Mexilhões ao vapor

Preparação: 10 minutos
cozinhou: 5 minutos
pronto em: 15 minutos

Hoje vamos preparar uns deliciosos mexilhões ao vapor, sendo esta a forma mais fácil de os fazer. O importante é escolher um mexilhões de boa qualidade Embora custem mais, mas no resultado final veremos que vale a pena.

Publicidade

Sempre compro em uma peixaria de confiança e nunca me decepciono, sempre saem perfeitos. Costumo acompanhá-los com um pouco de limão e um bom vinho branco, tornando-os a entrada perfeita para qualquer ocasião.

Receita de mexilhões no vapor

Ingredientes para fazer mexilhões cozidos no vapor

Com estas quantidades obtemos 4 boas porções:

  • 2kg de mexilhões
  • 2 folhas de louro
  • 6 colheres de sopa de vinho branco (opcional)

Como os mexilhões são limpos

  1. A primeira coisa que devemos fazer é remover os mexilhões que vemos com a casca quebrada.
  2. Se detectarmos um mexilhão com a concha meio aberta, devemos descobrir se ele ainda está vivo. A melhor forma é bater na mesa e se fechar podemos cozinhá-lo, se não fechar é muito melhor deitar fora.
  3. Depois de retirados todos os mexilhões que estão em mau estado, colocamos o restante em uma peneira e os molhamos com água fria na torneira da cozinha.
  4. Enquanto estão de molho, retiramos com as mãos, tomando cuidado especial para não quebrar nenhum deles, para que a água chegue a todos.
  5. As barbas que sobressaem dos mexilhões podem ser retiradas com a ajuda de uma faca e puxando-as, mas é melhor cortá-las com uma tesoura bem afiada, assim evitaremos arrancar parte da carne.
  6. Faremos a limpeza externa das cascas com um esfregão de arame, retirando os detritos que possam estar grudados nelas.
  7. Por fim, colocamos os mexilhões limpos de volta no escorredor e passamos novamente no jato d’água para enxaguar e deixá-los perfeitos.

Apresentação de mexilhões cozidos no vapor
Mexilhões ao vapor.

Como cozinhar mexilhões

  1. Com os mexilhões completamente limpos, coloque 6 colheres de sopa de vinho branco em uma caçarola. Também podemos dispensar o vinho branco e substituí-lo por água.
  2. Juntamos os mexilhões à caçarola juntamente com as folhas de louro, que vão dar um toque aromático ao nosso prato.
  3. Tampe a panela e aqueça em fogo médio. Melhor se usarmos uma tampa de vidro, para podermos controlá-los sem ter que destapar.
  4. Contaremos 5-6 minutos depois que o vinho branco ou a água começar a ferver.
  5. Após esse tempo, todos os mexilhões devem ser abertos e cozidos no vapor. São retirados do lume e já os temos prontos a servir.

Apresentação dos mexilhões

Para servir os mexilhões à mesa, costumo retirar as conchas vazias e deixar apenas as com a carne. Retiro o caldo que se gerou na cozedura, coloco-os numa fonte ou em pratos individuais e directamente para a mesa.

Também podem ser servidos sem retirar as cascas vazias, com uns pedacinhos de limão para espremer sobre os mexilhões ou ainda, há quem goste até com o caldo da cozedura.

Na verdade, isso é do agrado de todos, a única coisa que você deve ter em mente é que os mexilhões são servidos quentes.

Comentários e sugestões

Para garantir o sucesso à mesa, é importante comprar mexilhões de qualidade, é melhor gastar um pouco mais na peixaria e saborear um bom produto.

É recomendavel compre os mexilhões no mesmo dia Vamos cozinhá-los. Da mesma forma, para conservá-los adequadamente até então, devemos envolvê-los em um pano úmido e colocá-los na geladeira.

Nunca mergulhe totalmente os mexilhões na água, pois mais de um pode morrer, mesmo momentos antes da limpeza.

A limpeza das cascas dos mexilhões também pode ser feita raspando com uma faca, mas é muito mais fácil se fizermos com um esfregão de alumínio.

Com apenas 6 colheres de sopa de vinho branco ou água teremos líquido suficiente para cozinhar os mexilhõespois ao serem cozidos soltarão água de seu interior, o que facilitará seu cozimento.


refeições espanholas fáceis

Outras receitas de mexilhão que você deveria experimentar

Gosto particularmente dos mexilhões em vinho branco, a sua preparação é praticamente igual às que vimos hoje, mas também têm um pouco de alho e salsa picada.

Outros que também gostei quando experimentei e que merecem destaque são os mexilhões peruanos acompanhados com um molho riquíssimo de tomate picado e cebola.

Por último, e muito à semelhança dos anteriores, posso recomendar os mexilhões ao vinagrete. Estes são servidos com um picadinho de pimentos vermelhos e verdes, cebola e vinagre branco, dando um resultado espetacular.

Deixe um comentário