lentilhas cozidas

Links patrocinados

Preparação: 10 minutos
cozinhou: 1 hora e 15 minutos
pronto em: 1 hora e 25 minutos

Ser servido à mesa com um bom prato de lentilhas caseiras para comer é sempre apreciado, principalmente nos meses de inverno, quando o corpo nos pede refeições quentes estufadas.

Links patrocinados

Hoje vamos preparar uma receita de lentilhas cozidas tradicionais, com os respectivos pedaços de chouriço. Um prato típico da gastronomia espanhola, embora também seja verdade, e ao mesmo tempo muito curioso, que em Itália é tradição preparar lentilhas para o jantar de passagem de ano, conhecidas como “lentilhas da sorte”.

Receita de lentilhas cozidas à moda tradicional

Ingredientes necessários

Com estas quantidades teremos para 4-6 pessoas:

  • 350 gr de lentilhas marrons
  • ½ cebola
  • 2 dentes de alho
  • ½ pimenta verde
  • ½ pimentão vermelho
  • 2 batatas médias
  • 4 pedaços de chouriço
  • 120 gr de cubos de presunto serrano
  • 1 folha de louro
  • ½ colher de sopa de páprica doce
  • Azeite de oliva
  • Sal

Como cozinhar lentilhas estufadas com chouriço

  1. Nós lavamos o lentilhas e coloque-os em uma panela.
  2. Nós cortamos o salsicha em quatro pedaços e adicione-os à panela junto com o tacos de presunto serrano.
  3. Nós adicionamos o folha de louroUm pouco de sal e por fim, cobrimos todos esses ingredientes com água. A quantidade de água dependerá se queremos que as lentilhas fiquem mais ou menos como uma sopa. Coloquei 1,5 litros de água e ficaram um pouco grossos como eu gosto.
  4. Colocamos a panela para esquentar em fogo alto e quando começar a ferver reduzimos a intensidade para médio-baixo, tampamos a panela e cozinhamos as lentilhas por aproximadamente 1 hora.
  5. Após os primeiros 15 minutos retiramos todo o conjunto e continuamos a cozedura. Quando faltam 15 minutos para acabar a cozedura, voltamos a mexer e se virmos que precisam de mais água juntamos, mas tendo em conta que tem que estar bem quente para não cortar a cozedura.
  6. Neste momento e enquanto termina o tempo de cozedura, vamos preparar o sofrito. Para isso, cortamos o cebolao dentes de alhoele pimentão verde e ele pimento vermelho. O tamanho é do gosto de todos.
  7. Escaldamos este vegetal numa frigideira com uma colher de sopa de azeite de oliva e em fogo médio por 5-6 minutos ou até ficar macio.
  8. Retire a panela do fogo e acrescente o pimentão docemexemos um pouco e colocamos tudo na panela imediatamente.
  9. Nós incorporamos o batatas previamente descascados, lavados e triturados. Misture e continue cozinhando por mais 15 minutos em fogo baixo e com a panela tampada até as batatas ficarem macias.
  10. Retificamos o ponto de sal se necessário e retiramos do lume as nossas lentilhas estufadas, que já estarão prontas a empratar e servir à mesa. Bom proveito!!

Lentilhas tradicionais.
Lentilhas cozidas tradicionais.

Truques para torná-los perfeitos

São lentilhas estufadas com legumesa batata e o chouriço já estão bastante completos, mas podem ser ainda mais complementados se acrescentarmos umas cenouras, morcela ou até umas costelinhas de porco.

O mais importante é verificar de vez em quando se as lentilhas não ficam sem água, pois podem queimar e acabar estragando nosso ensopado. Se for necessário adicionar mais água, ela deve estar bem quente, assim evitaremos cortar o cozimento das lentilhas.

Se no final da cozedura as lentilhas estiverem muito moles para o seu gosto, separe umas duas conchas de lentilhas e um pouco de caldo, bata no liquidificador até ficar um puré e volte a juntar ao refogado para engrossar.

as vezes eu prefiro preparar as lentilhas no dia anteriorBem, eles são muito mais saborosos assim. A única coisa a ter em conta é que desta forma as lentilhas tendem a engrossar, por isso é necessário adicionar um pouco mais de água ao refogado e, claro, devem ser mantidas sempre no frigorífico.

Com o que acompanhar estas lentilhas estufadas

Realmente, para acompanhar alguns lentilhas ricas da vovó Como você é, praticamente nada é necessário além de um bom pão caseiro e, se você gosta de vinho, recomenda-se uma garrafa de vinho tinto de Rioja ou Ribera del Duero.

E para completar nosso cardápio do dia e ficar bem satisfeito, servir uma boa salada como entrada ou primeiro prato será mais que suficiente.


refeições espanholas fáceis

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0