Miguelitos de La Roda

Links patrocinados

Hoje vamos preparar uns deliciosos Miguelitos, uns bolos tradicionais de La Roda (Albacete) que são feitos com massa folhada, recheados com creme de confeiteiro e por fim polvilhados com açúcar de confeiteiro.

Links patrocinados

A história deste doce remonta à década de 1960, e conta que Manuel Blanco López, natural da localidade de La Roda, preparava grande quantidade destes bolos em casa e levava-o ao seu amigo Miguel Ramírez (conhecido na localidade como Miguelito ) alguns para você experimentar. Quando Miguel lhe disse que eram deliciosos, Manuel decidiu batizá-los com o nome de seu amigo “Miguelito”.

Ao longo dos anos foram-se criando novas versões deste doce tradicional, e agora também podemos encontrá-las, por exemplo, recheadas com chocolate, mas desta vez vou mostrar-vos a receita original que o Manuel fazia, os Miguelitos que são recheados com creme de confeiteiro.

Receita de Miguelitos

informação da receita

  • rações: 6 pessoas
  • Calorias por porção (kcal):395
  • Tempo de preparação: 15 minutos
  • tempo de cozimento: 20 minutos
  • tempo de resfriamento: 4 horas
  • tempo total: 4 horas e 35 minutos
  • tipo de cozinha: Espanhol
  • Categoria: Doces

Ingredientes necessários

  • 1 prato retangular de massa folhada
  • ½ litro de leite integral
  • 80 gramas de açúcar
  • 4 gemas
  • 40 gr de maizena
  • Açúcar de confeiteiro
  • 1 pau de canela
  • 1 pedaço de casca de laranja
  • 1 pedaço de casca de limão

Você pode comprar massa folhada em qualquer supermercado, mas se quiser fazer em casa recomendo esta receita: Como fazer massa folhada caseira.

Preparação

Reserve um copo de leite e aqueça o resto num tacho juntamente com um pouco de casca de laranja, outro de limão e um pau de canela. Quando começar a ferver, retire a panela do fogo e reserve por alguns minutos até esquentar um pouco.

Entretanto, bata as gemas em uma tigela junto com o copo de leite que havíamos reservado. Adicione o açúcar, o amido de milho e continue batendo com algumas varas até obter uma mistura homogênea e sem grumos.

Quando o leite não estiver mais muito quente, passe-o por uma peneira para remover os restos e despeje-o na tigela da batedeira. Misturamos tudo bem com as varetas e despejamos a mistura de volta na panela.

Aqueça em fogo médio sem parar de mexer com as varetas. O tempo será o necessário até que a mistura comece a ferver e engrossar. Quando a mistura adquirir uma textura cremosa, retire do fogo e transfira o creme para uma tigela. Deixe a mistura esfriar em temperatura ambiente e mexa de vez em quando.

Assim que não estiver mais quente, cubra o creme com filme plástico, de forma que fique em contato com o creme e não haja bolsas de ar, evitando assim a formação de uma crosta.
Colocamos a tigela na geladeira e leve à geladeira por pelo menos 4 horas. Melhor se deixado durante a noite.

Estendemos o prato de massa folhada na superfície de trabalho e cortamos em quadrados ou retângulos mais ou menos iguais. O tamanho é do gosto de todos, cortei em quadrados de uns 8 centímetros de cada lado.

Colocamos as porções a alguns centímetros uma da outra no tabuleiro do forno, que teremos previamente forrado com papel vegetal. Colocamos o tabuleiro no frigorífico enquanto o forno aquece até à temperatura de 220º C com calor em cima e em baixo.

Quando o forno atingir a temperatura indicada, apresentamos o tabuleiro de massa folhada e abaixe a temperatura do forno para 200º C. Asse por 10-12 minutos ou até que a massa folhada esteja dourada. Retire o tabuleiro do forno e deixe-o arrefecer sobre uma grelha.

Enquanto isso, tiramos o creme da geladeira e misturamos um pouco com algumas varas. Em seguida o coloque em um saco de confeitar com bico. Corte a massa folhada ao meio com uma faca de serra e recheie com uma boa camada de creme.

Por fim, colocamos numa travessa e polvilhamos os nossos miguelitos com açúcar de confeiteiro por cima. Agora só falta aproveitá-los. Bom proveito!!


Vista dos bolos Miguelitos
Miguelitos.

Truques para Miguelitos de La Roda perfeitos

Os pedaços de casca de laranja e limão não precisam ter a parte branca, pois isso tornaria o creme amargo, dando-lhe um sabor bastante desagradável.

Ao cozinhar o creme É muito importante não parar de mexer com as varetaspois a qualquer momento pode ficar preso no fundo da panela e queimar.

É melhor deixar o creme com o qual recheamos os Miguelitos durante a noite na geladeira, assim ficará bem grosso e será muito mais fácil manuseá-lo com o saco de confeitar.

Quanto ao folhado, vale a pena gastar um pouco mais e comprar qualidade. Hoje podemos facilmente encontrar nas lojas um boa massa folhada congelada.

Com o que acompanhar os Miguelitos

A melhor opção que podemos servir com estes queques é sem dúvida um café com leite, um chá ou uma infusão, e claro saboreá-los em boa companhia.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0