hambúrgueres de grão de bico

Links patrocinados

Preparação: 15 minutos
cozinhou: 15 minutos
Resfriado: 30 minutos
pronto em: 1h

Hoje vamos preparar alguns hambúrgueres de grão de bico cozido que são gostosos. São os mais consumidos pelos vegetarianos, pois a sua textura é bastante semelhante à da carne e isso permite-nos tornar os hambúrgueres mais ou menos compactos.

Links patrocinados

Para economizar tempo considerável, desta vez vamos hambúrgueres de grão de bico de barcoembora, claro, se preferir também pode usar grão-de-bico seco, mas já sabe que deve deixá-lo de molho na noite anterior e cozinhá-lo no dia seguinte.

Receita de hambúrguer de grão de bico

Ingredientes para fazer hambúrgueres com grão de bico

Com estas quantidades teremos para 4 unidades:

  • ½ kg de grão de bico enlatado
  • 1 cebola
  • 2 talos de aipo
  • 1 ovo batido
  • Pão ralado
  • Pimenta
  • Azeite de oliva
  • Sal

Como fazer hambúrgueres de grão de bico

  1. A primeira coisa que devemos fazer é abrir o frasco do grão-de-bico, lavá-lo bem e depois escorrê-lo.
  2. Em seguida, colocamos em uma tigela e amassamos com um garfo até obter uma pasta homogênea. Reservamos para mais tarde.
  3. Agora descascamos e cortamos a cebola bem pequena. Aqueça um pouco de azeite numa frigideira e refogue a cebola até começar a ficar transparente.
  4. Adicione os talos de aipo previamente lavados e picados (eu os faço ralados).
  5. Tempere a seu gosto e refogue por mais alguns minutos. Retire do fogo e escorra bem para retirar o máximo de óleo possível.
  6. Adicione a cebola e o aipo à tigela com a massa de grão de bico. Mexa bem para integrar todos os ingredientes.
  7. Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos para que a massa compacte um pouco.

  1. Após o tempo indicado, dividimos a massa em 4 porções e formamos os hambúrgueres com as mãos. Apertando bem para evitar que quebrem ao fritar.
  2. Quando os temos prontos, primeiro os mergulhamos no ovo batido, depois passamos na farinha de rosca e depois fritamos em uma frigideira com óleo bem quente.
  3. Vamos tê-los por cerca de 4-5 minutos de cada lado até que fiquem dourados e retire-os sobre papel de cozinha para remover o excesso de óleo.
  4. Por fim, resta apenas servi-los à mesa para comê-los quentinhos. Costumo servi-los no prato acompanhados de uma salada ou montados com pão de hambúrguer, alface e queijo.

hamburguesas caseras de garbanzo
Hambúrgueres caseiros de grão de bico.

refeições espanholas fáceis

Outras receitas de hambúrguer recomendadas

Agora que vimos como é fácil fazer alguns deliciosos Hambúrgueres vegetarianos de grão de bicoQuero citar outras preparações semelhantes que experimentei e que sempre recomendo.

Vou começar pelos hambúrgueres de abobrinha, um vegetal que sempre gostei como ingrediente principal em algumas das minhas receitas. Uma preparação em que também usaremos a quinoa, um grão integral muito utilizado em receitas vegetarianas.

Continuando na linha dos hambúrgueres saudáveis, posso recomendar os hambúrgueres de cenoura, nos quais vamos integrar flocos de aveia e cuja preparação é bastante semelhante ao que vimos hoje.

E para ter um pouco de variedade temos hambúrgueres de salmão, um dos meus preferidos para introduzir o consumo de peixe em casa, porque tenho sorte que os meus filhos também gostem deste tipo de hambúrguer.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0