O mexilhão, também conhecido pelo nome de mojojón ou macillón, é um molusco muito apreciado na nossa gastronomia, que costuma ser servido ao vapor e com algum tipo de molho.
Hoje vamos preparar alguns mexilhões saborosos com um simples mas delicioso molho verde. Uma receita muito tradicional com a qual teremos uma maravilhosa entrada ou aperitivo pronto em poucos minutos.
Mexilhões em receita de molho verde
Ingredientes para preparar os mexilhões
Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:
- 2kg de mexilhão
- 3 dentes de alho
- 100 ml de vinho branco
- 100 ml de água
- 1 folha de louro
- 1 colher de farinha
- Salsinha
- Azeite de oliva
- Sal
Como cozinhar alguns mexilhões com molho verde
- Começamos por limpar o mexilhões, removendo as barbas e toda a sujeira aderida que possam ter. Para isso, podemos esfregá-los com palha de aço ou raspar com a lâmina de uma faca.
- Lave bem os mexilhões com água, escorra e coloque-os em uma panela grande junto com meio copo de água e um folha de louro.
- Levamos o tacho ao lume médio, tapamos e cozinhamos cerca de 5 minutos até os mexilhões abrirem. Retire do fogo e reserve.
- Nós despejamos uma colher de azeite de oliva em uma panela e aqueça em fogo médio.
- Nós adicionamos o dentes de alho previamente picados finamente e cozinhe por 2-3 minutos até que comecem a dourar.
- Adicione uma colher de sopa de farinha e cozinhe por um minuto sem parar de mexer.
- Adicione um punhado de salsinha picado na hora e despeje o vinho branco.
- Cozinhe por um minuto, mexendo, em seguida, despeje o água e continue mexendo até o molho começar a engrossar.
- Retificamos o ponto de sal deixando o molho ao nosso gosto e retire do lume.
- Descarte a casca vazia dos mexilhões e coloque-os em uma travessa ou prato grande.
- Regue os mexilhões com o molho verde e sirva de imediato a comê-los mornos. Bom proveito!!
Truques para cozinhar deliciosos mexilhões
A apresentação dos mexilhões na mesa é muito importante para que todos os comensais tenham vontade de os experimentar só de olhar. Para isso é essencial limpá-los bem.
A truque para limpar mexilhões é fazê-lo sob a água da torneira enquanto os esfregamos com um esfregão de metal, assim poderemos remover toda a sujeira aderida às suas cascas. Você também deve remover as barbas, o que pode ser feito facilmente puxando-as com uma pinça ou uma faca.
Embora possamos encontrar mexilhões nas peixarias durante todo o ano, a melhor época para comê-los começa em setembro e termina em abril do próximo ano. Devemos certificar-nos de que têm um tamanho considerável, que pesam e que não têm água no interior.
Se depois de cozinhar os mexilhões vemos que um ficou completamente fechado, não devemos tentar abri-lo à força, porque isso significa que está ruim e deve ser descartado. Deve-se levar em consideração que comer mexilhões em mau estado pode causar gastroenterite e às vezes pode ser perigoso.

Como escolher mexilhões frescos
Para saber se os mexilhões estão frescos, o melhor é olhar para os que têm a casca fechada, brilhante e húmida, ou se tiverem a casca ligeiramente aberta, dar-lhes umas batidinhas para verificar se fecham sozinhos e quase instantaneamente , é assim que podemos dizer que eles estão vivos. Caso contrário, teremos que descartá-los.