Uma das sopas típicas que podemos encontrar na gastronomia da República Checa é a kulajdaum prato de colher que é feito com leite coalhado, batatas, ovos e cogumelos como boletos ou guarda-sol (um tipo de cogumelo muito tenro), que são a base desta receita e tudo temperado com ervas aromáticas como o endro.
Esta receita é perfeita para fazer nos dias frios de inverno, sendo também uma delícia para todos aqueles que gostam de uma boa sopa como entrada. É servido bem quente e sua textura é cremosa, então se você já está com vontade, vamos continuar com os ingredientes necessários e as etapas de preparo.
Kulajda Receita
informação da receita
- rações: 4 pessoas
- Calorias por porção (kcal):297
- Tempo de preparação: 15 minutos
- tempo de cozimento: 30 minutos
- tempo total: 45 minutos
- tipo de cozinha: Tcheco
- Categoria: Sopa
Ingredientes necessários
- 300 gr de cogumelos boletus ou cogumelos
- 100 gramas de creme de leite
- 3 batatas médias cozidas e cortadas em cubos
- 1 colher de farinha
- 1¼ litro de caldo de legumes ou de galinha
- 1 colher de sopa de manteiga
- 4 ovos escalfados
- Vinagre branco a gosto
- 2 folhas de louro
- 1 punhado de endro fresco
- pimenta preta moída na hora
- Azeite de oliva
- Sal
Preparação
Começamos por saltear os cogumelos previamente lavados e picados num tacho com um pouco de azeite e uma pitada de sal. Quando estiverem macios, retire e reserve.
Entretanto, derretemos a manteiga em uma panela em fogo médio. Adicione a farinha previamente peneirada e cozinhe por alguns instantes, mexendo para que não queime e perca o sabor cru.
Despeje o caldo de legumes e misture até a farinha dissolver. Adicione as folhas de louro, tempere a gosto e cozinhe por 5 minutos.
Adicione o creme de leite, misture com algumas varas de cozinha até incorporar e acrescente as batatas cozidas cortadas em cubos.
Adicione os cogumelos ou cogumelos que havíamos reservado, o endro fresco lavado e picado e cozinhe até a sopa engrossar.
Antes de servir, retificamos o ponto de sal se necessário, adicionamos vinagre branco a gosto e colocamos um ovo escalfado para cada comensal. Agora podemos saborear uma autêntica sopa kulajda.

Comentários e sugestões
Se não quiser complicar muito na cozinha, pode substituir os ovos escalfados por ovos cozidos.
Com o que acompanhar a sopa kulajda
Esta sopa tem de tudo, partir o ovo escalfado na hora de comer e saborear a gema com o caldo é uma delícia. Podemos acompanhar com um bom pão, a sopa grossa pede e com certeza o seu paladar também, aproveite para mergulhar ou comer uma colherada junto com o pão, uma verdadeira delícia!
Como é costume na gastronomia checa, esta sopa é servida como entrada ou entrada, acompanhada de uma boa cerveja. O prato principal costuma ser feito de carne e, de sobremesa, servem deliciosos bolinhos de ameixa, ou bombas de batata recheadas com ameixa.
