guisado asturiano

Links patrocinados

Preparação: 20 minutos
cozinhou: 2 horas
pronto em: 2 horas e 20 minutos

O autêntica fabada asturiana É um ensopado tradicional de cozedura lenta que se prepara com fabes das Astúrias, diz-se que os maiores e de maior qualidade são os dos pomares de Los Cabos (Pravia).

Links patrocinados

Além do feijão, também são incorporados ingredientes como o compango, que é composto por bacon, chouriço e morcela. Na verdade, há tantas formas de preparar a fabada asturiana como os cozinheiros que a ela se dedicam, mas nunca se pode variar ou substituir os referidos ingredientes, porque senão já não estaríamos a falar de uma fabada.

O melhor truque para fazer uma fabada asturiana É usar ingredientes de qualidade, se possível de origem asturiana e ter alguma paciência, porque para saborear este delicioso prato de uma vida teremos de esperar um pouco mais de 2 horas.

receita de fabada asturiana

Ingredientes necessários

Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:

  • 500gr de feijão
  • 2 salsichas
  • 2 salsichas de sangue
  • 1 pedaço de bacon
  • 1 pedaço de lacon
  • 1 cebola
  • Açafrão
  • Sal

Como fazer uma fabada tradicional asturiana

  1. Para preparar esta deliciosa fabada, o primeiro passo é demolhar a feijões na noite anterior com o salsichas e as pudim preto. Em outro recipiente cobriremos com água o lacón e ele bacon para dessalinizá-los.
  2. No dia seguinte e passadas pelo menos 12 horas, escorrimos o feijão e colocamos num tacho juntamente com os chouriços, a morcela, o presunto, o toucinho e o cebola descascado e inteiro
  3. Despeje água fria para cobrir 3-4 dedos acima e adicione uma boa pitada de sal.
  4. Cozinhe em fogo alto até começar a ferver, então será a hora de adicionar um copo de água fria. Esse processo se chama “espantar” o feijão e vamos repetir mais uma vez quando a água começar a ferver novamente, para que o feijão não quebre.
  5. Quando começar a ferver pela segunda vez, acrescente o açafrãoabaixe o fogo ao mínimo e deixe cozinhar entre 1 hora e 30 minutos e 2 horas com a panela tampada.
  6. Decorrido o tempo indicado ou quando o feijão estiver tenro, corrija o sal se necessário, retire a cebola e corte em pedaços os chouriços, a morcela, a pá e o toucinho.
  7. Agora podemos trazer esta deliciosa fabada para a mesa e existem duas formas de a servir. Uma é com todos os ingredientes em um recipiente grande e outra é com o compango em outro recipiente para que cada comensal sirva os pedaços que mais gostar. Bom proveito!!

Vista da fabada asturiana
guisado asturiano.

Comentários e sugestões

Para que o nosso cozido asturiano fique com aquele rico e característico caldo cremoso, recomendo que use feijão da Granja, uma variedade de feijão branco com carne super suculenta. E se no final do cozimento estiver muito líquido, podemos esmagar alguns feijões e adicioná-los novamente para torná-lo mais espesso.

Não se adicionam à fabada mais ingredientes do que os indicados nesta receita, porque senão, o sabor que deveria ter no final da cozedura ficaria distorcido. A cebola tem apenas a função de dar algum sabor, por isso é cozida inteira e não servida juntamente com a fabada.

Ele compango asturiano Já o vendem embalado a vácuo em muitos supermercados, por isso não será difícil adquiri-lo. Mas se não encontrar, recomendo que a morcela, os chouriços e o toucinho sejam de boa qualidade e fumados se possível.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0