É sempre bom incluir receitas de peixe na nossa alimentação semanal, por isso hoje vamos preparar uns deliciosos saquinhos de massa folhada, que vamos rechear com salmão e espinafres.
Um prato que, como vão ver, é muito fácil de confecionar e o melhor de tudo, podemos fazê-lo para uma ocasião especial ou para o almoço de qualquer dia, já que o salmão é um peixe que hoje se encontra facilmente em qualquer peixaria.
Massa folhada recheada com salmão e espinafre
Ingredientes
- 2 filés de salmão limpos de 150 gr cada
- 200 gr de espinafres frescos
- 1 folha de massa folhada
- 4 colheres de sopa de requeijão
- 1 ovo
- pimenta a gosto
- Azeite de oliva
- Sal
Como preparar massa folhada recheada com salmão e espinafre
- Vamos começar por preparar o recheio de espinafres, para isso fazemos um creme rápido de espinafres que nos vai ficar bem. Colocamos numa frigideira um fio de azeite e os espinafres frescos com um pouco de sal, embora pareça que não cabem na frigideira, é porque têm muita água, e assim que começam a aquecer ficam vão amolecer e perder muito volume, por isso é preciso refogá-los com a frigideira em fogo médio alto para que fiquem achatados.
- Quando os espinafres reduzirem, reduza o lume para o mínimo e junte o requeijão cremoso para derreter, e como este tipo de queijo tem muito sal e já pusemos sal nos espinafres, agora vamos adicionar um pouco de pimenta e já temos Nosso recheio de espinafre para a massa folhada de salmão está pronto, então retiramos e reservamos.
- Pré-aquecemos o forno a 180 graus e enquanto aquece vamos esticar a nossa folha de massa folhada preparada para cortá-la ao meio e adaptá-la bem às nossas porções de salmão que já temos prontas.
- Colocamos primeiro metade dos espinafres que preparamos e por cima o lombo de salmão com o lado que ficou com a pele para cima. Antes de fechar, tempere os lombos de salmão sem exagerar e estique um pouco a massa folhada para dobrar e fechar o envelope. Com a ajuda de uma tesoura retiramos o excesso de massa folhada, fechamos a embalagem e viramos.
- Repetimos a operação com o segundo lombo de salmão, untamos o tabuleiro do forno com um pouco de azeite, colocamos os pacotinhos de salmão e picamos muito bem com um garfo. Se quisermos que fique esteticamente bonito, temos que clicar uniformemente, se clicarmos ao acaso, ficará um pouco mais feio.
- Pinte as duas embalagens com ovo batido e leve ao forno a 180 graus, a uma altura bastante baixa, pois a massa folhada do fundo é difícil de fazer. O tempo vai depender do forno de cada um, então quando estiver bem tostado nosso Salmão em Folhado estará pronto para retirar do forno e saborear à mesa. Bom proveito!!