Lasanha de carne tradicional

Links patrocinados

Preparação: 20 minutos
cozinhou: 30 minutos
pronto em: 50 minutos

A lasanha pode ser preparada com o recheio que mais gostamos, sendo um daqueles pratos que toda a gente tende a gostar e embora a sua preparação nos possa dar um pouco de trabalho na cozinha, a verdade é que o forno faz praticamente todo o trabalho.

Links patrocinados

Desta vez, quero mostrar-lhe o receita de lasanha de carne O que eu faço em casa? Costumo fazer mais do que o normal e congelar metade antes de colocar a lasanha no forno, então é uma delícia poder comer uma porção de lasanha caseira qualquer outro dia da semana que não tenha muito tempo para dedicar à cozinha.

Para preparar esta lasanha pode usar carne de porco ou vaca moídaMas eu amo meio a meio. Já preparei com carne de frango, um sucesso porque também é muito gostoso.

É perfeito para qualquer refeição ou como um prato único para o jantar. E o melhor de tudo, se você tem crianças em casa, elas vão adorar essa lasanha, pois já sabemos que a mistura de massa, carne moída, tomate e queijo é um dos pratos preferidos dos pequenos.

Receita de lasanha de carne caseira

Ingredientes para fazer lasanha de carne

Com estas quantidades teremos para 6-8 pessoas:

  • 800 gramas de carne moída
  • 400 gr de tomate natural triturado
  • 200 gr de folhas de lasanha pré-cozidas
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • ½ copo de vinho branco
  • Queijo ralado
  • Orégano
  • Azeite de oliva
  • Sal

Ingredientes para o bechamel

  • 40 gramas de manteiga
  • ½ litro de leite integral
  • 30 gramas de farinha
  • Noz-moscada
  • Pimenta
  • Sal

Como preparar carne moída para fazer lasanha

  1. Descasque e corte a cebola e os dentes de alho em pedaços pequenos.
  2. Aqueça um fio de azeite em uma panela grande em fogo médio e refogue a cebola e o alho.
  3. Quando começam a ganhar cor, juntamos a carne picada à caçarola e mexemos e soltamos a carne com uma pá de madeira.
  4. Adicione um pouco de sal e continue mexendo até que todos os ingredientes estejam integrados.
  5. Despeje o vinho branco e deixe cozinhar até o álcool evaporar e a carne ficar sem líquido.
  6. Acrescente o tomate triturado, misture e deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Retiramos e reservamos.

Preparação de um béchamel light

  1. Enquanto a carne cozinha, derreta a manteiga em uma panela em fogo médio-baixo.
  2. Quando a manteiga estiver completamente derretida, adicione a farinha e mexa com um fouet até obter uma pasta.
  3. Adicione o leite aos poucos, que tem que estar bem quente. Coloco uma panela com o leite quase fervendo e mexo com o fouet, coloco outra panela e mexo até incorporar todo o leite.
  4. Agora vamos deixar ferver por aproximadamente 15 minutos. Com isso conseguiremos que o sabor da farinha desapareça. É importante mexer de vez em quando para que o bechamel não queime.
  5. Passado o tempo indicado o béchamel estará pronto, retiramos do lume e reservamos.

Montagem da lasanha e cozimento

  1. Enquanto o bechamel está sendo feito, colocaremos os pratos de massa para hidratar, para isso os submergimos em um recipiente com água por 10 minutos, de forma que fiquem bem cobertos. Depois escoamos e reservamos.
  2. Com os pratos de carne picada, béchamel e massa hidratada prontos, é hora de começar a montar nossa lasanha caseira.
  3. Tomamos um prato largo adequado para o forno. Colocamos uma base de folhas de massa cobrindo todo o fundo e tentando não empilhá-las umas sobre as outras.
  4. Agora colocamos uma camada de carne picada com tomate por cima, distribuindo bem por todos os lados.
  5. Montamos outra camada de pratos de massa e outra de carne picada. Repetimos a operação até terminar com a última camada, que deve ser de folhas de massa.
  6. Vamos despejar todo o béchamel na superfície e depois polvilhar por cima com o queijo ralado a nosso gosto.
  7. Colocamos a lasanha no forno previamente pré-aquecido a 180º C e asse por 12-15 minutos, depois gratinamos até o queijo derreter e ganhar cor.
  8. Retire do forno e deixe descansar por alguns minutos antes de servir. Bom proveito!!

refeições espanholas fáceis

Comentários e sugestões

Para esta lasanha eu usei pratos especiais de massa para lasanha, daqueles que já vêm pré-cozidos. Se você usar qualquer outro tipo, siga as instruções da embalagem para prepará-los antes de montar a lasanha.

Se você não encontrar folhas de massa para lasanha, pode trocá-las por canelone, mas deve levar em conta que precisará de mais unidades, pois os pratos de canelone são um pouco menores.

Ao tirar a lasanha do forno, deixe-a descansar por cinco minutos, com isso conseguiremos que ela ganhe mais consistência e não esfarele tanto na hora de cortar em porções.

Como fazer uma lasanha Costuma ser bem trabalhoso, o que faço é preparar mais quantidade e assim congelar a metade para outro dia, desta forma o tempo investido se estende muito mais.

Para congelar esta lasanha, podemos fazê-lo antes de colocá-lo no forno para gratinar. Congelamo-lo e no dia que quisermos comê-lo, basta colocá-lo no forno previamente pré-aquecido a 180º C durante 20 minutos.

Outras receitas de lasanha que não deve perder

Se gostas de abobrinha tens de aprender a preparar uma lasanha de abobrinha, uma receita fácil que nos permite substituir os pratos de massa por rodelas de abobrinha, resultando num prato mais saudável que certamente não te vai deixar indiferente.

Outra opção muito boa é a lasanha à bolonhesa, praticamente com um preparo bem parecido com o que vimos hoje, essa receita é a receita clássica italiana para preparar a lasanha.

E para os vegetarianos temos obviamente a lasanha vegetariana, com ingredientes como beringela, abóbora e tomate entre outros, esta lasanha é especial para um jantar ou almoço leve com amigos ou familiares.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0