Mexilhões com molho picante

Links patrocinados

Os mexilhões são uma óptima entrada ou aperitivo que pode ser servido simples, com alho e salsa, ou com diversos molhos. Desta vez vamos preparar com um molho picante que proporcionará um toque de sabor muito rico para os mais ousados.

Links patrocinados

O segredo destes mexilhões, também conhecidos pelo nome de mexilhões temperados qualquer mexilhões raivosos, está no preparo do seu molho, pois tudo depende da quantidade de pimenta que colocamos para chegar ao toque picante que gostamos ou suportamos. Pessoalmente, com dois pimentões eu tenho o suficiente.

informação da receita

  • rações: 4 pessoas
  • Calorias por porção (kcal):80
  • Tempo de preparação: 5 minutos
  • tempo de cozimento: 15 minutos
  • tempo total: 20 minutos
  • tipo de cozinha: Espanhol
  • Categoria: Aperitivo

Ingredientes necessários

  • 1,5kg de mexilhões
  • 1 cebola
  • 2 pimentas
  • 8 colheres de molho de tomate
  • 1 folha de louro
  • 1 colher de farinha
  • 1 colher de sopa de páprica doce
  • salsinha para decorar
  • Azeite virgem extra
  • Sal

Como preparar alguns mexilhões picantes

começamos por limpe os mexilhões em água fria e raspando-os com uma esponja ou faca, retirando-lhes as barbas e os restos aderidos às suas carapaças.

A seguir, lave-os, escorra-os e cozinhe-os em lume médio numa caçarola tapada juntamente com a folha de louro e meio copo de água até estarem todos completamente abertos. Isso pode levar entre 4 e 6 minutos. Retire do fogo e reserve o caldo restante.

Enquanto os mexilhões abrem, em uma frigideira, aqueça algumas colheres de sopa de azeite em fogo médio e Refogue a cebola por 4 minutosque terá de ser muito bem picada.

Quando a cebola estiver escaldada, adicione a farinha e mexa por um minuto.

Despeje o caldo do cozimento do mexilhão previamente coado, adicione o molho de tomatepáprica doce e pimenta.

Mexa com algumas varas até que os ingredientes do molho se incorporem e cozinhe por cerca de 5 minutos em fogo médio-baixo, mexendo de vez em quando.

Enquanto isso, retiramos as cascas vazias dos mexilhões cozidos e colocamos as conchas cheias em um prato ou travessa.

Quando o molho engrossar retificamos o ponto de sal se necessário e passamos pelos chineses para ficar com um molho mais fino, mas primeiro experimente o ponto de picante e se achar suficiente retire as pimentas.

Despeje o molho picante sobre os mexilhões, decore com alguns raminhos de salsa e sirva imediatamente à mesa para comê-los quentinhos. Bom proveito!!


Vista de mexilhões em molho picante
Mexilhões com molho picante.

Dicas para fazer mexilhões de sucesso em molho picante

Como está a tornar-se habitual e não me canso de o dizer, na cozinha recomendo sempre o uso de ingredientes ou produtos de qualidade e claro que neste caso não vai ser diferente.

Se quer impressionar os seus convidados, não hesite em comprar uns bons mexilhões à galega, que, embora custem um pouco mais, valem mesmo a pena porque são muito saborosos.

E se não encontrar na sua peixaria de confiança, compre alguns mexilhões que são frescos e claro, descarte os que estiverem com a casca quebrada ou que estejam abertos.

Mexilhões com outros molhos picantes

Se você gosta de experimentar outros molhos, pode experimentar o molho Gochujang, um tempero fermentado coreano feito com pimenta vermelha que é comumente usado para temperar carnes, sopas, arroz e frutos do mar. Só para os corajosos.

Outra opção é o molho Karashi, uma preparação japonesa picante que é preparada com uma mostarda semelhante à inglesa. Sua coceira é moderada.

E, finalmente, o molho Wasabi. Um molho que vai muito bem para servir frio ou em emulsões, e que é feito com uma espécie de raiz-forte japonesa.


refeições espanholas fáceis

Resumo da receita fácil

  1. Coza os mexilhões até abrirem e previamente limpos numa caçarola tapada, juntamente com a folha de louro e meio copo de água.
  2. Refogue a cebola picada em uma panela com algumas colheres de sopa de azeite.
  3. Adicione a farinha e misture por um minuto.
  4. Despeje o caldo do cozimento do mexilhão previamente coado, acrescente o molho de tomate, a páprica e a pimenta.
  5. Misture com um fouet e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Rectifique o ponto de sal, retire as malaguetas e passe pela chinesa.
  6. Arrume os mexilhões em uma tigela e regue com o molho picante.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0