Macaroons de chocolate

Um dos doces típicos da gastronomia francesa são os macarons, do francês macaron. Sua tradução é biscuit e tem um formato peculiar que é abobadado na parte superior e inferior com babados e base plana, que é conhecida como pé ou coroa.

Publicidade

São feitos com farinha de amêndoa e clara de ovo batida, conferindo a esta pasta doce uma textura macia por dentro e crocante por fora. Atualmente os encontramos em várias cores em relação ao seu sabor e com vários recheios como morango, limão ou como a receita que fazemos hoje, de Macaroons de chocolate. Um doce que chama a atenção e por todas as suas qualidades não resistimos a experimentar pelo menos um!

Receita de macarons de chocolate francês

informação da receita

  • Porções: 24 porções
  • Calorias por porção (kcal): 89
  • Tempo de preparação: 40 minutos
  • Tempo de cozimento: 15 minutos
  • Tempo total: 55 minutos
  • Tipo de cozinha: Francês
  • Categoria: Sobremesas

Ingredientes necessários

  • 75 gr de farinha de amêndoa
  • 20 gramas de açúcar branco
  • 150 gr de açúcar de confeiteiro
  • 2 claras de ovo
  • 15 gr de cacau em pó puro
  • 1 pitada de sal
  • Manteiga
  • Ganache de Chocolate

Preparação

Começamos por peneirar o farinha de amêndoa Em uma tigela média, repetimos 3 vezes, para que depois tenhamos a textura sem bolhas. Podemos passá-lo pelo robô de cozinha e depois peneirá-lo para ajudar a tornar a sua consistência mais lisa.

Agora peneiramos diretamente na tigela, o açúcar vidro e ele cacaumisturamos e com todos os ingredientes secos juntos, peneiramos novamente mais duas vezes.

No recipiente do misturador de varetas adicionar o claras de ovo que teremos em temperatura ambiente, junto com uma pitada de salbatemos na velocidade máxima até que comece a nevar, agora adicionamos o açúcarry continuamos batendo até que sua consistência esteja firme, então paramos de bater.

Junte metade da mistura de farinha às claras batidas em castelo e mexa com a ajuda de uma espátula, com movimentos envolventes até estarem totalmente integradas. Adicione o restante da farinha e continue misturando o tempo certo e tomando cuidado para que a mistura não fique muito líquida.

Pré-aqueça o forno a 150º C, com calor em cima e em baixo. Enquanto isso, transfira a mistura para um saco de confeitar com bico redondo de 1 cm.

Forre a assadeira com papel manteiga untado com um pouco manteiga. Podemos usar um gabarito abaixo, para marcar o espaço entre cada um, faremos um total de doze por bandeja, com 3 cm de diâmetro.

Apoiamos o bico no papel e empurramos do centro para cima com o saco de confeiteiro, fazemos todos os macarons, damos uma ou duas pancadas na bandeja contra a superfície para que assentem.

Repetimos e fazemos outra bandeja com o restante da mistura. Deixamos descansar por 1 hora até verificarmos se a superfície do biscoito está seca, se não grudar ao tocar com o dedo está pronto.

Com o forno bem quente, colocamos o tabuleiro e deixamos cozinhar 10 minutos, até ficarem estaladiços por cima. Tiramos e deixamos esfriar, assamos a outra fornada novamente por mais 10 minutos e depois retiramos e deixamos esfriar por cerca de 30 minutos antes de retirá-los do papel.

Depois de destacados, os montamos aos pares em uma bandeja. Nós passamos o Ganache de Chocolate que já teremos feito, para um saco de confeitar e rechear um macaron. Colocaremos o recheio apenas no centro, pois ao sobrepor o outro macaron e pressionar, ele alcançará as bordas e teremos nossa tentação de macarons de chocolate prontos para experimentar!


Vista de alguns macarons de chocolate
Macaroons de chocolate.

Dicas para fazer os macarons de chocolate perfeitos

Peneire os ingredientes secos quantas vezes for possível, assim você obterá uma textura bem mais lisa em cima do macaron.

Evite bater demais as claras para que não apareçam bolhas na superfície depois de assar.

Deixe um comentário