requer muito tempo, já que tem que fazer um caldo escuro e tem que tostar uns ossos de vitela no forno, entre outras coisas fazer um caldo de carne escura que é então vai tem que ser reduzido, algo que duvido que a maioria de vocês vá fazer, então decidi propor um molho semelhante que todos podemos preparar facilmente em casa.
Este molho espanhol é indicado para acompanhar qualquer tipo de carne, embora seja verdade que com carnes grelhadas ou assadas oferece um toque de sabor delicioso. Dá também jeito para servir as clássicas almôndegas com molho ou mesmo com umas simples batatas fritas.
receita de molho espanhol
informação da receita
- Quantia: 300ml
- Calorias por porção (kcal):158
- Tempo de preparação: 5 minutos
- tempo de cozimento: 30 minutos
- tempo total: 35 minutos
- tipo de cozinha: Espanhol
- Categoria: Mergulhar
Ingredientes necessários
- 400 ml de caldo de carne
- ½ cebola
- 1 cenoura
- 1 alho-poró médio
- 1 colher de farinha
- Azeite de oliva
- Sal
Se não quiser complicar muito pode usar caldo de carne brik do supermercado, mas se quiser fazer em casa recomendo esta receita: Como preparar caldo de carne caseiro.
Preparação
Começamos por descascar e cortar a cebola grosseiramente. Em seguida, fazemos o mesmo com a cenoura. Lave o alho francês e corte-o em rodelas grossas.
Depois de prontos os legumes, aquecemos algumas colheres de sopa de azeite em fogo médio em uma caçarola não muito grande.
Adicione a cebola, a cenoura, o alho francês e uma pitada de sal. Fritamos por 6-8 minutos até que o vegetal comece a dourar sem se queimar.
Fazemos um buraco no centro da caçarola e juntamos a farinha, que cozinhamos alguns minutos sem parar de mexer para evitar que queime, o que estragaria o molho.
Despeje o caldo de carne aos poucos enquanto continuamos mexendo e cozinhe por 20-30 minutos ou até o molho começar a engrossar.
Retificamos o ponto de sal se necessário e trituramos tudo com o liquidificador. Se quiser que o molho fique mais fino, pode passar por uma peneira de malha fina.
Agora temos nosso molho espanhol pronto para usá-lo como melhor nos convier.

Como usar o molho espanhol
Como já referi, estes tipos de molhos vão muito bem para acompanha carnes de todos os tipos, mas os que ficam melhores são os grelhados, grelhados ou assados. Por exemplo, com um bom lombo de porco, um bife de vitela, coxas de frango grelhadas, costeletas de borrego ou até peitos de frango grelhados.
Claro, o que você não pode esquecer é preparar um bom pedaço de pão porque esse molho é delicioso.