Macarrão Ramen Caseiro

Ramen é chamado de um tipo de macarrão longo com características, composição e preparo muito específicos. É usado principalmente para preparar deliciosas sopas de macarrão de trigo (shinasoba) presentes na culinária japonesa.

Publicidade

Embora este tipo de massa tenha origem na China, com o tempo foi integrada no Japão, onde os cozinheiros japoneses foram criando diferentes versões de sopas, transformando os caldos chineses leves em caldos de cozimento mais longosresultando em mais cremosa e cheia de sabor.

Para preparar um desses pratos característicos, você precisa de macarrão de uma certa qualidade, e nada melhor do que fazê-lo em casa, sim, é necessário ter um cortador de macarrão em casa. No final desta receita mostro-vos uma das que oferecem os melhores resultados.

Desta vez mostro-vos os ingredientes e os passos a seguir para conseguir uns noodles ramen com os quais poderás fazer uma infinidade de pratos orientais.

Receita de Macarrão Ramen

informação da receita

  • Porções: 4 pessoas
  • Calorias por porção (kcal): 424
  • Tempo de preparação: 30 minutos
  • Tempo de descanso: 1 hora
  • Tempo total: 1 hora e 30 minutos
  • Tipo de cozinha: Oriental
  • Categoria: Massa

Ingredientes necessários

  • 400gr de farinha de trigo
  • 120 ml de água morna
  • 1 ovo médio
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio ou kansui em pó

O kansui é um dos principais ingredientes no Japão para fazer macarrão ramen, é uma solução à base de carbonato de sódio e carbonato de potássio. Este ingrediente é bastante difícil de conseguir fora de uma loja especializada, por isso vamos substituí-lo por bicarbonato de sódio.

Preparação

Em um recipiente, despeje a água morna, acrescente o bicarbonato de sódio e misture bem. Colocar a farinha numa tigela e adicionar o ovo previamente batido. Com a ajuda de uma espátula de cozinha, misture a farinha com o ovo.

Adicione a mistura de água e bicarbonato de sódio que preparamos no ponto 1. Devemos adicionar aos poucos enquanto misturamos todos os ingredientes.

Quando formar uma massa e não pudermos mais trabalhar com a espátula, polvilhe um pouco de farinha na superfície de trabalho e amassamos a massa à mão Por 10 minutos.

Forme uma bola com a massa e embrulhe em filme plástico. Coloque a massa na geladeira e deixe descansar por 1 hora. Depois desse tempo, Retire a massa e divida em 4 partes Mais ou menos o mesmo.

Formamos algumas bolinhas com as porções de massa, achatamos um pouco cada porção com as mãos e polvilhamos com amido de milho, assim evitaremos que grude no cortador de massa.

Prensamos uma porção de massa com a máquina até ficar entre 1,8 e 2 milímetros de espessura.

Corte a massa com a máquina de espaguete e fazemos o mesmo procedimento com o restante das rações. Agora podemos usar esse macarrão em qualquer receita de ramen que vamos preparar.

Comentários e sugestões

Uma vez que o macarrão ramen é feito, eles podem ser congelados sem nenhum problema. Basta polvilhar com amido de milho e deixar secar em um recipiente em temperatura ambiente por uma hora.

Após esse tempo, são colocados em um saquinho de ração e guardados no freezer, onde podem ficar guardados por até 4 meses.

Outros tipos de macarrão japonês

Além do macarrão ramen, também existem outros tipos de macarrão japonês com os quais são preparadas deliciosas sopas e saladas:

  • me machuque: Macarrão feito com fécula de batata, com 15 cm de comprimento, muito fino e translúcido. Eles são amplamente utilizados em saladas, sopas e frituras.
  • somen: Pasta de trigo muito fina (menos de 1,3 mm) e que geralmente é consumida em tigelas de caldos frios no verão.
  • hiyamugi: Muito semelhante ao somen, mas ligeiramente mais espesso. Absorve bem os molhos e geralmente vem um pouco de macarrão rosa e verde na embalagem.
  • shirataki konjac: Macarrão feito com farinha de konjac, longo, flexível, gelatinoso e rico em fibras. Ultimamente eles estão na moda por sua baixa ingestão calórica.
  • Tokoroten: é um tipo de macarrão japonês muito popular, especialmente indicado para o preparo de saladas e pratos frios.
  • udon: Macarrão com mais de 5 milímetros de espessura. Geralmente é usado para os típicos caldos dashi com molho de soja, missô ou curry.
  • sobá: Macarrão marrom de corte quadrado feito com farinha de trigo e trigo sarraceno. Sem dúvida, é uma das culinárias japonesas mais populares em todo o mundo.

Utensílios recomendados para esta receita

Para fazer macarrão ramen é essencial ter uma máquina de cortar macarrão fresco. Abaixo mostro um dos modelos mais vendidos neste último ano.

REDUZIDO HOJE 6%

máquina de corte de massa fresca

2.795 Opiniões

máquina de corte de massa fresca

  • Aço inoxidável & Adequado para diferentes tipos de massas: A máquina de massas Sailnovo, equipada com aço inoxidável, é bastante resistente e robusta durante o uso. Com a máquina de massas frescas, você pode fazer suas massas favoritas, como lasanha, tagliolini e tagliolini!
  • Ajuste de largura e espessura: O fabricante de massa fresca ajustável vem com 2 lâminas de corte de aço inoxidável: 2,0 mm (macarrão)/5,0 mm (fettuccine) e 7 espessuras diferentes para amassar, oferecendo mais opções para tornar sua comida deliciosa!

Os preços dos produtos publicados foram atualizados em 05/04/2023.

Deixe um comentário