O molho de ameixa Surge da gastronomia chinesa, em que é frequentemente servido com todo o tipo de pratos fritos, como os famosos rolinhos primavera, almôndegas de frango frito e algumas preparações com ovos fritos ou carnes assadas.
Este delicioso molho ultrapassou fronteiras e tornou-se um molho muito adequado como acompanhamento de friturasjá que a crocância e o toque de um molho de frutas como esse acabam sendo uma ótima combinação.
Mas também, e é isso que eu pessoalmente mais gosto, é um molho maravilhoso para carnes porque o seu toque agridoce é delicioso, por exemplo se o servir com qualquer tipo de carne grelhada, assada ou grelhada.
receita de molho de ameixa
informação da receita
- rações: 4 pessoas
- Calorias por porção (kcal):35
- Tempo de preparação: 5 minutos
- tempo de cozimento: 30 minutos
- tempo total: 35 minutos
- tipo de cozinha: internacional
- Categoria: Mergulhar
Ingredientes necessários
- 70 gr de ameixa sem caroço
- ½ cebola
- ½ xícara de vinho tinto
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 colher de chá de canela em pó
- ½ colher de chá de sal
Preparação
Antes de iniciar a receita, vamos molhar as ameixas em um recipiente com meio copo de água por 3 horas. Decorrido o tempo indicado, refogue a cebola previamente picada numa frigideira com uma colher de sopa de azeite durante 5 minutos em lume médio.
Adicione o sal, o açúcar e espere a cebola começa a caramelizar. Quando a cebola mudar de cor, junte as ameixas juntamente com a água do molho, a canela e o vinho tinto.
Misture bem e deixe cozinhar por 20 minutos Mexendo de vez em quando. Trituramos tudo no liquidificador, ajustamos o sal se necessário e cozinhamos por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar.
Passamos o molho por uma peneira de malha fina para amolecer e já temos pronto para usar como melhor nos convier.

Com o que eu sirvo o molho de ameixa?
Como mencionei no início desta receita, o molho de ameixa combina muito bem com carne. Você pode experimentá-lo com algumas asas de frango fritas, um bife de T-bone grelhado ou lombo de porco assado. Claro que recomendo servir em um recipiente separado e assim cada comensal pode colocar a quantidade desejada.
Também pode ser usado para refinar ou modificar outros molhos ao nosso gosto, como maionese ou vinagrete, realçando seus sabores e dando-lhes cor e textura.