Lulas à Romana

Links patrocinados

Preparação: 20 minutos
maceração: 1h
pronto em: 1 hora e 20 minutos

Prepare alguns deliciosos Lulas à Romana É muito fácil seguir os passos que mostro a seguir. Além disso, também vou te ensinar um truque para deixar a lula tenra depois de fritá-los.

Links patrocinados

Pode servir este prato como um óptimo aperitivo ou mesmo como parte de uma refeição ocasional, perfeito se o complementar com uma deliciosa salada ou arroz, maionese e uns pedacinhos de limão.

receita de lula romana

Ingredientes para fazer lula alla romana

Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:

  • 700 gramas de lula
  • 250 ml de leite
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • Farinha de trigo
  • 1 limão
  • Óleo para fritar
  • Sal

Como preparar lulas alla romana

  1. Em uma tigela grande, coloque as lulas limpas, cortadas em fatias de aproximadamente 1 cm de espessura.
  2. Cubra as lulas com o leite, o que deixará os anéis de lula bem macios.
  3. Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora antes de cozinhar.
  4. Decorrido o tempo indicado para demolhar as lulas, retiramo-las do frigorífico e escoamos bem com a ajuda de um passador, procurando retirar todos os vestígios de leite.
  5. Aqueça 400-500 ml de óleo para fritar em uma panela média, ou, se tiver fritadeira, aqueça o óleo a 180º C.
  6. Seque as lulas com papel de cozinha absorvente para retirar todo o leite que ficou impregnado.

Como fritar lula

  1. Em uma tigela, misture bem a farinha com o fermento.
  2. Em uma tigela, bata levemente os ovos sem fazer espuma.
  3. Passe primeiro os anéis de lula na farinha até que estejam bem cobertos por todos os lados.
  4. Em seguida, passamos um a um pelo ovo batido, virando várias vezes com um garfo para que fiquem perfeitamente impregnados.
  5. A seguir vamos fritar os anéis de lula em porções no óleo já quente, virando-os para que fiquem douradinhos de todos os lados.
  6. Como as lulas não precisam ser fritas por muito tempo, vamos retirá-las assim que começarem a dourar (entre 2-3 minutos).
  7. Ao removê-los, vamos deixá-los em papel absorvente de cozinha para remover o máximo de óleo possível.
  8. Entre as fornadas, retiramos com uma escumadeira os restos que possam ter ficado no óleo.
  9. Quando temos todas as lulas romanas prontas, colocamos em um prato largo e acompanhamos com alguns pedaços de limão. Bom proveito!!

refeições espanholas fáceis

Comentários e sugestões

O truque para que o nosso Lulas à Romana são bem macios por dentro, é deixá-los de molho no leite por uma hora na geladeira antes de fritar.

Não usei sal nesta receita, pois a lula já é salgada o suficiente para o meu gosto, mas se você quiser, pode adicionar uma pitada de sal ao ovo batido antes de revestir.

As lulas devem ser servidas imediatamente após a cozedura, porque se esfriam perdem todo o seu encanto, por isso há que planear e cozinhá-las só no último momento.

Para garantir um resultado espetacular, sempre recomendo comprar lula fresca na sua peixaria de confiança, evite os congelados sempre que puder.

Também podemos usar essas lulas para fazer um delicioso sanduíche de lula, um aperitivo muito popular que pode ser encontrado em muitos bares e restaurantes, especialmente na cidade de Madri.

Outras receitas de lula que você deveria experimentar

tão famoso quanto o Lulas à Romana, são as lulas com tinta, um guisado que se prepara com a própria tinta das lulas e cuja receita não é muito complicada. Um prato com muito sabor e perfeito para acompanhar com uma porção de arroz cozido.

E se você procura algo mais elaborado, recomendo a lula recheada com carne e camarão. Uma receita onde te mostro como rechear a lula com linguiça e camarão, acompanhados por um molho de tomate especial, que torna este prato irresistível.

Para um prato muito completo e bastante simples, pode fazer umas lulas estufadas com arroz, uma receita onde as lulas são cozinhadas juntamente com arroz e legumes, criando um conjunto de sabores espetacular.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0