Massa folhada com ratatouille

Links patrocinados

Preparação: 20 minutos
cozinhou: 35 minutos
pronto em: 55 minutos

Hoje vamos preparar um delicioso massa folhada recheada com ratatouilleuma ótima opção para montar um aperitivo com a família e amigos.

Links patrocinados

Para simplificar desta vez, vamos usar massa folhada refrigerada do supermercado, mas se você tiver tempo e vontade, pode fazer sua própria massa folhada caseira.

Para o recheio faremos um ratatouille de legumes feito com abobrinha, pimentão e cebola, acrescentando também algumas fatias de presunto cozido e queijo para completar esta deliciosa empanada que agrada até os pequenos da casa.

Receita de massa folhada empanada com ratatouille

Ingredientes para fazer a massa folhada

Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:

  • 300 gr de massa folhada fresca
  • 1 ovo
  • 200 gr de presunto cozido fatiado
  • 200 gr de queijo fatiado para derreter
  • ½ abobrinha
  • ½ pimenta verde
  • 1 cebola branca
  • 3 alhos novos
  • 1 tomate
  • 1 colher de chá de sal
  • Azeite de oliva

Como preparar uma massa folhada empanada com ratatouille, presunto e queijo

  1. Lavamos os legumes e começamos a cortá-los em pequenos cubos, primeiro os cebolao alho de primaveraele abobrinha e ele pimentão verde.
  2. Aqueça o azeite numa frigideira e junte a cebola e os alhos jovens, tempere e deixe fritar cerca de 4 minutos,
  3. Acrescente a pimenta, misture bem e agora acrescente a abobrinha, quando estiver toda escaldada acrescente um pouco mais de sal, mexa.
  4. Lave e pique o tomate, Adicione ao restante dos ingredientes e deixe por 5 minutos para cozinhar tudo e reserve.
  5. Retire a massa folhada do frigorífico, desenrole-a sobre uma superfície lisa com o mesmo papel vegetal e enquanto pré-aquecemos o forno a 200º C.
  6. Coloque a massa com o papel na assadeira. Com apenas metade da massa, espalhe duas fatias de queijo no sentido da largura, cubra com o ratatouille, coloque duas fatias de presunto cozido por cima e mais duas de queijo.
  7. Fechamos a massa dobrando com metade da massa que não está recheada, juntamos as pontas sobrepondo as massas para dentro, podemos molhar um pouco os dedos com água. Fure a superfície com os dentes do garfo.
  8. Batemos um ovo numa tigela e com ele pincelamos a superfície da massa.
  9. Colocamos o tabuleiro no forno, na parte inferior cerca de 20 minutos e quando passar o tempo e a superfície estiver dourada, retiramos e deixamos arrefecer para poder experimentar, aproveitem!

Massa folhada recheada com ratatouille, presunto e queijo derretido.
Massa folhada recheada empanada passo a passo.

Outras receitas de empanadas que recomendo

Fazer empanadas com massa folhadaÉ sem dúvida uma das alternativas mais práticas e que muitas vezes resolve mais de um compromisso. Abaixo vou linkar várias receitas para você experimentar.

Fazer uma empanada de massa folhada de presunto e queijo é uma das opções mais rápidas que todos gostamos e que fica pronta em pouquíssimo tempo, por que complicar!

A massa folhada empanada com ratatouille e atum é feita com o mesmo recheio da empanada galega e o seu sabor é espetacular!

Outro recheio saboroso, encontramos nesta receita de massa folhada recheada com salmão e espinafre, uma massa folhada que combina legumes e um delicioso salmão, que junto com o queijo cremoso dão muita suculência a esta empanada.


refeições espanholas fáceis

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0