Molho de tomate

Links patrocinados

É curioso que sendo o tomate um dos ingredientes mais utilizados na preparação de receitas, a tradição da fazer molho de tomate em casa. Hoje você compra frito ou triturado nos supermercados e claro, o resultado não é o mesmo!

Links patrocinados

Mas como com certeza você vai gostar de poder provar novamente aquele molho de tomate caseiro, vou te mostrar os ingredientes e o passos que você deve seguir para fazer um molho de tomate delicioso que você pode usar em muitos pratos.

receita de molho de tomate

informação da receita

  • Quantia: 1 litro
  • Calorias por porção (kcal):30
  • Tempo de preparação: 10 minutos
  • tempo de cozimento: 30 minutos
  • tempo total: 40 minutos
  • tipo de cozinha: internacional
  • Categoria: Mergulhar

Ingredientes necessários

  • 2kg de tomates maduros
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • Açúcar
  • Sal

Preparação

Aqueça uma panela grande com bastante água em fogo médio-alto e submerja os tomates. Enquanto isso vamos descascar a cebola e picar. Fazemos o mesmo com os dentes de alho.

Retire a panela do fogo 2-3 minutos depois que a água começar a ferver. Retire os tomates da panela e deixe esfriar um pouco. Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio e adicione a cebola picada e os dentes de alho corte.

Refogamos tudo junto por 4-5 minutos, descascamos os tomates, retiramos as sementes, picamos e colocamos na caçarola.

Adicione uma pitada de sal e cozinhe por 20-25 minutos em fogo médio com a panela tampada, mexendo de vez em quando para evitar que o tomate grude.

Passamos tudo pelo liquidificador até não sobrar grumos e verificamos o ponto de sal. Se notarmos que o molho tem um certo sabor ácido, adicionamos uma pitada de açúcar.

Colocamos a caçarola com o molho para aquecer novamente por mais alguns minutos e teremos nosso molho de tomate caseiro pronto.


Visão do molho de tomate
Molho de tomate.

Truques para um molho de tomate perfeito

na verdade para fazer um molho de tomate Só precisaríamos de tomate e cebola, mas para deixar o sabor muito mais rico, nesta receita acrescentei outros ingredientes como pimentão, cenoura e alho.

A coisa mais importante para prepare um delicioso molho de tomate caseiro é para evitar que o tomate queime, por isso devemos mexer de vez em quando enquanto cozinha.

Também é muito importante verificar a quantidade de sal antes de retirar do lume, bem como a quantidade de acidez, corrigindo-se se necessário com um pouco de açúcar.

E se você se perguntar, o que eu faço com tanto molho de tomate? congelar molho de tomate É tão simples quanto colocar as sobras em um recipiente hermético e guardá-lo no freezer.

Por que os tomates são descascados?

Por que você tem que descascar tomates e remover as sementes se eles são realmente comestíveis? Muitas vezes me fazem essa pergunta, porque por trás dela existe uma explicação coerente.

Molho de tomate ou tomate frito é um dos que chamo de molho “sabor concentrado”, ou seja, deve ter um sabor puro de tomate e uma forte cor vermelha. Isto consegue-se retirando tanto a pele como as sementes e utilizando apenas a parte carnosa do tomate, que deve estar de preferência madura.


refeições espanholas fáceis

Outros molhos caseiros para acompanhar os nossos pratos

Os molhos são sempre o toque especial de qualquer prato que possamos fazer, existem os especiais para carne, peixe, legumes ou mesmo aperitivos e trazem alegria e sabor em todas as suas combinações.

Por exemplo, temos o molho de maionese caseira, que serve para acompanhar ovos, saladas e peixes grelhados. Leva apenas alguns minutos para ser preparado e é um dos mais populares em muitos lares.

Para complementar vários petiscos podemos preparar um molho de cerveja com queijo, costumo servir com umas batatinhas fritas ou até mesmo para mergulhar uns deliciosos croquetes na hora do lanche.

Outro dos mais apreciados é o molho de pimenta, especialmente utilizado para acompanhar todo o tipo de carnes grelhadas ou grelhadas, realçando o seu sabor e acrescentando um leve toque de pimenta aos nossos pratos.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0