lepinja

Links patrocinados

Hoje vamos preparar um pão sírio chamado lepinjaé um pão de farinha de trigo que tem praticamente as mesmas características do clássico pão pita grego, fino, redondo e com o interior oco para poder rechear na perfeição.

Links patrocinados

este pão tem origem na Península Balcânicaespecificamente na Sérvia, embora sua popularidade tenha se espalhado para outros países da área, onde é conhecida por nomes diferentes, embora todos sejam feitos seguindo a mesma preparação.

A peculiaridade deste pão é que você tem que aumentar 3 vezes, daí vem a sua textura agradável e a possibilidade de o rechear com outros ingredientes apesar de não ser muito espesso. É um pão tenro e perfeito para comer sozinho ou acompanhando qualquer prato como carne e peixe.

Receita de Lepinja ou Flatbread

informação da receita

  • rações: 6 pessoas
  • Calorias por porção (kcal):275
  • Tempo de preparação: 30 minutos
  • tempo de descanso: 2 horas e 15 minutos
  • tempo de cozimento: 10 minutos
  • tempo total: 2 horas e 55 minutos
  • tipo de cozinha: Grego
  • Categoria: Pães

Ingredientes necessários

  • 500gr de farinha de trigo
  • 8 g de fermento de padeiro seco
  • 180 ml de água morna
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de açúcar branco
  • 180 ml de leite morno
  • 30 ml de óleo de girassol

Preparação

Colocamos a água em uma tigela, que deve estar morna. Adicione o fermento de padeiro seco, cubra com filme transparente e deixe descansar por cerca de 10 minutos até espumar.

Na batedeira colocamos a farinha de trigo previamente peneirada, junto com o açúcar, o sal e a seguir, misturamos um pouco esses ingredientes.

Adicione o fermento que já terá espumado, despeje o leite morno e o óleo de girassol. Processamos em velocidade média com a batedeira para que todos os ingredientes se misturem.

Quando os ingredientes já estiverem integrados, verificamos a massa e se ainda estiver muito pegajoso, adicionamos um pouco mais de farinha. Pelo contrário, se estiver muito seco, adicionamos um pouco de água morna.

Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e amasse por alguns minutosacabando por formar uma bola.

Coloque a massa em uma tigela e cubra com um pano úmido. Deixe descansar por uma hora até dobrar de tamanho.

Passado o tempo indicado, voltamos a trabalhar a massa na mesa, amassamos para a frente e para dentro, várias vezes para arejar. Voltamos a formar uma bola e vamos deixá-la novamente coberta na tigela para que cresça novamente por mais uma hora.

Retire a massa da tigela e Divida em 6 partes mais ou menos iguais, formamos bolas com cada uma delas e vamos deixá-las descansar cobertas com um pano limpo por 15 minutos. Entretanto, pré-aquecemos o forno a 250º C, com calor em cima e em baixo.

Pegamos cada bola e amassamos primeiro com a palma da mão e depois usamos o rolo para que fiquem redondas e com 1 cm de espessura.

Vamos deixá-los no tabuleiro do forno previamente untado com um pouco de óleo de girassol ou forrado com papel vegetal. Teremos que deixá-los separados um do outro, pois no forno eles vão expandir um pouco.

Quando temos todos eles pulverizar com um pouco de água e coloque-os no forno. Assamos o pão Lepinja por 10-12 minutos até vermos que está dourado.

Retirar o tabuleiro do forno e colocar os pães sobre uma grelha para arrefecerem antes de os colocar num saco de pano, que permitirá uma boa conservação até ao momento do consumo.


Apresentação do pão Lepinja
Lepinja.

Truques para obter um pão Lepinja perfeito

Lembra que a fermentação dependerá do grau de umidade e da temperatura que você tem na cozinha, idealmente uma temperatura que oscile entre 24º C e 27º C. Um bom truque para conseguir isso é pré-aquecer o forno a 50º C, desligá-lo e deixar a porta aberta por um minuto. A seguir introduzimos a tigela com a massa, fechamos a porta e deixamos passar o tempo de levedação.

Para conservar o pão Lepinja, nada melhor do que colocá-lo em um saquinho de pano que permita a transpiração. Desta forma pode ficar até no máximo dois dias em perfeitas condições.

Com o que acompanhar este tipo de pão

O pão lepinja na Sérvia é servido em quase todas as refeições, acompanhando pratos de carne e peixe, de preferência com molhos.

Por ser um pão oco por dentro, também é comum usá-lo como sanduíche, recheando-o com linguiças de carne picada chamadas Ćevapi.

Porções deste pão sírio também podem ser usadas para servir uma infinidade de tipos de molhos, como o molho Ajvar ou o molho Kajmak, embora eu costumo acompanhá-lo com molhos mais conhecidos, como qualquer tipo de molho chutney, o molho de tomate de toda a vida ou molho de queijo.

Utensílios recomendados para fazer esta receita

Hoje em dia, embora não seja imprescindível ter uma batedeira para preparar a massa para qualquer receita, é altamente recomendável, pois o tempo e o esforço que ela nos economiza são consideráveis.

A seguir, mostro a batedeira que uso em casa para fazer qualquer tipo de massa.

Misturador multifuncional com 6 velocidades e 1400W de potência

2.347 Opiniões

Misturador multifuncional com 6 velocidades e 1400W de potência

  • Processador de Alimentos Profissional: Motor potente de 1400 W, 6 velocidades ajustáveis, tigela de 5,5 L. Esta máquina Freihafen pode satisfazer todas as suas necessidades de cozinha. Quer se trate de uma massa de bolo aerada ou com fermento, esta batedeira pode facilmente fazer o trabalho.

Os preços dos produtos publicados foram atualizados em 05/05/2023.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0